Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- A limpeza consiste na remoção da sujidade da superfície de artigos e equipamentos, através da ação mecânica utilizando água e detergente, com posterior enxágue e secagem. II- A esterilização é o processo de destruição de microrganismos como bactérias na forma vegetativa (não esporulada), fungos, vírus e protozoários. Este processo não destrói esporos bacterianos. III- A desinfecção de alto nível é o processo utilizado para completa destruição de microrganismos, incluindo todas as suas formas, inclusive as esporuladas, com a finalidade de prevenir infecções e contaminações decorrentes de procedimentos cirúrgicos e invasivos com utilização de artigos críticos.Apenas as frases I e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
Apenas a frase I está correta.
Todas as frases estão incorretas.
No que se refere à conduta do profissional de enfermagem com relação ao diagnóstico de dor aguda relacionada à lesão biofisiológica, decorrente de suprimento reduzido de oxigênio para o miocárdio, assinale a opção correta.
A realização de eletrocardiograma de 12/15/18 derivações, em paciente com dor torácica, apresenta resultado falso-positivo, pois tanto a onda T quanto o seguimento ST se apresentarão invertidos.
Deve-se administrar nitroglicerina intravenosa prescrita, atentando-se para os níveis pressóricos e, em caso de hipotensão, aumentar a taxa de infusão.
Deve-se administrar analgésicos potentes e vasodilatadores coronarianos prescritos, mantendo-se o paciente em enfermaria, uma vez que, por apresentarem efeitos discretos, não necessitam de monitoramento.
Deve-se administrar betabloqueadores e bloqueadores de canal de cálcio prescritos para alívio da dor torácica, pois provocam aumento do espasmo da artéria coronária, causando vasoconstrição coronária e periférica.
Deve-se verificar a pressão arterial e a frequência cardíaca sempre que o paciente apresentar precordialgia, pois esses dois parâmetros podem aumentar devido à estimulação simpática provocada pela dor.
Sabemos que o Projeto Terapêutico é uma ferramenta importante no processo de Reabilitação Psicossocial, pois é construído a partir das necessidades do sujeito que atendemos. Descreva o impacto dessa modalidade de assistência na saúde mental.
Na situação apresentada, o profissional de enfermagem deve
aplicar técnicas que favoreçam a eliminação de secreções respiratórias, como a aspiração das vias aéreas superiores e drenagem postural.
ofertar dieta rica em fibras para amenizar a constipação e limitar a ingestão de líquidos, devido ao quadro de poliúria.
discutir com o paciente e familiar o uso terapêutico da distração para o alívio da dor e aplicar exclusivamente medidas não invasivas para analgesia.
promover o reestabelecimento completo das atividades de autocuidado e realizar mudanças de decúbito no paciente.
instalar um sistema de drenagem fechado no coletor de urina do paciente, com o objetivo de evitar infecção.
A administração de antineoplásicos que não atravessam a barreira hematoliquórica torna difícil o tratamento e a proilaxia de alguns tumores. Nesses casos, destaca-se a quimioterapia intratecal. Os medicamentos indicados para administração por esta via são:
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
O mapa de riscos deve ser arquivado no setor de recursos humanos, para comprovação no caso de eventual fiscalização trabalhista.
A hipertensão arterial é a doença que mais frequentemente complica a gravidez, sendo responsável pelo maior índice de morbidade e mortalidade materna e perinatal. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce e preciso em caso de pré-eclâmpsia, diferenciando-a da hipertensão primária ou crônica preexistentes. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Compreende um quadro de pré-eclâmpsia de urgência a pressão arterial diastólica inferior a 110 mmHg com presença de sintomatologia clínica.
Nas emergências hipertensivas, recomenda-se controlar a pressão o mais rapidamente possível; nas urgências hipertensivas, o controle pode ser gradual, em um período de até 48 horas.
A pré-eclâmpsia apresenta-se quando o nível da pressão arterial for maior ou igual a 140 mmHg × 90 mmHg, com proteinúria (> 300 mg/24h).
A mulher que tem doença renal progressiva, mesmo que sua função renal esteja relativamente preservada, deve ser desencorajada a ter filhos, pelo alto risco de apresentar quadro de pré-eclâmpsia.
O termo pré-eclâmpsia foi criado por Louis Weinstein, para caracterizar as pacientes com sintomas antecessores à eclâmpsia.
Um padrão global de excessiva emotividade e busca de atenção, caracterizado por desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções; sugestionabilidade; supericialidade, dramaticidade ou teatralidade na expressão das emoções; constante utilização da aparência física para chamar a atenção sobre si próprio, tendência a considerar os relacionamentos mais íntimos do que de fato são; ou interação com os outros caracterizada por comportamento inadequado ou sedutor é, segundo Nardi, 2000, característico do seguinte transtorno de personalidade:
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A partir da situação apresentada, assinale a opção correta a respeito da máscara de Venturi.
O uso da máscara possibilita que uma concentração constante de oxigênio seja inspirada, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração, devendo-se observar se o fluxo de oxigênio está adequado ao tubo conector (válvula).
A velocidade de fluxo de 50% indica um fornecimento elevado de oxigênio, o que exige umidificação do sistema.
A máscara de Venturi possui uma bolsa-reservatório que deve permanecer inflada durante a inspiração e a expiração, para controle do fluxo de oxigênio.
Por ser um sistema de administração de baixo fluxo, a máscara deve ser mantida com boa vedação e adaptada à face do paciente, para garantir a oxigenação prescrita.
Como a máscara permite a entrada de oxigênio sob demanda, o que interrompe o fluxo de oxigênio durante a expiração, deve-se estar atento a qualquer esforço respiratório do paciente.
A criança em tratamento com fármacos que levam a toxicidade vesical ou urotelial deve receber um fármaco que seja protetor de bexiga. Entre os fármacos abaixo relacionados o mais indicado é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...