Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dos paradigmas dos cuidados paliativos no contexto contemporâneo estão cuidados humanizados para a dor do ser humano, cuidados com avaliação funcional e cuidados com morte do ponto de vista natural da vida. Um dos princípios da paliação é a boa avaliação do paciente para o diagnóstico desse processo de vida e sobrevida dos indivíduos que desse cuidado necessitarem, dentre os princípios de alivio de dor e sofrimento, além do cuidado humanizado. Dentre as alternativas abaixo, qual a que responde CORRETAMENTE acerca de escalas específicas para os cuidados paliativos?

    A) Teste do Relógio e Escala de Depressão.

    B) Escala de Glasgow.

    C) Palliative Scale e Escala de Glasgow

    D) Palliative Performance Scale e a Escala de Edmonton.

    E) Escala de Braden e Teste do Relógio Biológico.

Considerando a DOR como um sistema complexo, é essencial que o enfermeiro a reconheça na consulta de enfermagem. Considerando as alternativas abaixo, marque a alternativa CORRETA em relação ao paciente com DOR:

    A) Uma dor tipo cólica pode ser considerada como uma dor periférica e é desencadeada por distúrbios do neurônio motor inferior, considerada como dor neuropática.

    B) A dor de membro-fantasma é a mesma que neuropatia periférica diabética e pode ser classificada como nociceptiva.

    C) A Neuropatia diabética, neuropatia pós-quimioterapia e radioterapia é do tipo dor visceral e é classificada como nociceptiva.

    D) A dor somática é inconstante, em aperto e não apresenta localização bem definida, é classificada como polineuropatias do tipo periférica.

    E) Uma dor em aperto com sensação de pressão, frequente, mal localizada e referida pode ser considerada uma dor visceral tipo nociceptiva e pode estar presente em certos tipos de cânceres ou metástases abdominais.

Em relação ao cuidado do idoso hospitalizado, é essencial que o Enfermeiro, como profissional de saúde, reconheça os princípios básicos de farmacologia e do processo de envelhecimento, para que o processo de cuidar em enfermagem e a tomada de decisões sejam planejados de acordo com as necessidades da pessoa idosa.
Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA em relação ao uso de medicamentos e à pessoa idosa:

    A) Um dos problemas relacionados à farmacocinética em pessoas idosas se refere à absorção; o processo de excreção só será afetado se o indivíduo tiver insuficiência renal.

    B) As alterações significativas do uso inapropriado de medicamentos por idosos estão relacionadas exclusivamente ao aumento da absorção de fármacos.

    C) Há alterações significativas da absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos com o avançar da idade, inferindo sobre a farmacocinética de alguns medicamentos, principalmente quando associadas à redução da taxa de filtração glomerular entre pessoas idosas.

    D) A polifarmácia não se pauta na farmacocinética nem na farmacodinâmica, o problema da polifarmácia é que os idosos ingerem mais de dois medicamentos sem necessidade.

    E) A polifarmácia não é considerada iatrogenia, mas, sim, um problema social, devido ao uso abusivo e gastos econômicos com medicamentos desnecessários à saúde do idoso.

De acordo com os Protocolos do SAMU 192 (BRASIL, 2016), são citados os 3 “S” do atendimento de suporte avançado de vida. Das alternativas, qual a que discorre CORRETAMENTE sobre os protocolos dos 3 “S”?

    A) Síndrome do esmagamento, Síndrome comportamental e Síndrome da grande queimadura.

    B) Aferição de sinais vitais, Sequência rápida de curativos e Sequência rápida de ingurgitamento.

    C) Aspectos gerais de avaliação da segurança de cena, Regras gerais de biossegurança e Práticas para a segurança do paciente.

    D) Sequência rápida de intubação, Sequência rápida de curativos, Sequência rápida de estancamento.

    E) Sequência rápida de RCG, Sequência rápida de sangramento, Sequência rápida para traumas.

A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.

    A) II e IV.

    B) I e IV.

    C) I e III.

    D) II e V.

    E) III e V.

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:

    A) Trata-se, possivelmente, de um choque hipovolêmico por se considerar que na paciente houve considerados sangramentos durante e após o parto, devido à trombocitopenia e atonia uterina.

    B) Trata-se, possivelmente, de um choque neurogênico por se considerar que a paciente está confusa e com nível de consciência alterado, quadro bem marcante no puerpério imediato de quem não fez pré-natal e não está aceitando bem a condição do parto.

    C) Trata-se, possivelmente, de um choque cardiogênico por considerar que havia um problema de leucocitose, trombocitopenia e diminuição da pressão arterial com aumento de FC, o que de fato marca bem o quadro dessa mulher adulta.

    D) Trata-se, possivelmente, de um choque cardiogênico por se considerar apenas o aumento da FC, para o qual essa característica é determinante para o tipo de choque, por isso não há que suspeitar de outros tipos de choques.

    E) Trata-se, possivelmente, de um choque séptico por haver alterações significativas no hemograma devido à ausência de pré-natal e, por isso, há risco de sepse.

A sepse é um dos grandes problemas de saúde que acontece como resposta sistêmica à infecção. Pode haver uma progressão de sepse para a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica. É necessário que o enfermeiro, em cuidados críticos, reconheça os fatores de risco para tal progressão. Então, das alternativas abaixo, qual a que apresenta CORRETAMENTE esses fatores?

    A) Pressão arterial sistólica < 110 mmHg, temperatura <38ºC ou >36ºC, Potássio > 400 mmol/L, alterações no hemograma.

    B) Pressão arterial < 80x50 mmHg, temperatura < 37,2ºC e, apenas, a presença de inflamação.

    C) Pressão arterial diastólica < 50 mmHg, temperatura > 41ºC, sódio < 100 mmol/L, Leucócitos totais > 4.000 células/mm , sem anormalidades nas plaquetas.

    D) Hipóxia, Hemograma com alterações na Hemoglobina e presença de eosinofilia e basofilia, febre presente e constante.

    E) Pressão arterial sistólica < 110 mmHg, temperatura > 38ºC e < 36ºC, sódio > 145 mmol/L, Plaquetas < 150 x 109 /L, Bilirrubina > 30 µmol/L, ventilação mecânica, presença de infecção (bacteriana primária, bacilos gram-negativos aeróbicos, cocos gram-positivos, peritonite, pneumonia), presença de leucocitose ou leucopenia.

Em relação aos “sinais vitais normais pediátricos” e sua relação com os sinais vitais normais do adulto; marque a alternativa CORRETA.

    A) Todos os sinais vitais de todas as crianças abaixo dos 15 anos são elevados, menores mais que os dos adultos, incluindo: frequências respiratórias e cardíacas, a presença de dor, a temperatura e a pressão arterial.

    B) Os lactentes apresentam índices normais de frequência respiratória igual aos dos adultos.

    C) Apenas os lactentes apresentam índices normais mais elevados do que os adultos, e a partir dos 12 meses de vida, esses sinais vitais ficam iguais aos padrões normais dos adultos.

    D) Os lactentes e as crianças menores a cinco anos apresentam frequências cardíaca e respiratória, próprias para idade, porém mais elevadas que os adultos.

    E) Todos os sinais vitais de todas as crianças abaixo dos 15 anos são diminuídos que os dos adultos, a ser considerados: frequência cardíaca, respiratória, temperatura e pressão arterial.

O que significa Craniostenose?

    A) Doença que acomete idosos quando apresentam Mal de Alzheimer.

    B) Mesmo que microcefalia por Zica.

    C) Cirurgia em que se abre o crânio para realização de uma punção nas meninges.

    D) Mesmo que moleiras abertas no recém-nascido.

    E) É uma deformidade progressiva da cabeça do bebê, que se dá pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas.

Cicatrizes que respondem em excessiva deposição de fibrose, levando algum tempo para se formarem e podem aparecer anos depois da lesão inicial, podendo se apresentarem como variáveis entre pequenas pápulas a grandes tumores pendentes e não se achatam com o passar do tempo.
Diante de tal descrição, qual das alternativas abaixo está CORRETA em relação aos problemas de cicatrização de feridas?

    A) Trata-se de Feridas agudas.

    B) Trata-se de Cicatrizes Hipertróficas.

    C) Descreve-se para as contraturas.

    D) Trata-se de Quelóides.

    E) Trata-se de Feridas Crônicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...