Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre definições utilizadas no tratamento de feridas associe a primeira coluna com a segunda e depois responda ao que se pede:
(A) Abcesso
(B) Abrasão (C) Cicatrização (D) Deiscência (E) Escoriação (F) Estoma
( ) É a abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior. ( ) Separação das bordas da ferida. ( ) Cura de uma ferida por reparação ou regeneração dostecidos afetados evoluindo em fases distintas. ( ) Erosão da pele através de algum processo mecânico (fricção ou traumatismo). ( ) Coleção de pus na derme e tecidos profundos adjacentes.
( ) Arranhões lineares na pele.

Qual das alternativas abaixo discorre sobre a associação CORRETA das colunas, em relação aos termos e suas definições?

    A) A, D, C, B, E e F.

    B) F, E, C, A, B e D.

    C) D, E, C, A, B e F.

    D) D, F, C, A, B e E.

    E) F, D, C, B, A e E.

Sobre a Lei do Exercício Profissional e as recomendações e normas do COFEn(2018) quanto ao Regulamento da Atuação da Equipe de Enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas, assinale a alternativa CORRETA que discorre sobre a regulamentação normativa para o Técnico de Enfermagem em relação a sua competência legal e profissional nesse cuidado:

    A) Realizar curativo sob prescrição e supervisão do enfermeiro; registrar no prontuário do paciente as características da ferida, procedimentos executados, queixas, anormalidades e sempre comunicar aos enfermeiros as intercorrências; manter-se atualizado em programas de educação permanente.

    B) Realizar curativos em todos os tipos de feridas; abrir clínica e/ou consultório sem a presença do enfermeiro; prescrever coberturas e tratamentos de feridas, incluindo medicamentos; realizar a consulta de enfermagem.

    C) Realizar a consulta de enfermagem com execução de todos os tipos de curativos indiferente da presença ou não do enfermeiro.

    D) Realizar a consulta de enfermagem e curativos em todos os tipos de feridas, por se tratar de um técnico de enfermagem.

    E) Realizar curativo sob prescrição e supervisão do enfermeiro; porém não há recomendação de registro em prontuário, pois essa atividade é exclusiva do enfermeiro.

Sobre a administração de medicamentos na via Intravenosa, qual dos itens abaixo se refere a uma das complicações dessa via de administração e é caracterizada pelo extravasamento de líquido para fora do vaso sanguíneo, causando edema, resfriamento no local, velocidade de infusão lenta e ausência de retorno venoso?

    A) Edema.

    B) Flebite.

    C) Hematoma.

    D) Infecção.

    E) Infiltração.

Considerando a Política de Humanização em todos os serviços de saúde, incluindo o Centro Cirúrgico, é essencial que o técnico de enfermagem, assim como toda a equipe de saúde, compreenda com detalhamento cada etapa do procedimento cirúrgico para os diferentes grupos etários. Diante do conhecimento técnico o profissional de enfermagem deverá seguir as orientações de um cuidado racional e humanístico com uso da lógica clínica para as Boas Práticas em Saúde. Marque a alternativa que discorre de forma CORRETA sobre o conhecimento em tempos cirúrgicos:

    A) São quatro os tempos cirúrgicos. A hemostasia pré-operatória é um deles cujo procedimento visa o diagnóstico, o controle ou a resolução da intercorrência, reconstituindo a área, procurando deixá-la da forma mais fisiológica possível. E esse tempo cirúrgico é quem determina a cirurgia com sucesso.

    B) Dos quatro procedimentos realizados pelo cirurgião durante o ato operatório, inicia-se pela diérese, depois se providencia a exérese, dando continuidade lógica é que se faz a homeostase para, poder ser realizada a etapa final é a síntese cirúrgica. A homeostase nunca será feita antes da diérese.

    C) São quatro os tempos cirúrgicos, e um deles é a diérese cujo procedimento visa o diagnóstico, o controle ou a resolução da intercorrência, reconstituindo a área, procurando deixá-la da forma mais fisiológica possível.

    D) Os tempos cirúrgicos referem-se a quatro procedimentos realizados pelo cirurgião durante o ato operatório. Inicia-se pela diérese, providencia-se precocemente a hemostasia que essa pode ser realizada desde o pré-operatório, faz-se a exérese e a etapa final é a síntese.

    E) Abrange, de modo geral, a sequência dos três procedimentos realizados pelo cirurgião durante o ato operatório. Inicia-se pela diérese, depois se providencia a exérese, e por fim a síntese cirúrgica.

A pulsoterapia envolve o uso de doses “supra-farmacológicas”:

    A) Digitálicos.

    B) Anti-hipertensivos.

    C) Hipoglicemiantes.

    D) Antissépticos.

    E) Corticosteroides.

O Acolhimento com Classificação de Risco é uma ferramenta utilizada para organização dos fluxos, baseada em critérios visando priorizar os atendimentos aos usuários conforme o grau de prioridade, atentando para a criticidade do quadro de saúde / doença. Nesse contexto, dos protocolos abaixo qual é utilizado para sistematizar o fluxo de atendimento em serviços de urgência e emergência?

    A) Protocolo de Maharatma.

    B) Protocolo de Manchester.

    C) Protocolo de Brian.

    D) Protocolo de Edmond.

    E) Protocolo de Washington.

É essencial que o técnico de enfermagem reconheça na sua prática clínica, principalmente em Atenção Primária à Saúde, conceitos básicos e caracterizações de algumas suspeitas de viroses para subsídios do conhecimento profissional relacionado, dentre outros preceitos, à Segurança do Paciente/Usuário e à Biossegurança. Dessa forma, analisando o estudo de Doenças Transmissíveis que afetam as diversas faixas etárias, porém, muito comum em crianças, qual das doenças abaixo se caracteriza como: Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa que provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas, dentre elas febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema)?

    A) Sarampo.

    B) Asma com Dermatite de Contato.

    C) Psoríase.

    D) Escabiose.

    E) Escarlatina.

Considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho (NR 6 MTE). Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- O Avental é um EPI para uso de todos que trabalham em ambiente laboratorial, confeccionado em algodão, com manga longa e punho sanfonado, na altura dos joelhos e usado abotoado e pode usar fora da área de trabalho. II- Entre os EPIs existe um tipo de avental impermeável que evita a contaminação do vestuário. III- As Luvas devem ser usadas para todos que trabalham em ambiente laboratorial, na manipulação de amostras biológicas, preparo de reagentes, lavagem de materiais e atendimento ao paciente. IV- Existem luvas de Nitrilica que são usadas em trabalhos gerais, preparo de soluções, lavagem de materiais.
É VERDADE o que se afirma apenas em:

    A) III e IV.

    B) I, III e IV.

    C) II, III e IV.

    D) III.

    E) I e II.

Segundo o calendário vacinal, proposto pelo Programa Nacional de Imunizações de 2019, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

    A) É contraindicada a vacinação de crianças em uso de corticoide sistêmico na dose de 0,5mg/kg/dia.

    B) Após 1 ano da data na qual deveria ser administrado o reforço de uma vacina e esta não for realizada, deve-se reiniciar o esquema vacinal.

    C) Na ausência de cicatriz vacinal da BCG, seis meses após sua aplicação, a criança deverá ser revacinada.

    D) A primeira dose da vacina contra o Rotavírus deve ser realizada em crianças de até 7 meses e 29 dias, tendo em vista o risco de invaginação intestinal.

    E) As vacinas podem ser administradas simultaneamente, exceto as contra Febre amarela e as de Tríplice ou Tetraviral, que devem respeitar intervalo de 30 dias entre uma e outra nas crianças menores de 2 anos.

Sobre os tipos de cirurgias é CORRETO afirmar:

    A) Cirurgia potencialmente infectada é aquela que as lesões traumáticas são antigas e apresenta tecido desvitalizado, corpo estranho, contaminação fecal, quando há perfuração inesperada de víscera, um exemplo é a perfuração intestinal.

    B) Cirurgia Limpa é aquela que apresenta o sítio cirúrgico nos tratos respiratório, genital, gastrintestinal ou urinário, por exemplo: nefrectomia.

    C) Cirurgia Limpa é aquela que apresenta o sítio cirúrgico sem sinais de inflamação, sem contato com trato respiratório, alimentar, genital e urinário. O fechamento deve ser primário com drenagem quando necessária fechada. Exemplos: angioplastia e revascularização miocárdica.

    D) Cirurgia infectada é aquela que o sítio cirúrgico não apresenta sinais de inflamação e sim de infecção, sem contato com trato respiratório e alimentar, apenas com o reto. Exemplo: hemorroidectomia.

    E) Nas cirurgias potencialmente contaminadas há obrigatoriamente presença de exsudato purulento, a exemplo da perfuração intestinal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...