Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a administração de medicamentos por via endovenosa em pacientes hospitalizados, julgue os itens seguintes.
Pacientes que serão submetidos a quimioterapia por longo período de tempo devem ser avaliados quanto à necessidade de implantação de cateter venoso central de longa permanência. Caso haja indicação de implantação de cateter, aspectos importantes devem ser levados em consideração, tais como: estado nutricional, condições de rede venosa periférica e grau de mielodepressão associado ao tratamento, não se levando em consideração as condições de moradia e as condições do paciente de assumir os cuidados com o cateter.
Sobre a vacinação de rotina da gestante, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se a gestante nunca foi vacinada, ou se a história vacinal for desconhecida ou não conclusiva, deve-se aplicar três doses da vacina dupla dT, sendo a primeira aplicada na terceira consulta de pré-natal.
( ) Quando a gestante já foi vacinada com três doses ou mais de vacina contra tétano, deve-se fazer mais uma dose, se já decorreram mais de 5 anos da última dose.
( ) Se a gestante não estiver com as três doses da vacina contra tétano completas, estas deverão ser completadas.
A sequência está correta em
F, F, V
F, V, V
V, F, V
V, F, F
V, V, V
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os três pilares do modelo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre envelhecimento ativo abordam estratégias para prevenção de quedas em idosos. Um desses pilares se refere à conscientização sobre a importância da prevenção de quedas, que inclui
a promoção do hiato entre os serviços de saúde e de assistência social no cumprimento das Diretrizes de Envelhecimento Ativo da OMS.
a limitação na compreensão dos idosos de que é muito tarde para mudar o próprio comportamento e adotar um novo estilo de vida.
a abolição do uso de protocolos, pelos profissionais da saúde, na identificação de pessoas de maior risco.
o incentivo aos curandeiros que tenham conhecimentos sobre medicinas alternativas e complementares para integrar seus conhecimentos às práticas baseadas em evidências.
a abordagem superficial dos riscos de quedas, pois as preocupações com a segurança são barreiras à mudança comportamental de muitos idosos.
Na gestão em enfermagem, a descrição das etapas dos procedimentos a serem executados e a provisão dos materiais descartáveis, respectivamente, estão relacionados com
o abastecimento de insumos inexistentes até o momento na unidade e a implantação da SAE.
a compreensão da filosofia da instituição de saúde e o planejamento de gastos/custos.
a elaboração de manuais e o controle de materiais utilizados por determinado período de tempo.
o desenvolvimento do regimento institucional e o número de curativos realizados por determinado período de tempo.
a definição das normas da instituição e o planejamento de gastos/custos até o momento na unidade.
Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O vírus rábico é neurotrófico e sua ação no sistema nervoso central causa um quadro clínico característico de encefalite aguda, decorrente de sua multiplicação entre os neurônios.
Uma paciente de sessenta e dois anos de idade foi atendida em uma unidade de pronto-socorro, relatando cefaleia, cansaço, ardor para urinar e redução importante do volume urinário nos últimos dias. Após realizar exame laboratorial de urina das 24 horas, foi mensurado volume de 40 mL. A paciente é hipertensa e informou que faz uso de anti-inflamatórios e de medicamentos para controlar a pressão arterial. A paciente relatou, ainda, ter realizado exame radiológico com uso de contraste. No exame clínico, foram constatados os seguintes resultados: temperatura de 37,1 ºC, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 28 irpm, pressão arterial = 11,7 mmHg × 7,8 mmHg e escala de Glasglow = 15 pontos.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
O relato indica que os sinais e sintomas apresentados podem relacionar-se a nefrotoxicidade medicamentosa.
Um indivíduo procura atendimento na empresa após ter caído um objeto de mármore sobre o seu MID (membro inferior direito). Apresenta, no membro afetado, ferimento corto-contuso com hemorragia. Nesta situação, conforme as Diretrizes da American Heart Association e da American Red Cross (AHA/ARC 2010), uma das ações de primeiros socorros no controle inicial da hemorragia externa, é, dentre outras,
a aplicação de pressão associada ao uso de 1 mg de epinefrina no local, a fim de acelerar o processo de hemostasia.
a aplicação do torniquete concomitante à pressão local, visando à prevenção de isquemia e gangrena de extremidade.
a aplicação de compressão (pressão) direta no local da hemorragia, por ajudar a diminuir ou parar o sangramento pelo aumento da pressão extraluminal e pela redução da pressão transmural.
o uso rotineiro de agentes hemostáticos associados à pressão local, devido à eficácia destes na prevenção da destruição tecidual.
a compressão do membro afetado por meio de enfaixamento no sentido proximal para o distal, a fim de melhorar o retorno venoso e prevenir isquemia de extremidade.
Tendo em vista que, de acordo com a Resolução n.º 358/2009/COFEN, o processo de enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorra o cuidado profissional de enfermagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de enfermagem é composto pelas seguintes etapas interdependentes, cíclicas e não lineares: coleta de dados ou investigação; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação.
São consideradas doenças preveníveis por imunização:
rubéola, tuberculose, diabetes, varicela, gripe.
difteria, tétano, coqueluche, rubéola, tuberculose.
osteoporose, tuberculose, difteria, tétano, coqueluche.
coqueluche, rubéola, tuberculose, esclerose múltipla.
leishmaniose, coqueluche, rubéola, tuberculose, gripe.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Ministério da Saúde, nas orientações à família do idoso sobre medidas práticas para a minimização de quedas na residência e suas consequências, recomenda-se
a retirada de tapetes no início e no fim de escadas e a utilização de dispositivos de auxílio à marcha.
a reorganização do ambiente interno da residência, mesmo sem o consentimento da pessoa idosa.
a sugestão de colocação de um diferenciador de degraus e de corrimãos unilaterais nas escadas.
o incentivo ao uso de banheiras pelos idosos, quando da instabilidade postural.
a restrição de acesso a determinados ambientes da casa, se idoso em uso de medicamentos anticoagulantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...