Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As principais diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, são:
I. A promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. II. A assistência integral à saúde. III. A prevenção de deficiências. IV. A ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação sobre o tema. V. E a capacitação de recursos humanos.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com a Constituição Federal, analise os itens sobre a assistência à saúde, e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A assistência à saúde é livre à iniciativa pública e privada.

    B) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    C) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    D) É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    E) A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

Segundo o art. 198, da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes.
I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III. Participação da comunidade. IV. Participação dos órgãos de Controle.
Estão CORRETAS:

    A) II, III, IV.

    B) I, III, IV, apenas.

    C) I, II, III, apenas.

    D) I, II, IV, apenas.

    E) I, II, III, IV.

Sobre o Sistema de Saúde Municipal, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA

    A) A totalidade das ações e de serviços de atenção à saúde, no âmbito do SUS, deve ser desenvolvida em um conjunto de estabelecimentos, organizados em rede regionalizada e hierarquizada, e disciplinados segundo subsistemas, um para cada município.

    B) O SUS-Municipal é voltado ao atendimento parcial de sua própria população e inserido de forma indissociável no SUS, na abrangência estadual.

    C) Os estabelecimentos desse subsistema municipal, do SUS-Municipal, não precisam ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, nem precisam ter sede no território do município.

    D) Independentemente da gerência dos estabelecimentos prestadores de serviços ser estatal ou privada, a gestão de todo o sistema municipal é, necessariamente, da competência do poder público e exclusiva desta esfera de governo, respeitadas as atribuições do respectivo Conselho e de outras diferentes instâncias de poder.

    E) O caráter diferenciado do modelo de gestão é transitório, vez que todo e qualquer município pode ter uma gestão plenamente desenvolvida, levando em conta que o poder constituído, neste nível, tem uma capacidade de gestão intrinsecamente igual e os seus segmentos populacionais dispõem dos mesmos direitos.

Tomando como base o texto da Resolução Cofen nº 564/2017 que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, e aplica-se aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem, julgue os itens como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( ) São consideradas infrações moderadas as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições ou ainda que causem danos patrimoniais ou financeiros. ( ) São consideradas infrações graves as que provoquem a morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa. ( ) Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito, sendo devolvida após o cumprimento da pena e, no caso da cassação, após o processo de reabilitação. ( )A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 25 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
A sequência CORRETA é:

    A) V-F-F-F.

    B) F-F-V-F.

    C) V-V-V-V.

    D) F-V-V-F.

    E) V-F-V-F.

O envenenamento por ofídios-serpentes apresenta três características básicas: a) Presença de fosseta loreal: órgão sensorial, localizado entre a narina e o olho, que permite ao animal identificar diferentes temperaturas do ambiente. b) Presença de guizo ou chocalho no final da cauda e c) Presença de anéis coloridos. Cada gênero de serpente possui uma ação própria quanto à peçonha. Independentemente do gênero o veneno se espalha por todo o corpo da vítima, começando pelo sistema nervoso e seguindo pelo sistema circulatório, rins e sangue.
A partir das informações anteriores analise as afirmações a seguir:
I. O Soro antibotrópico é utilizado para acidentes causados por serpente cascavel. Serpentes deste gênero também possuem fosseta loreal, mas sua principal característica é o guizo na ponta da cauda. Vivem em locais secos. Seu veneno tem ação neurotóxica, miotóxica e coagulante. II. Soro anticrotálico é utilizado para acidentes causados por jararaca. Serpentes desse gênero possuem fosseta loreal, escamas na extremidade da cauda e cor parda. Vivem em locais úmidos e são extremamente agressivas. Seu veneno possui ação proteolítica, coagulante e hemorrágica. III. O Soro Antiofídico neutralizar o veneno de serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus. É usado quando não se conhece o tipo de serpente responsável pela picada. Não possui efeito nenhum sobre picadas de corais. IV. O Soro antilaquésico é um soro específico para picadas de serpente do tipo surucucu; neutraliza o seu veneno. O Soro antielapídico é um soro específico para picadas de serpente do tipo coral; neutraliza o seu veneno.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I, II e III, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) III e IV, apenas.

    E) I, II, III, IV.

Para o funcionamento ideal das células, os processos metabólicos mantêm um equilíbrio estável entre os ácidos e as bases, de modo que mínimas variações da concentração de hidrogênio podem gerar repercussões metabólicas que resultam em modificações do estado celular e, no caso de situações extremas, podem determinar a morte. A ingestão diária e o metabolismo corporal resultam no fornecimento de ácidos continuamente tamponados pelos sistemas corporais a fim de manter o equilíbrio ácido-base.
A partir das informações anteriores analise as afirmações a seguir:
I. A acidose respiratória decorre de uma excreção deficiente de CO2 por ventilação inadequada, acarretando aumento dos níveis plasmáticos deste (PaCO2) e, consequentemente, elevação sanguínea de ácido carbônico e de íons hidrogênio (pH menor que 7,25). Resulta da hipoventilação encontrada em diversos distúrbios respiratórios e sistêmicos, entre os quais podem ser citados o pneumotórax, a atelectasia, a pneumonia grave, a superdose de sedativos e a miastenia grave. II. A alcalose respiratória resulta de estados de hiperventilação, também de causa sistêmica ou respiratória, que provocam eliminação excessiva de CO2 (PaCO2) e, assim, diminuição da concentração plasmática de ácido carbônico (pH maior que 7,45), como em ansiedade extrema, cardiopatia cianótica e ventilação excessiva por ventiladores mecânicos. III. A acidose metabólica caracteriza-se por um alto conteúdo de ácidos no sangue (pH menor que 7,35) e baixa concentração plasmática de bicarbonato; sua causa mais comum é a deficiência da oxigenação dos tecidos, que, diante dessa situação adversa, recorrem ao metabolismo anaeróbico, cujo produto final resulta em ácido láctico. Outros distúrbios incluem a cetoacidose diabética, decorrente do metabolismo de glicose sem insulina e da insuficiência renal, em que um importante sistema tampão do organismo encontra-se comprometido.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) III, apenas.

    E) II, apenas.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC engloba doenças que causam obstrução ao fluxo de ar (p. ex., enfisema pulmonar, bronquite crônica) ou alguma combinação delas. Outras doenças, como a fibrose cística (FC), a bronquiectasia e a asma brônquica, são classificadas como doenças pulmonares crônicas.
A partir da literatura anteriormente citada, assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA quanto a DPOC.

    A) A máscara de Venturi é o método mais confiável e preciso para entregar concentrações precisas de oxigênio por métodos não invasivos. A máscara é construída de modo a possibilitar um fluxo constante de ar ambiente misturado com um fluxo fixo de oxigênio. É usada principalmente em clientes com DPOC, pois pode fornecer níveis adequados de oxigênio suplementar com precisão, evitando assim o risco de suprimir o impulso hipóxico.

    B) A reeducação respiratória consiste em exercícios e práticas de respiração que são projetadas para obter uma ventilação mais eficiente e controlada, assim como para diminuir o trabalho respiratório. A reeducação respiratória é especialmente indicada para clientes com DPOC e dispneia. Esses exercícios promovem a insuflação alveolar máxima e relaxamento muscular.

    C) Em muitos clientes com DPOC, o estímulo para a respiração é a diminuição do oxigênio no sangue, em vez da elevação dos níveis de dióxido de carbono. Assim, a hipoventilação induzida pelo oxigênio é prevenida pela administração de oxigênio em taxas baixas (2 a 3 ?/min) e pelo monitoramento atento da frequência respiratória e da saturação de oxigênio medida pela oximetria de pulso (SpO2)

    D) A umidificação das vias respiratórias pelo respirador é mantida para ajudar a liquefazer as secreções de modo que sejam mais facilmente removidas. Os broncodilatadores podem ser indicados para dilatar os bronquíolos em clientes com lesão pulmonar aguda ou DPOC e são classificados como adrenérgicos ou anticolinérgicos.

    E) Em clientes com DPOC que têm um componente enfisematoso primário, a hiperinflação crônica leva à configuração do tórax em “forma de barril”. Esta configuração resulta de um posicionamento mais fixo das costelas em posição de inspiração (em razão da hiperinflação e da perda da elasticidade do pulmão).

A pericardite consiste em inflamação do pericárdio, que é o saco membranoso que envolve o coração. Pode ser uma doença primária, ou pode se desenvolver durante diversos distúrbios clínicos e cirúrgicos.
A respeito do manejo de enfermagem na pericardite, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Instruir o cliente a restringir as atividades até que a dor cesse. À medida que a dor torácica e o atrito diminuem, as atividades da vida diária podem ser retomadas gradualmente. Entretanto, se a dor, a febre ou o atrito recidivarem, as restrições das atividades têm de ser retomadas.

    B) Avaliar a resolução da taquicardia, febre e quaisquer outras manifestações clínicas. A avaliação cardiovascular concentra-se nos sinais e sintomas de insuficiência cardíaca e arritmias.

    C) Orientar o cliente a evitar o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas. Além disso, encoraja o cliente a ler os rótulos dos produtos, especialmente medicamentos de venda livre, tais como remédios para a tosse, tendo em vista que estes produtos podem conter álcool, cafeína, efedrina e epinefrina, que podem provocar arritmias e outros sintomas.

    D) Aferir a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória do cliente; comparar estes resultados aos dados anteriores e anota quaisquer alterações. Os sons cardíacos e pulmonares são auscultados, e os pulsos periféricos palpados.

    E) Monitorar a temperatura do cliente, pois o cliente pode apresentar febre durante semanas. Quando prescrito administrar antibióticos, antifúngicos ou antivirais, ou instrui o cliente a administrá-los, conforme prescrito. Os clientes precisam de líquido suficiente para manter a sua urina amareloclara.

O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.

    A) No abdômen agudo inflamatório há sinais e sintomas de processo inflamatório intraabdominal, diverticulite, abscesso intraabdominal, peritonite, apendicite, colecistite aguda, pancreatite aguda, doença inflamatória pélvica. Neste tipo de abdômen um sinal característico é o de Gersuny no qual identifica-se massa moldável que recupera a forma lentamente após palpação é sugestivo de fecaloma.

    B) No abdômen agudo perfurativo ocorre a perfuração do tubo digestivo, levando a comunicação com a cavidade peritoneal, úlcera péptica, diverticulite, neoplasia gastrintestinal perfurada, amebíase, febre tifoide, divertículos do cólon. A principal característica é dor localizada tipo lancinante com rápida irradiação para todo o abdome, além de náuseas e vômitos, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos reduzidos ou abolidos. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Blumberg.

    C) O paciente vítima de abdômen agudo apresenta comumente dois sinais observáveis ao exame físico: Sinal de Cullen: equimose (mancha arroxeada) na região periumbilical e o Sinal de Gray-Turner: equimose (manchas arroxeadas) na região dos flancos, dorsal.

    D) No abdômen agudo hemorrágico há acúmulo de sangue na cavidade peritoneal, ruptura do baço, de aneurisma de aorta abdominal, de cisto de ovário hemorrágico, gravidez ectópica rota, necrose tumoral, endometriose, cisto ovariano hemorrágico. Caracteriza-se por dor abdominal aguda difusa, podendo ser acompanhada de melena, enterorragia, sinais de irritação peritoneal e de choque hipovolêmico. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Jobert.

    E) No abdômen agudo vascular ocorre isquemia visceral, provocando interrupção do trânsito gastrintestinal, trombose mesentérica, torção do omento, isquemia intestinal, torção de pedículo de cisto ovariano, infarto esplênico, entre outros. As manifestações são dor aguda e difusa, às vezes em pontadas, distensão abdominal, vômitos e fezes com presença de sangue com odor e características de necrose, sinais de choque e presença de claudicação abdominal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...