Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente de 73 anos de idade, hipertenso, diabético e cardiopata está hospitalizado na unidade de clínica médica de um hospital de grande porte em Brasília. Durante a hospitalização, foi submetido a cateterismo cardíaco em decorrência do respectivo motivo de internação, infarto agudo do miocárdio. A acompanhante do paciente chega ao posto de enfermagem e comunica ao enfermeiro que o paciente não responde a comando. O profissional rapidamente avalia o paciente e constata parada cardiorrespiratória (PCR).

Com relação a esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Em adultos com PCR, a dose de epinefrina deve ser de 1 mg a cada três minutos a cinco minutos.

Para uma criança de 6 meses de idade, o Calendário Nacional de Vacinação indica a administração das seguintes vacinas:

    A) VIP (2º dose) e Rotavírus (1º dose).

    B) Meningocócica C (2º dose) e Hepatite A (dose única).

    C) Rotavírus (1º dose) e Hepatite B (3º dose).

    D) Febre amarela (1º dose e Varicela (dose única).

    E) Penta (3º dose) e VIP (3º dose).

Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que

    A) o uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar não previne as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes.

    B) a responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária.

    C) as superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, não são contaminados por microrganismos multirresistentes.

    D) os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato”.

    E) no pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia são condições esperadas e que devem ser comunicadas ao médico no seu retorno ambulatorial, não havendo caráter de urgência.

No dia 25 de agosto de 2019, a mídia noticiou que a atriz Fernanda Young, de 49 anos, escritora e roteirista e apresentadora de TV teve uma crise de asma seguida de uma parada cardíaca e faleceu em Minas Gerais. Considerando as informações prestadas pelo Ministério de Saúde acerca da asma analise as afirmativas a seguir:
I. Joana é asmática, mas apresenta os sintomas até duas vezes por semana ou menos. Nesse caso, significa dizer que possui grau de gravidade é intermitente. II. A insônia está listada entre as possíveis complicações da asma. III. Em crianças de até os cinco anos, o diagnóstico é somente clínico, tendo em vista a dificuldade de realizar outros exames funcionais e complementares. IV. A asma não tem cura. V. Tomar sol é uma medida que ajuda a prevenir a asma, em virtude da Vitamina D que está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico.
ESTÁ(AO) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

    A) Estão corretas as afirmativas I

    B) Estão corretas as afirmativas IV

    C) Estão corretas as afirmativas II e III;

    D) Estão corretas as afirmativas I, II, III e V.

    E) Todas estão corretas.

Julgue os itens a seguir:

I. A Lei nº 8.080/1990 regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
II. A saúde é um direito inerente ao ser humano, podendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
III. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas públicas e sociais que visem à erradicação de doenças agudas e de outros agravos, e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
IV. O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Existe uma afirmativa falsa.

    B) Os itens I e III são verdadeiros.

    C) Os itens I, II e IV são verdadeiros

    D) Apenas a afirmativa III é verdadeira

    E) As afirmativas I, II e III estão erradas.

A Portaria n° 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A esse respeito, julgue o item a seguir.


A articulação com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação, constitui estratégia de implementação do PNSP.

Um paciente de 73 anos de idade, hipertenso, diabético e cardiopata está hospitalizado na unidade de clínica médica de um hospital de grande porte em Brasília. Durante a hospitalização, foi submetido a cateterismo cardíaco em decorrência do respectivo motivo de internação, infarto agudo do miocárdio. A acompanhante do paciente chega ao posto de enfermagem e comunica ao enfermeiro que o paciente não responde a comando. O profissional rapidamente avalia o paciente e constata parada cardiorrespiratória (PCR).

Com relação a esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Assistolia é um ritmo chocável.

O Calendário Nacional de Vacinação estipula que ao nascer a criança receba a vacina BCG e a primeira dose da seguinte vacina:

    A) Hepatite B.

    B) Meningocócica C.

    C) Rotavírus.

    D) Influenza.

    E) Tetraviral.

Um enfermeiro conectou uma bolsa de hemocomponente em um paciente errado, contudo, antes de iniciar a infusão ele detectou a falha e imediatamente removeu a bolsa do paciente e notificou ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição. De acordo com a Anvisa este incidente é classificado como

    A) simple adverse.

    B) evento com dano moderado.

    C) evento adverso.

    D) evento sem dano grave.

    E) near miss.

A Sra. K.J.M sofreu um acidente automobilístico sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Trauma dos Milagres, local onde se encontra internada com fratura no fêmur aguardando procedimento cirúrgico. De acordo com as Noções de Enfermagem MédicoCirúrgica, no tocante a classificação dos instrumentos cirúrgicos quanto a sua função, é CORRETO afirmar que a diérese:

    A) Auxilia a estancar o sangramento, a exemplo da pinça Kelly.

    B) É utilizado para fechamento de cavidades e incisões, sendo o mais comum a agulha de sutura presa no porta-agulha.

    C) É utilizado para cortar, dividir ou separar, tais como: o bisturi, tesouras, trépano.

    D) destinam-se a auxiliar o uso de outros grupos de instrumentais, destacando-se o afastador Farabeuf para afastar os tecidos e permitir uma melhor visualização do campo operatório e a pinça anatômica para auxiliar na dissecção do tecido.

    E) É aquele específico para cada tipo de cirurgia, como a exemplo da pinça gêmea de Abadie.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...