Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas em relação aos aspectos da hospitalização infantil.
I - A condição física da criança no momento da internação e o tipo de cuidado que se impõe de imediato pode ser um fator que irá determinar a resposta da criança frente à hospitalização.
II - Durante a hospitalização, o acompanhante permanece com a criança somente em situações críticas de saúde.
III - A humanização do cuidado à criança hospitalizada envolve a inserção da família neste processo. Para tanto, torna-se essencial desenvolver o cuidado centrado nas necessidades da criança-família e desenvolver o cuidado centrado na família, compartilhando sentimentos e dificuldades para que ela seja encorajada a cuidar do filho.
IV - A criança hospitalizada está frequentemente inquieta e ansiosa; encontra-se em um ambiente novo e estranho em que, na maioria das vezes, não estava preparada para permanecer, tendo uma vaga ideia do motivo de sua internação. Quanto menor a criança, maior o desconhecimento acerca de tal situação.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Com relação à saúde do idoso, assinale a sequência correta de assertivas verdadeiras ou falsas.
( ) A incidência de acidentes em idosos ocorre, com maior frequência, fora dos seus lares, com altos índices de fraturas de extremidades.
( ) É objeto das ações de saúde a promoção do envelhe-cimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia.
( ) Promover atividades em grupo, bem como a participação do idoso na vida em comunidade, auxiliam a controlar a depressão e o isolamento social.
( ) Dentre as alterações físicas apresentadas pelos ido-sos, a incontinência urinária e a instabilidade postural são aquelas consideradas as de menor incidência.
( ) A prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações é realizada por meio da imunização específica, realizada anualmente.
V, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados nos ambientes de trabalho os casos cujos audiogramas, nas frequências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000 Hz, apresentam limiares auditivos:
Entre 15 e 20 dB (NA).
Entre 10 e 14 db (NA).
Acima de 10 dB (NA).
Acima de 25 dB (NA).
Instruções: Para responder às questões de números 32 e 33, considere que tratam da Dengue, em conformidade com o Ministério da Saúde.
As condições socioambientais que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do vetor Aedes aegypti são:
I. Região com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, pois as fêmeas realizam a hematofagia.
II. Presença de criadouros potenciais em domicílios, como vasos com plantas ornamentais mantidos em pratos com terra.
III. Baixa infraestrutura local sem fornecimento regular de água, razão pela qual os moradores armazenam o suprimento de água limpa em recipientes abertos.
IV. Locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrente de esgoto a céu aberto.
É correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Garantir a continuidade da Assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria. no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está relacionado a ______.
Responsabilidades e Deveres
Proibições
Direitos
Penalidades
Sigilo Profissional
A epiglote é uma estrutura anatômica cuja característica é
formar, no homem, uma saliência conhecida como pomo de Adão.
constituir a estrutura cartilaginosa tireoidea.
compor com as pregas vocais a fenda palatina.
formar o espaço mastoideo, que permite a vibração das cordas vocais no momento da fala.
abaixar-se sobre a laringe no momento da deglutição e levantar-se no momento da respiração ou fala.
É uma urgência psiquiátrica caracterizada por sinais e sintomas como alucinações e distúrbios do pensamento, de fundo persecutório, sudorese, taquicardia, insônia e convulsão:
neurose
depressão neurótica.
fobia
angústia.
delirium tremens.
Em relação à parada cardiorrespiratória em pediatria, analise as afirmativas abaixo.
I - em pediatria, a parada cardiorrespiratória é raramente um evento súbito e acomete extremos da faixa etária (menores de 1 ano e adolescentes).
II - a causa mais comum de parada cardiorrespiratória em recém-nascido (RN) é a falência respiratória; em lactentes são as doenças respiratórias, obstrução de vias aéreas, síndrome de morte súbita, sepsis, acidentes de submersão e doenças neurológicas.
III - as etapas do atendimento a criança e ao adolescente na parada cardiorrespiratória são: C: compressão, A: abertura de vias aéreas, B: boa respiração.
IV - em pediatria, a cadeia de sobrevivência é composta pelos seguintes elos: prevenção, ressuscitação cardiopulmonar precoce, acesso rápido ao sistema de resposta de emergência e suporte avançado de vida, seguidos pelos cuidados pós-parada cardíaca integrada.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Em um ambiente de trabalho, o ruído agudo é caracterizado por:
Ruídos grossos, de alta frequência, geralmente irritantes e de vibração pouco significativa.
Ruídos finos, de baixa frequência, geralmente irritantes e de vibração pouco significativa.
Ruídos finos, de alta frequência, pouco irritantes e de alta vibração significativa.
Ruídos finos, de alta frequência, geralmente irritantes e de vibração pouco significativa.
Na assistência básica à saúde, com relação à dengue, é permitido ao técnico de enfermagem
tratar as pessoas com o esquema terapêutico adequado, encaminhar os casos graves para a unidade de referência, respeitando os fluxos locais e mantendo-se responsável pelo acompanhamento dos casos.
capacitar membros da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológica e controle das doenças, e realizar a prova do laço.
realizar a prova do laço quando suspeitar de dengue hemorrágica e realizar a consulta de enfermagem quando autorizado pelo enfermeiro.
realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal.
notificar os casos suspeitos, encaminhar a ficha de notificação ao setor competente, conforme estratégia local e realizar tratamento domiciliar, quando necessário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...