Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma paciente de 35 anos de idade foi diagnosticada com câncer de cólon e foi submetida à colostomia. Durante o respectivo período de hospitalização, a enfermeira observou que a paciente possuía baixo letramento, assim como a respectiva cuidadora, que demonstrava estar assustada com a nova rotina após a alta hospitalar.

Com relação às orientações e aos cuidados quanto à estomia desse caso clínico, julgue o item a seguir.


Deve-se observar sempre a cor (deve ser vermelho vivo), o brilho, a umidade, o tamanho e a forma. A limpeza do estoma deve ser feita delicadamente. Não deve ser esfregado, pois pode sangrar facilmente. Qualquer alteração ou ausência de saída de fezes por três dias ou mais deverá ser comunicada.

Ao administrar qualquer medicamento para um paciente, o profissional da área da saúde, incluindo-se o de enfermagem, tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais. (Cheregatti e Jerônimo, 2010)
Sobre a administração de medicamentos, é incorreto afirmar que:

    A) Medicamentos administrados por via subcutânea apresentam como característica a absorção rápida.

    B) Na via intramuscular, a absorção está relacionada ao fluxo sanguíneo do local de aplicação e ao tipo de solução.

    C) Nos medicamentos administrados por via sublingual, a absorção ocorre na própria cavidade oral, através do sistema venoso bucal.

    D) Um mesmo medicamento pode ser encontrado sob várias formas de apresentação, facilitando, assim, sua administração em casos de restrições.

    E) A administração de medicamentos por via parenteral é a mais complexa de todas. Ela engloba a administração pelas vias subcutânea, intradérmica, intramuscular, endovenosa e intravenosa.

Sigilo profissional trata da manutenção de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deve ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo. Diz-se que o sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua atividade profissional, mas aquelas que não são criminosas, sob pena de ser enquadrado em algum crime contra a sociedade. Em relação ao código de ética de enfermagem, na abordagem de sigilo profissional definindo direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. A exceção no caso de paciente menor de idade, em que a revelação do sigilo deve ser informada aos pais e demais profissionais envolvidos no cuidado.

    B) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.

    C) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Quando o profissional for intimado como testemunha, o mesmo deverá comparecer perante a autoridade e revelar o segredo, sendo protegido por lei neste caso.

    D) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. O segredo poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida.

Considerando que a Sra. M.F.T apresentava vômito frequente, o médico ao atendê-la prescreveu 3000 ml de Soro Glicosado para correr em 8 horas. Nessa situação, é CORRETO afirmar que a Técnica em Enfermagem deverá instalar o gotejamento do soro de:

    A) 84 gotas por minuto

    B) 125 gotas por minuto

    C) 150 gotas por minutos

    D) 180 gotas por minuto

    E) 375 gotas por minuto

O Técnico em Enfermagem deverá aferir a frequência respiratória de uma criança de 7 anos de idade que encontra-se febril e com dispneia. Na avaliação de uma criança de 7 anos de idade, é esperada uma frequência respiratória normal como sendo:

    A) Até 20 mrm

    B) Até 30 mrm.

    C) Até 40 mrm.

    D) Até 50 mrm

    E) Até 60 mrm

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


As bases conceituais da medicina preventiva incluíram uma concepção dinâmica da saúde e da doença, entendidas como parte de um processo contínuo a partir do qual é possível estabelecer uma “história natural”.

Uma paciente de 35 anos de idade foi diagnosticada com câncer de cólon e foi submetida à colostomia. Durante o respectivo período de hospitalização, a enfermeira observou que a paciente possuía baixo letramento, assim como a respectiva cuidadora, que demonstrava estar assustada com a nova rotina após a alta hospitalar.

Com relação às orientações e aos cuidados quanto à estomia desse caso clínico, julgue o item a seguir.


Após a troca da bolsa, a orientação é a permanência em repouso de 15 minutos a 20 minutos, evitando se abaixar ou sentar, para ajudar a bolsa ter melhor aderência e evitar que o coletor descole.

Em uma comunidade houve a notificação de 5 casos de uma determinada doença, que apresentava as características abaixo:
I- É causada por uma bactéria. II- Acomete principalmente os pulmões mas pode atacar outros órgãos. III- É doença imunoprevenível.
As características apresentadas acima pertencem à seguinte doença:

    A) Ascaridíase.

    B) Tuberculose.

    C) Giardíase.

    D) Toxoplasmose.

    E) Mononucleose.

A Portaria nº 2048/GM/MS, de 05 de novembro de 2002, que regulamenta tecnicamente as urgências e emergências aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, estabelecendo os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, as normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastramento de serviços e envolve temas como a elaboração dos Planos Estaduais de Atendimento às Urgências e Emergências, Regulação Médica das Urgências e Emergências, atendimento préhospitalar, atendimento pré-hospitalar móvel, atendimento hospitalar, transporte inter-hospitalar e ainda a criação de Núcleos de Educação em Urgências e proposição de grades curriculares para capacitação de recursos humanos da área. A portaria ainda classifica os tipos de veículos para atendimento e transporte de pacientes. De acordo com a classificação dos veículos destinados a transportes de pacientes, assinale a alternativa CORRETA:

    A) TIPO A - Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

    B) TIPO B - Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte interhospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

    C) TIPO D – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.

    D) TIPO C – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.

O Sr. F.W.N chegou a Unidade Básica de Saúde apresentando lesões na pele com alteração de sensibilidade térmica, áreas com diminuição dos pelos e do suor, áreas do corpo com sensação de formigamento e diminuição da força muscular na face, mãos e pés, sendo diagnosticado como hanseníase, é CORRETO afirmar que a sintomatologia corresponde a:

    A) Escabiose.

    B) Melasma.

    C) Hanseníase.

    D) Psoríase.

    E) Vitiligo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...