Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O enfermeiro da CCIH,preocupado com as taxas de infecção hospitalar na clínica cirúrgica,nas unidades ambulatoriais e no centro cirúrgico,decidiu acompanhar mais de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a redução dos riscos de infecção hospitalar Diante da situação hipotética, julgue os itens em (F) para falso e (V) para verdadeiro.

( ) O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção que se manifeste antes das 72horas de admissão.

( ) O enfermeiro pode realizar corretamente vigilância epidemiológica utilizando os métodos transversais,que consiste na avaliação de todos os pacientes internados no hospital,ou em uma especifica unidade,por um período de tempo.

( ) Entre as medidas consideradas corretas nesse caso,encontram-se as atividades educativas:que incluem a lavagem das mãos;o estabelecimento de critérios para indicação,realização e manutenção de procedimentos invasivos e o emprego adequado de antibióticos.

( ) Se,no hospital,forem observadas altas taxas de infecção hospitalar, estas devem ser entendidas pelo enfermeiro como má qualidade de assistência médica e de enfermagem,o que exige capacitação imediata de toda a equipe.

 Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

  • A.

    V,V,V,F.

  • B.

    V,V,F,F.

  • C.

    F,F,V,V.

  • D.

    F,V,V,F

  • E.

    F,F,F,V.

O sistema nervoso central (SNC) é um dos sistemas biológicos mais acometidos pelo processo de envelhecimento e as alterações resultantes ocasionam manifestações no paciente que influenciam no cotidiano do cuidador e da família, requerendo

  • A.

    ações educativas de promoção à saúde na prevenção de demências reversíveis, decorrentes de carências nutricionais, principalmente de deficiência das vitaminas A, C e E.

  • B.

    orientações à comunidade sobre prevenção de doenças cerebrovasculares, pois demências vasculares são preveníveis, quando decorrentes de distúrbios metabólicos, hipertensão, neoplasias e infecção priônica.

  • C.

    esclarecimentos à equipe de enfermagem, quanto à gravidade na demência mista, caracterizada pelo risco de auto e heteroagressão, na ocorrência simultânea de doença de Alzheimer, demência vascular e demência reversível.

  • D.

    atenção e cuidados na saúde mental, frente à labilidade emocional e manifestação da depressão, embora esta última seja de baixa prevalência na população idosa, sem correlação com doença cerebrovascular.

  • E.

    orientação sobre os riscos que podem resultar em demência relacionados à intoxicação por uso prolongado de alguns medicamentos que atuam no SNC, algumas drogas e álcool, exposição a determinadas substâncias presentes no ambiente, como metais pesados e solventes orgânicos.

É importante que o enfermeiro conheça os princípios do planejamento normativo/tradicional, e todos os pressupostos norteadores, uma vez que esse método ainda está presente nos modelos assistencial e gerencial prevalentes nos serviços de saúde. O método em questão caracteriza-se por

  • A.

    valorizar o reconhecimento da pluralidade de atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica.

  • B.

    considerar que o conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.

  • C.

    propiciar sensação de segurança aos gestores de saúde, porque os diferentes atores envolvidos no processo decisório acumulam poder político, econômico, administrativo e técnico.

  • D.

    aceitar a existência da questão do conflito e do poder, levando em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.

  • E.

    trabalhar de acordo com a visão dialética situacional-estratégica e o planejamento ser realizado pelo sujeito que faz parte da realidade, juntamente com os outros atores.

De acordo com recentes estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), esperam-se, para 2012 e 2013, cerca de 520 mil casos novos da doença. De acordo com os cálculos, espera-se um aumento no número de casos de câncer no Brasil em relação aos dados divulgados em 2010, tal qual a tendência mundial. Entre os cânceres que atingem o sexo feminino, são esperados 53 mil casos novos de câncer de mama e 18 mil de câncer do colo do útero. Dada a alta taxa de morbimortalidade desse tipo de câncer, o governo federal brasileiro, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), criou o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujas diretrizes para o rastreamento da doença foram também estabelecidas, em 2011, pelo INCA.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 41 a 45, relativos ao câncer em mulheres.

De acordo com as recomendações do INCA/MS, todas as pacientes que apresentarem citologia sugestiva de lesão intraepitelial de alto grau devem realizar colposcopia em, no máximo, três meses após o diagnóstico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um Parto Normal(PN) as perdas sanguíneas são em torno de 500ml, já no Parto cesariano( PC) essa perda chega a 1000ml de sangue.Atuação do Enfermeiro no Centro Cirúrgico(CC) e na Recuperação Pós Anestésica(RPA) é extremamente valiosa.São atividades do Enfermeiro na RPA , exceto:

  • A.

    Fazer exame físico dos pacientes na admissão e na alta da recuperação pósanestésica.

  • B.

    Avaliar e registrar evolução clínica do paciente em recuperação, bem como as intercorrências,os cuidados e as manobras realizadas.

  • C.

    Realizar e registrar a avaliação pósoperatória da assistência prestada.

  • D.

    Conferir e providenciar material e equipamentos necessários para prestar os cuidados adequados a cada paciente.

  • E.

    participar da educação de pacientes e familiares.

Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI), relatando ser nefropata, hipertensa e fazer uso de anti-hipertensivos. A paciente foi encaminhada para a UTI após diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Ela informou que já esteve internada diversas vezes, devido a infecções decorrentes das diálises que realiza em seu domicílio. A paciente possui cateter nasal para oxigênio e cateter peritoneal com boa inserção e sem sinais flogísticos ao redor. A paciente negou algias. No exame físico, apresentava-se descorada e emagrecida, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, e edema de face, pernas e mãos. O débito urinário foi de 100 mL/h. Os sinais vitais auferidos foram: temperatura = 37,8 °C; pulso = 106 bpm; respiração = 20 irpm e pressão arterial = 140 mmHg × 10 mmHg. Após o atendimento inicial, e tendo recebido a terapia indicada, a paciente sentiu-se com menos fadiga e inchaço, comparativamente a meses anteriores, e conseguiu se alimentar melhor.

Com referência ao caso clínico acima apresentado e ao cuidado de enfermagem a pacientes críticos, julgue os itens subsequentes.

A analgesia e a sedação estão indicadas para o caso clínico descrito, a fim de reduzir a dor e diminuir a ansiedade. Após a administração desses procedimentos, é importante monitorar a resposta cardiovascular e a frequência respiratória da paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a interpretação dos resultados da gasometria nas assertivas:

Assinale a sequência que corresponde às assertivas:

  • A.

    Normal, acidose metabólica compensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não descompensada.

  • B.

    Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.

  • C.

    Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.

  • D.

    Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.

  • E.

    Compensada, acidose metabólica compensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.

Em relação aos cuidados do Técnico em Enfermagem na sala de atendimento ao recém-nascido, analise as assertivas abaixo.

I. O Técnico em Enfermagem deve providenciar e preparar o material para o atendimento e os cuidados com o recém-nascido.

II. Deve revisar, periodicamente, a disponibilidade do material na sala de reanimação.

III. Deve testar o funcionamento dos equipamentos na sala de reanimação.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Sobre a Vacina Tríplice Viral é CORRETO afirmar?

  • A.

    A vacina adsorvida a Difteria, Tétano e Rubéola

  • B.

    A via de administração é por via subcutânea

  • C.

    O esquema vacinal é realizado aos 0, 1, 2 e 6 meses de vida

  • D.

    Realizar reforço a cada dez anos após a data da última dose

O controle das infecções hospitalares têm se constituído em um grande desafio nas instituições de saúde, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Em relação a medidas de controle de infecção em ambientes hospitalares, analise as afirmativas abaixo.

I. As precauções de isolamento se destinam a prevenir a propagação de patógenos em hospitais, fundamentadas em seu modo de transmissão.

II. A lavagem das mãos constitui-se na medida mais importante para a redução dos riscos de transmissão de micro organismos e deve ser realizada antes e depois de contatos com pacientes com sangue, fluidos corpóreos, secreções, excreções, equipamentos e objetos contaminados por eles; constituem-se no simples ato de lavar as mãos com água e sabão, visando a remoção das bactérias transitórias e residentes, células descamativas, pelos, suor, sujidades e oleosidade da pele.

III. O uso de máscaras e de protetores dos olhos e protetores de face é necessário em situações nas quais possam ocorrer respingos e espirros de sangue ou secreções nos funcionários.

 IV. Medidas recomendadas para a prevenção de infecções por bactérias multirresistentes incluem usar luvas estéreis para todas as pessoas que tiverem contato com o paciente ao entrar no quarto durante o atendimento, trocar de luvas após o contato com material biológico e retirar as luvas antes de deixar o quarto, pois uma das formas de transmissão se dá por contato.

V. A transmissão de bactérias multirresistentes Klebsiella Pneumoniale Carbapenemase (KPC) pode acontecer durante a tosse, o espirro e as conversas, o que requer precauções quanto à dispersão de gotículas em adição às precauções padrão.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II, III estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II, e IV estão corretas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...