Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Identifique as formas de transmissão:
A tuberculose é uma doença não contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose (TB) pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo que se transmite por transfusão do sangue e seus derivados.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, e por roedores infectados. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso; no caso dos roedores, por meio dos dejetos.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose, pela relação sexual, pelo sangue e seus derivados.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A aspiração de secreção consiste na introdução de uma sonda nas vias aéreas respiratórias do paciente para extrai-las. As vias aéreas do paciente devem ser aspiradas
I. quando o paciente está intubado, em coma neurológico com perda parcial dos reflexos da tosse.
II. se houver secreções visíveis.
III. se na ausculta houver evidência de ruídos.
IV. se houver redução da saturação percutânea.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
I
I, III
I, III, IV
I, IV
I, II, III, IV
Um homem de trinta e oito anos de idade deu entrada em um pronto-socorro, com suspeita de traumatismo craniencefálico, apresentando confusão mental, desorientação, inquietação, aumento do esforço respiratório, hemiparesia direita, pupilas isocóricas, cefaleia moderada, Pa = 150 mmHg × 100 mmHg e temperatura axilar = 38 ºC. Duas horas após sua admissão, seu nível de consciência agravou-se, a pressão arterial e a temperatura aumentaram, e ele apresentou pulso irregular, respiração do tipo Cheyne-Stokes e vômito em jato. Foram administradas medicações específicas, instaladas hidratação venosa e sonda vesical de demora, constatando-se poliúria. Foi solicitada, ainda, uma tomografia computadorizada e avaliada a necessidade de punção lombar.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 5 a 9. Nesse sentido, considere que a sigla PIC, sempre que utilizada, refere-se a pressão intracraniana.
A PIC normal, que geralmente é medida nos ventrículos laterais, varia de 10 mmHg a 20 mmHg.
No controle do pulso, como é denominado o pulso normal?
Pulso normocardico.
Pulso filiforme.
Pulso bradicardico.
Pulso taquicardico.
Enfermagem - Imunização - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Ministério da Saúde disponibiliza para pessoas, a partir dos 15 anos de idade, uma série de vacinas. Assinale a alternativa que contém quais vacinas são disponibilizadas para trabalhadores adultos, incluindo os trabalhadores da área de saúde.
dT, SCR.
dT, SCR, hepatite B.
dT, SCR, hepatite B, Influenza.
dT, SCR, hepatite B, Influenza, febre tifoide.
dT, SCR, hepatite B, Influenza, febre tifoide, antirrábica.
Quanto ao processamento de materiais e o funcionamento de uma Central de Material e Esterilização, é INCORRETO afirmar que
após a recepção dos materiais contaminados, é no próprio expurgo que deve ocorrer a lavagem dos mesmos.
na área de preparo os funcionários deverão inspecionar, montar, acondicionar e identificar o material para ser esterilizado.
o material, depois de esterilizado, deve ser encaminhado para a área de arsenal para ser acondicionado e distribuído.
as técnicas de processamento de material devem ser padronizadas, assegurando melhor qualidade, redução de riscos e otimização do tempo.
introduzir ar no interior das embalagens de papel grau cirúrgico, antes da selagem, ajuda a manter o pacote íntegro durante a esterilização.
Dentre as possíveis orientações de enfermagem ao cliente com ileostomia, destacam-se:
lubrificação do estoma com solução glicerinada, troca da bolsa quando a quantidade de efluente atingir 2/3 da capacidade e ingestão de dieta pobre em alimentos que aumentem a flatulência.
mobilização do estoma com solução vaselinada, esvaziamento do conteúdo da bolsa quando atingir 2/3 da capacidade e uso de espessante para diminuir a fluidez das fezes.
curativo oclusivo no local do estoma, informação sobre os grupos de atenção aos ostomizados e incentivo ao uso de tampão para fechamento da ileostomia.
curativo oclusivo no local do estoma, mobilização do estoma com solução vaselinada e uso de espessante para diminuir a fluidez das fezes.
esvaziamento do conteúdo da bolsa quando atingir 1/3 da capacidade e medir o orifício de abertura da bolsa, que deve ter diâmetro igual ou, no máximo, 3 mm maior que o estoma.
Indique a alternativa incorreta:
As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do sistema único de saúde;
O instrumento jurídico adequado para a formalização da participação da iniciativa privada no SUS é o contrato de direito público ou convênio;
É permitida a destinação de recursos públicos para auxílio ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos;
A participação complementar no SUS deve, preferencialmente, ser formalizada com as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
Para cada agente imunizante há uma via de administração recomendada. Caso a via não seja obedecida, pode ocorrer uma menor proteção imunológica ou maior frequência de eventos adversos. Considerando o exposto, são vacinas administradas por via subcutânea (SC):
A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pelo Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis.
Os problemas de saúde que o feto pode apresentar, em decorrência da sífilis congênita, são:
resfriado, cólicas.
verminose, diarréia.
tétano, tuberculose.
fibromialgia, distrofias.
surdez, retardo mental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...