Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Lesão por pressão, ferida por pressão, úlcera de decúbito e escara são termos usados para descrever a integridade cutânea prejudicada relacionada com a pressão não aliviada e prolongada. A terminologia mais atual é lesão por pressão, que é consistente com as recomendações das diretrizes sobre úlcera por pressão escritas pela Wound, Ostomy and Continence Nurses Society.
De acordo com a classificação das Lesões por Pressão, analise as afirmativas a seguir:
I. No Estágio II ocorre a perda da espessura total do tecido, a gordura subcutânea pode ser visível; porém o osso, o tendão e o músculo não são expostos. Pode haver esfacelo, mas não obscurece a profundidade da perda tecidual. Isso pode incluir a enfraquecer e encapsular. A profundidade de uma úlcera por pressão de categoria/estágio II varia pela localização anatômica. II. No Estágio I a pele intacta apresenta vermelhidão não branqueável de uma área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea. Descoloração da pele, calor, edema, dureza ou dor também podem estar presentes. A pele com pigmentação escura pode não ter o branqueamento visível, mas sua coloração pode ser diferente da área circundante. III. No Estágio III ocorre a perda parcial da espessura da derme apresenta-se como uma úlcera superficial e aberta com um leito da ferida vermelho-róseo sem esfacelo. Também pode apresentar-se como uma bolha cheia de soro ou de secreção serossanguínea, intacta ou aberta/rompida. Apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou hematoma IV. No Estágio IV a profundidade da lesão por pressão é desconhecida. Entretanto, a lesão do tecido profundo está em uma área localizada roxa ou marrom da pele intacta descolorida ou uma bolha cheia de sangue causada por uma lesão do tecido mole subjacente causada por pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida pelo tecido que está dolorida, firme, mole, pantanosa, mais quente ou mais fria em comparação ao tecido adjacente.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) II, apenas.

    B) I, II e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) II, III e IV, apenas.

    E) I, II, III, IV.

O puerpério é o período que começa depois do parto e termina quando o corpo da mulher retorna ao estado mais próximo daquele anterior à gravidez. Esse período estende-se por aproximadamente 6 semanas.
Considerando o puerpério, julgue os itens como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( )Depois do parto, os lóquios – secreção vaginal formada de células epiteliais gordurosas, filamentos de membrana, decídua e sangue – são vermelhos ou castanho-escuros com coágulos (lóquios rubros) por cerca de 1 a 5 dias. Em seguida, os lóquios adquirem coloração rosada clara ou mais acastanhada com consistência serossanguinolenta (lóquios serosos) por 3 a 12 dias; por fim, os lóquios adquirem coloração amarelada ou esbranquiçada (lóquios brancos) entre o 10º e 16º dias. ( ) Logo depois da dequitação da placenta, o colo do útero tem pouco tônus ou guarda pouca semelhança com seu estado pré-concepcional. Com cerca de 2 a 5 dias, a cérvice assemelha-se mais ao estado pré-concepcional e está dilatada em 2 a 4 cm. Ao final da primeira semana depois do parto, a dilatação do colo do útero é de cerca de 1,5 cm. O orifício cervical assemelha-se mais a uma fenda transversal que a uma depressão central no estado pré-concepcional e assim permanece. ( ) Em relação a função ovariana: Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem rapidamente depois da eliminação da placenta e, em geral, alcançam seus patamares mais baixos em torno do 7o dia depois do parto. O estrogênio chega à fase folicular em torno de 3 semanas depois do parto, contanto que a mulher não esteja amamentando. ( ) No tocante aos rins e função vesical: a Proteinúria branda (+1 no teste da fita urinária) é comum entre o 1º e 2º dias depois do parto em 40 a 50% das puérperas. As micções espontâneas retornam em 6 a 8 h depois do parto. O tônus da bexiga volta ao normal entre 5 e 7 dias depois do parto.
A sequência CORRETA é:

    A) F-V-F-V.

    B) V-F-V-F.

    C) F-V-V-F.

    D) V-V-V-F.

    E) F-F-V-V.

O sistema de barreira estéril deve garantir a integridade dos conteúdos esterilizados até serem abertos para uso e deve permitir a transferência sob técnica asséptica do conteúdo para o campo estéril. Sendo assim, sabe-se que a escolha do sistema de barreiras é determinada por uma série de fatores como por exemplo: método de esterilização escolhido em função de características dos materiais, estudo do custo-beneficio, geração de resíduos, disponibilidade de lavandaria local, inventario dos materiais cirúrgicos, dentre outros fatores levados em consideração (SOBECC, 2017).
Analise as afirmações a seguir:
I. Quando a embalagem do produto a ser esterilizado for de tecido de algodão o mesmo deverá ser confeccionado em algodão tecido duplo (100% algodão), com textura aproximadamente de 40 a 56 fios por cm2 (NBR 14.028 da ABNT). O algodão tecido duplo apresenta desempenho seguro como biobarreira em até 65 reprocessos. II. O papel grau cirúrgico é um sistema de barreira estéril descartável, disponível comercialmente como tubos ou envelopes. Esse tipo de embalagem apresenta como recomendações do tipo forte: possuir filme em uma das faces impregnados com indicador químico tipo I; quando for necessário a utilização de embalagem dupla, a embalagem interna deve ser menor, evitando-se dobras e sobras. III. O Tyvek é uma embalagem termossensível descartável que necessita de selagem térmica controlada a baixa temperatura; é confeccionada com 100% de fibras de polietileno de alta densidade. Tem como vantagens a alta resistência a tração e a perfuração, excelente barreira microbiana, hidrorrepelência, não solta partículas, tem indicador químico de exposição tipo I e não delamina no momento de abertura do pacote. IV. Papel encrespado é uma embalagem descartável de papel encrespado que por essa característica tem maior flexibilidade. Apresenta como vantagens ser biodegradável, flexível e maleável. Esse tipo de embalagem apresenta como uma recomendação a indicação de utilização de embalagem dupla ou a versão mista com fibras sintéticas para embalar caixas cirúrgicas pontiagudas e pesadas.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I, II e IV, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I e IV, apenas.

    D) III, IV, apenas.

    E) I, II, III, IV.

Considere as seguintes embalagens utilizadas no processo de esterilização: tecido de algodão, papel grau cirúrgico, papel crepado e Tyvek, agora faça a correspondência entre o sistema de barreira estéril indicado e os métodos de esterilização compatíveis com cada embalagem (SOBECC, 2017).

    A)

    Tecido de algodão (Vapor por pressão) Papel grau cirúrgico (Vapor por pressão, óxido de etileno e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Papel crepado (Vapor por pressão, óxido de etileno e vapor a baixa temperatura de formaldeído) Tyvek (Óxido de Etileno, Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio e Vapor a baixa temperatura de formaldeído).



    B) Tecido de algodão (Vapor por pressão) Papel grau cirúrgico (Óxido de etileno e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Papel crepado (Vapor por pressão e óxido de etileno) Tyvek (Óxido de Etileno, Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio e Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio).

    C) Tecido de algodão (Vapor por pressão e Vapor a baixa temperatura de formaldeído ) Papel grau cirúrgico (Vapor por pressão e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Papel crepado (Vapor por pressão, óxido de etileno e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Tyvek (Óxido de Etileno e Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio e Plasma).

    D) Tecido de algodão (Vapor a baixa temperatura de formaldeído ) Papel grau cirúrgico (Vapor por pressão e Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio) Papel crepado (Vapor por pressão e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Tyvek (Óxido de Etileno e Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio e Plasma).

    E) Tecido de algodão (Vapor por pressão e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Papel grau cirúrgico (Óxido de etileno e Vapor a baixa temperatura de formaldeído) Papel crepado (Vapor por pressão, Plasma e vapor de peroxido de hidrogênio e óxido de etileno) Tyvek (Óxido de Etileno).

O processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, é CORRETO afirmar que denomina-se:

    A) Limpeza

    B) Desinfecção

    C) Esterilização

    D) Descontaminação

    E) Assepsia

O pós-operatório imediato de um paciente é considerado um momento crítico, tendo em vista que o paciente estará, inicialmente, sob o efeito de anestesia geral, o qual apresenta-se bastante vulnerável às complicações, conforme o Ministério da Saúde. Dessa forma, Considerando que Técnica de Enfermagem J.G.A recebeu um cliente na sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) com a finalidade de restabelecer-lhe as funções vitais, é CORRETO afirmar que na RPA, na primeira hora, o controle dos sinais vitais do cliente, se irregular, deve ser realizado de:

    A) 15 em 15 minutos.

    B) 30 em 30 minutos.

    C) hora em hora.

    D) 2 em 2 horas.

    E) 4 em 4 horas.

Na Emergência de um determinado Hospital chegou um paciente apresentando febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal estar geral generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada e prostração, sendo diagnosticado pelo médico plantonista como uma pneumonia. De acordo com o caso indicado, no tocante às intervenções de enfermagem é INCORRETO afirmar que:

    A) A enfermagem deve realizar a aspiração, se o paciente não conseguir expectorar.

    B) A enfermagem deve encorajar o paciente a tossir e a respirar profundamente.

    C) A enfermagem deve manter a oximetria de pulso.

    D) A enfermagem deve manter a cabeceira da cama inclinada para baixo.

    E) A enfermagem deve observar o estado mental, cor da pele e cianose.

O médico prescreveu uma solução que necessita ser absorvida mais lentamente, assegurando uma ação contínua, cujo volume é de 1,5 ml de solução não irritante. Nesse caso, é CORRETO afirmar que a Técnica de Enfermagem realizará administração da solução pela via:

    A) Oral.

    B) Subcutânea.

    C) Intramuscular

    D) Endovenosa.

    E) Intradérmica.

De acordo com o Código de Ética estabelecido pela COFEN Resolução Nº 564/2017 no tocantes as infrações e penalidade são consideradas circunstâncias agravantes, EXCETO:

    A) Realizar atos sob emprego real de força física.

    B) Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.

    C) Ser reincidente.

    D) Facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração.

    E) Alterar ou falsificar prova, ou concorrer para a desconstrução de fato que se relacione com o apurado na denúncia durante a condução do processo ético.

M.W.Q chegou a Unidade Básica de Saúde queixando-se de pressão alta. De acordo com o Ministério da Saúde são considerados sintomas da hipertensão, EXCETO:

    A) Dores no peito.

    B) Tonturas.

    C) Visão embaçada e sangramento.

    D) Dor de cabeça

    E) Perda de peso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...