Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabendo que cabe ao Enfermeiro a administração de antineoplásicos às crianças em tratamento de doenças oncohematológicas, podemos dizer em relação aos quimioterápicos vesicantes que:
Suspeita-se de traumatismo cranioencefálico (TCE) em uma vítima de atropelamento. Neste caso, na unidade de Pronto-Socorro, uma das medidas prioritárias no atendimento imediato é
considerar a presença de anisocoria como sinal de normalidade neurológica.
considerar TCE grave quando a pontuação na escala de coma de Glasgow situar-se entre 13 e 15.
colocar a vítima deitada em posição de Depage.
não impedir a saída de sangue e líquor pelo nariz ou ouvido.
após afrouxar as vestes da vítima, colocá-la em decúbito lateral esquerdo.
Acerca da biossegurança para os profissionais de saúde, assinale a opção correta.
Diversos microrganismos são transmitidos, na falta de cuidados, aos profissionais de saúde, destacando-se o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Clostridium tetani, os vírus das hepatites B e C e o Plasmodium falciformium.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) não evita o risco de exposição a material biológico, como sangue e fluidos corporais.
As recomendações denominadas precauções-padrão devem ser adotadas no atendimento a todo e qualquer paciente, incluem a higienização das mãos, o uso do equipamento de proteção individual, vacinação contra hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.
Os acidentes com perfurocortantes no reencape da agulha ou na sua manipulação são pouco frequentes para a equipe de enfermagem.
As doenças transmitidas por gotículas são mais difíceis de prevenir com o uso de máscaras do que as que são transmitidas por aerossóis.
A vigilância alimentar e nutricional pressupõe o monitoramento contínuo do estado nutricional e do consumo alimentar da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adota o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), destinado a atender todas as fases da vida dos indivíduos, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes. Acerca das condutas recomendadas para situações de desvio no crescimento, assinale a opção correta.
Em situação de muito baixo peso ou magreza acentuada, devese orientar a família a realizar a próxima consulta com intervalo máximo de vinte e cinco dias.
Não há necessidade de encaminhamento da criança ao assistente social.
Deve-se verificar as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.
Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares, identificar a dieta da família e orientar a mãe ou o cuidador a administrar à criança a alimentação da família, independentemente da idade.
O desmame não tem relação com a magreza em crianças menores de dois anos. Apesar de haver recomendação de aleitamento até dois anos completos ou mais, o Ministério da Saúde sugere que a amamentação seja exclusiva até os seis meses.
A manobra de Heimlich tem a inalidade de:
A- Desobstruir as vias aéreas superiores B- Prevenir a distensão gástrica C- Evitar a possibilidade de regurgitação D- Utilizada em crianças maiores de 1 ano E- Provocar tosse artiicial Das inalidades acima, assinale:A desfibrilação é uma conduta de emergência usada como tratamento de escolha em
bloqueio atrioventricular de primeiro grau.
fibrilação ventricular.
bloqueio atrioventricular de segundo grau tipo I.
angina pectoris (angina de peito).
aneurisma aórtico.
A higienização das mãos é a medida mais importante, reconhecida há muitos anos, na prevenção e no controle das infecções nos serviços de saúde. Estudos recentes sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais a essa pratica não é constante e ainda é insuficiente na rotina dos serviços. Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.
O uso de luvas substitui a higienização das mãos nos procedimentos de enfermagem.
A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos tem a finalidade de eliminar a microbiota transitória da pele e de reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
O uso de secadores elétricos é indicado no processo de higienização das mãos por eles serem práticos e não apresentarem dificuldades no seu acionamento, não havendo possibilidade de carrearem microrganismos.
Os dispensadores de sabão e antissépticos devem possuir dispositivos que dificultem o seu esvaziamento e facilitem o preenchimento.
Os produtos antissépticos são associados a detergente e se destinam à higienização das mãos e à desinfecção da pele.
Um lactente hospitalizado, com idade de oito meses de vida, após ser alimentado, foi colocado no berço pela mãe e passados alguns minutos, ela começa a gritar solicitando ajuda do enfermeiro. Ao olhar a criança observa-se restos alimentares e desconforto respiratório associado à cianose. A conduta de enfermagem a ser tomada é:
Os artigos hospitalares devem ser submetidos aos processos de limpeza, desinfecção ou esterilização, pois, independentemente do processo a serem submetidos, todo artigo deverá ser considerado como contaminado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Estetoscópio, termômetro e esfigmomanômetro são considerados artigos não críticos.
O uso do EPI não é imprescindível à pessoa que manuseia artigos contaminados.
Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente são denominados artigos semicríticos e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível.
Artigos não críticos são destinados ao contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras e requerem desinfecção de médio ou alto nível de esterilização.
Os artigos semicríticos são destinados à penetração através da pele e das mucosas nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular.
Com relação à infertilidade e à assistência do profissional de enfermagem a casais inférteis, assinale a opção correta.
O auxílio às pessoas inférteis pelo profissional de enfermagem requer o conhecimento dos aspectos clínicos e das implicações psicológicas da infertilidade, além da identificação das necessidades específicas do casal, assegurando o entendimento dos riscos e benefícios envolvidos no tratamento.
As causas da infertilidade são aparentes, ou seja, oriundas de fatores fisiológicos, biológicos e genéticos.
Os fatores masculinos de causa da infertilidade podem estar relacionados a distúrbios estruturais e hormonais, nutricionais, endócrinos e outros de natureza biológica intrínseca, mas não por exposição a riscos no local de trabalho.
Infertilidade é definida como inabilidade de conceber, após um ano de intercurso sexual regular, sem contracepção. As situações em que não é possível levar a gestação até o nascimento não são consideradas infertilidade, e estão relacionadas a fatores que interferem na evolução da gestação.
Os índices de infertilidade estão aumentando no mundo todo, e suas prováveis causas incluem sequelas de aborto provocado, endometriose, doenças inflamatórias pélvicas e idade avançada. As DSTs não têm relação com esses índices, uma vez que a população tem maior acesso aos tratamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...