Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione o método contraceptivo com sua respectiva descrição:

I- Ogino-Knaus

II- Ovulação

III- Barreira

IV- Espermicida

V- Hormonais

( ) Impede o contato do sêmen com o canal vaginal. Esse método protege tanto a mulher quanto o homem de doenças sexualmente transmissíveis.

( ) Contracepção realizada pelo controle do ciclo menstrual da mulher. As mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular não devem utilizar esse método.

( ) Contracepção realizada pelas características do muco cervical, sendo que, na fase ovulatória, o muco está esbranquiçado e pegajoso, podendo-se puxá-lo em fio.

( ) Contracepção realizada por hormônios esteroides sintéticos. A mulher deve ser submetida a uma avaliação criteriosa do médico.

( ) Controle mecânico e bioquímico, realizado pelo impedimento da penetração dos espermatozoides e sua destruição.

A sequência correta é

  • A. I, II, IV, III, V.
  • B. I, IV, III, II, V.
  • C. III, I, II, V, IV.
  • D. IV, V, I, II, III.

Acerca da prática profissional e da pesquisa em enfermagem, assinale a opção correta.

  • A. A prática baseada em evidências combina o conhecimento tradicional da enfermagem com os protocolos específicos de cada instituição de saúde.
  • B. As pesquisas em enfermagem são essenciais ao reconhecimento profissional da enfermagem, pois um dos principais elementos da profissão é a base de conhecimentos próprios da enfermagem.
  • C. Os métodos quantitativos de pesquisa, comumente utilizados nas pesquisas básicas ou aplicadas, fornecem resultados mais confiáveis que os métodos qualitativos.
  • D. A pesquisa qualitativa é um método de investigação que leva à compreensão de fenômenos a partir da descoberta de significados, por isso, não necessita de rigor científico para seu delineamento.
  • E. A prática clínica baseada em evidência, metodologia que auxilia a solução de problemas nas decisões clínicas, desconsidera como suporte a análise de evidências antigas.

O aspecto a ser orientado, para favorecer a amamentação, é a

  • A. posição do bebê que deve ser lateral, de forma que sua barriga encoste lateralmente na barriga da mãe.
  • B. posição do queixo do bebê que deve ser encostada na mama da mãe, de forma que ele abocanhe o mamilo, deixando a aréola exposta.
  • C. sucção que deve ser lenta e profunda, com pausas coordenadas para a respiração entre as mamadas. O processo é sugar, deglutir e respirar.
  • D. oferta da amamentação que deve ser dado sempre um seio e depois o outro, sem limite de tempo, mas estipulando horários entre uma mamada e outra.

Na limpeza de superfícies,

  • A. a desinfecção e a descontaminação são processos de limpeza para as áreas onde não existe deposição de matéria orgânica.
  • B. a limpeza terminal, em unidade semicrítica de consultórios, ambulatórios e serviços diagnósticos, é realizada uma vez por mês ou quando for necessário.
  • C. a limpeza concorrente em unidade semicrítica de consultórios, ambulatórios e serviços diagnósticos é realizada uma vez por semana ou quando for necessário.
  • D. o profissional de saúde tem a responsabilidade de adquirir os seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para realização dos procedimentos de limpeza.

Paciente, sexo feminino, 40 anos, três filhos, viúva, apresentou tentativa de autoextermínio. Relata não sentir vontade de viver e que se sente um “encosto” na vida dos filhos, apresentando sinais clássicos de depressão. A intervenção correta que o auxiliar de enfermagem deve adotar nesse caso é

  • A. ficar compadecido (pena) da paciente, ajudando na empatia.
  • B. dispensar vigilância em casa, devido à tentativa de autoextermínio, confiando na paciente para criar vínculo.
  • C. atentar para as necessidades humanas básicas como alimentação, hidratação e higiene.
  • D. fazer comentários sobre a tentativa de autoextermínio ajuda a paciente a refletir sobre o ato.

Analise as afirmativas abaixo a respeito da conduta do profissional, durante o banho no leito, e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Deve expor todo o corpo do paciente, durante o banho, para agilizá-lo.

( ) Deve deixar o ângulo da cama a 180º para evitar criar pregas no corpo, devido à inclinação, dificultando a limpeza.

( ) Deve realizar a higiene da região mais limpa para a mais suja, evitando levar sujidade e contaminação às áreas limpas.

( ) Deve iniciar a lavagem pelos órgãos genitais e região ventral, seguindo para as extremidades braços e pernas.

( ) Deve ensaboar um segmento do corpo por vez, com luva de banho, enxaguá-lo, tomando o cuidado de remover todo o sabão e secá-lo, criteriosamente, com toalha de banho.

A sequência correta é

  • A. F, F, V, F, V.
  • B. V, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, V, V.
  • D. F, V, F, F, F.

Analise as afirmativas abaixo a respeito do controle dos dados vitais, considerados importantes na identificação de infecção, e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O padrão normal da temperatura axilar é 36,0ºC - 37,2ºC; oral: 35,8ºC - 37,0ºC e; retal: 36ºC – 36,5ºC.

( ) A aferição da temperatura axilar é a mais precisa, sendo a retal a menos fidedigna.

( ) A média considerada normal da frequência do pulso em recém- nascido varia entre 70 e 170 bpm; de 4 aos 6 anos varia entre 80 e 120 bpm; de 6 aos 12 anos varia entre 70 e 110 bpm; aos 18 anos é de 75 bpm nas mulheres e 70 bpm nos homens e; adultos é de 65 a 80 bpm nas mulheres e de 60 a 70 bpm nos homens.

( ) A aferição da pulsação é realizada mediante a palpação de artérias, usando pressão moderada do polegar, contando o número de pulsações por um minuto, observados no relógio na outra mão.

( ) A média normal da pressão arterial em crianças de 4 anos é de 85/60mmHg; aos 10 anos, 100/65mmHg; em adultos, são considerados 90 a 140mmHg para pressão sistólica e de 60 a 90mmHg pressão diastólica.

( ) Na verificação da pressão arterial, deve-se insuflar o manguito rapidamente e desinsuflá-lo lentamente. O som do primeiro batimento corresponde à pressão sistólica (máxima) e o desaparecimento ou abafamento do mesmo corresponde à pressão diastólica (mínima).

A sequência correta é

  • A. V, V, F, V, F, F.
  • B. F, V, V, F, F, V.
  • C. F, F, V, F, V, V.
  • D. V, F, F, V, V, F.

O critério para o curativo ideal é

  • A. manter o excesso de exsudação.
  • B. vedar o curativo, evitando trocas gasosas.
  • C. manter seco o espaço entre a ferida e o curativo.
  • D. fornecer isolamento térmico, mantendo a temperatura constante a 37ºC.

Os procedimentos para a coleta de sangue para hemocultura são, EXCETO

  • A. evitar coletar material com o uso de cateter.
  • B. realizar a antissepsia da pele com álcool a 70%.
  • C. colher no máximo 10 ml em crianças em um frasco.
  • D. colher no máximo 20 ml em adultos em dois frascos.

Tendo em vista que no processo de trabalho de gerenciamento e de assistência de enfermagem decidir é uma das principais ações de um líder, assinale a opção correta.

  • A. A decisão tomada com base em evidências é um processo ainda pouco adotado pelos enfermeiros devido à baixa produção científica na área.
  • B. Pensar criticamente é um processo mais complexo do que apenas resolver problemas ou tomar decisões, pois envolve raciocínio e avaliação em nível superior e apresenta um componente cognitivo e afetivo.
  • C. Na tomada de decisões, uma das etapas do processo de solução de problemas, devem ser desprezadas habilidades como intuição, insight e empatia, por serem desnecessárias a esse processo.
  • D. A solução de problemas e o raciocínio crítico são requisitos secundários na atividade de liderança, que tem como principal requisito a tomada de decisão.
  • E. Os atos de decidir, resolver problemas e pensar de forma crítica são habilidades inatas, razão pela qual nem todos os enfermeiros conseguem desenvolvê-las.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...