Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as práticas básicas de Prevenção às Infecções do Trato Urinário associada ao cateter vesical de demora, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- Após a inserção da Sonda Vesical de Demora, fixar o cateter de modo seguro e que não permita tração ou movimentação. II- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril. III- O cateter ou tubo de drenagem pode ser desconectado, pois não há riscos de contaminação considerando que o manuseio de contaminação se refere à inserção da sonda e não do tubo. IV- Não há regras para o Esvaziamento da bolsa, pois essa não traz infecção pra a sonda vesical, considerando que todos, até o cuidador pode manusear de qualquer forma, sem cuidados específicos.
Qual das alternativas abaixo apresenta todos os itens considerados VERDADEIROS às boas práticas de segurança ao paciente em uso de Cateter Vesical de Demora?

    A) II, III e IV apenas.

    B) III e IV apenas.

    C) Todas.

    D) I, II e IV apenas.

    E) I e II apenas.

Marque a alternativa CORRETA que traz as infecções sexualmente transmissíveis onde o agente etiológico são exclusivamente bactérias:

    A) Tricomoníase, Hepatite B e Sífilis.

    B) Tricomoníase, Candidíase e Herpes Zoster.

    C) Candidíase, Hepatite C e SIDA.

    D) Gonorreia, Gardenerella Vaginalis e Cancro Mole.

    E) Tricomoníase, Candidíase e Sífilis.

Sobre a inserção da Sonda Nasogástrica é essencial que o Técnico de Enfermagem reconheça todos os procedimentos legais (De acordo com a Lei nº 7.498/1986; Decreto nº 94.406/87 e a Resolução COFEN n° 453/2014) para o manuseio dos cuidados com indivíduos que necessitarem dessa sonda, principalmente, quando o objetivo de sua inserção for para terapia de nutrição enteral.
Dessa forma, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- O técnico de enfermagem promove cuidados gerais ao paciente com uso de sonda nasogástrica de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido. II- O técnico de Enfermagem poderá estabelecer o acesso enteral por via oro/gástrica ou transpilórica para administração da Nutrição Enteral. III- O Técnico de enfermagem não poderá estabelecer o acesso enteral, pois essa é uma competência privativa do enfermeiro, de acordo com legislação. IV- A sondagem nasogástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal ou por via oral. V- A Terapia Nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio apenas da Nutrição por Sondas Nasogástricas.
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas os itens VERDADEIROS em relação aos procedimentos legais e CORRETOS que o Técnico de Enfermagem precisa saber na sua rotina de trabalho?

    A) I, II e IV.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e V.

    D) I, II, IV e V.

    E) I e II.

Sobre a escolha dos locais de injeção intramuscular, é CORRETO afirmar que:

    A) Em uma injeção ventroglútea, divida a nádega em quadrantes e injete o líquido no quadrante inferior interno, cerca de 20 cm abaixo da crista ilíaca.

    B) Em uma injeção no músculo deltoide, introduza a agulha fazendo um ângulo de 45º com o músculo e pode acrescentar até 3,5 ml de solução, indiferente do calibre da agulha.

    C) Em uma injeção ventroglútea, divida a nádega em quadrantes e injete o líquido no quadrante superior externo, cerca de 5 cm abaixo da crista ilíaca.

    D) Em uma injeção no músculo deltoide, introduza a agulha em ângulo de 90º com o músculo.

    E) Em uma injeção no vasto lateral, coloque a palma da mão sobre o grande trocânter do fêmur. Em seguida, afaste os dedos indicador e médio da espinha ilíaca ântero-superior e introduza a agulha em ângulo de 75º do músculo, podendo ser introduzido até 1,5 ml de solução.

A Resolução COFEN nº 0543/2017 estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais de saúde. Nessa perspectiva, é necessário que o Enfermeiro reconheça na Legislação de sua profissão o que discorre sobre esse tipo de classificação e sua importância em relação à gestão de recursos humanos nas unidades assistenciais de saúde, atentando-se às Boas Práticas em Saúde.
Assinale a alternativa CORRETA, que trata da classificação do paciente e sua definição em relação ao dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades assistenciais:

    A) Paciente em Cuidados Intensivos é o cliente/paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeitos à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada.

    B) Paciente de Cuidado Mínimo é o cliente/paciente grave e irrecuperável, sujeito à instabilidade das funções vitais e minimamente em condições de vida, ou seja, pacientes terminais.

    C) Paciente de Cuidado Máximo é o cliente/paciente em cuidados paliativos, que precisam de maior cuidado e ventilação artificial.

    D) Não existe essa classificação nos documentos do COFEN, mas, sim a determinação da carga horária do enfermeiro e a dimensão de enfermeiros por turnos de trabalhos em unidades assistenciais de acordo com a quantidade de leitos da unidade e do serviço de saúde e não da complexidade dos clientes/pacientes.

    E) Paciente em Cuidados Paliativos é o mesmo que um cliente/paciente que está fisicamente insuficiente ao autocuidado e precisa ser encaminhado para unidade de terapia intensiva.

Como é denominado o acúmulo anormal de lipídios ou substâncias gordurosas e tecido fibroso no revestimento das paredes dos vasos arteriais, causando bloqueio e estreitamento de vasos coronários e reduzindo o fluxo sanguíneo para o miocárdio?

    A) Arteriosclerose.

    B) Aterosclerose.

    C) Embolia gordurosa.

    D) Aneurisma.

    E) Angina.

Um enfermeiro plantonista de um hospital geral precisa inserir uma sonda nasoenteral em uma paciente gravemente acometida, que está restrita ao leito e sem possibilidade de mobilização. A posição de Fowler e semi-Fowler são inviáveis para tal procedimento de enfermagem. Dessa forma, marque a alternativa CORRETA que indica qual outra posição poderia ser viável para tal realização desse procedimento de enfermagem:

    A) Posição de Krasker.

    B) Posição de Trendelenburg reverso.

    C) Posição de Prona.

    D) Posição Jackknife.

    E) Posição de Trendelenburg.

Analise as proposições abaixo, que tratam das alterações na Pressão Arterial Intracraniana (PIC).
I- Das intervenções de enfermagem na Hipertensão Intracraniana, além de outros cuidados, inclui-se seguir com rigor a prescrição médica e de enfermagem, controle hídrico rigoroso, acompanhamento alimentar, controle de temperatura. II- O Controle Hídrico rigoroso é um cuidado para Hipertensão Arterial Sistêmica e não para Hipertensão Intracraniana. III- As complicações da PIC aumentada incluem, dentre outras, Diabetes Insípido e Síndrome de Secreção de Hormônio Antidiurético (SIADH).
Sobre o conhecimento do Enfermeiro nas alterações da PIC, assinale a alternativa CORRETA.

    A) I e III apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) II apenas.

O Distúrbio hereditário autossômico recessivo afeta o pâncreas, o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, as glândulas salivares e o trato reprodutivo. É considerada uma doença hereditária letal que acomete pessoas muito jovens, levando-os a infecções recorrentes com risco para bronquiectasia e fibrose e dentre os diagnósticos de enfermagem, estão o Alto Risco de Infecção, Troca Gasosa Comprometida e Limpeza Ineficaz das Vias Aéreas. Em relação à afirmação, indique qual alternativa responde CORRETAMENTE.

    A) Pneumonia.

    B) Asma.

    C) Síndrome de Lyme.

    D) Mucoviscidose.

    E) Doença de Hirschsprung.

O Hemotórax compreende a laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as causas CORRETAS e prováveis para Hemotórax e indicação de drenagem torácica?

    A) Empiema, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, condições inflamatórias agudas e condições crônicas como enfisema pulmonar.

    B) Presença de doença pulmonar, empiema, ferida de punção penetrante, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, danos teciduais.

    C) Traumatismos torácicos, neoplasias, rupturas pleurais, anticoagulação excessiva, pós-cirurgia torácica/biopsia pulmonar aberta.

    D) Estreptococos, empiema e coagulação excessiva.

    E) Pneumonia, empiema, síndrome de Boerhaave, enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...