Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modo de viver da sociedade moderna tem determinado um padrão alimentar que, aliado ao sedentarismo, em geral não é favorável à saúde da população. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem, entre seus propósitos, a promoção de práticas alimentares e modos de vida saudáveis. Considerando o índice de massa corporal, um homem jovem, de 34 anos, com altura de 1,73 m e peso de 80 Kg possui:
obesidade grau II.
obesidade grau I.
sobrepeso
peso normal.
desnutrição
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A esterilização de material é fundamental para os procedimentos de enfermagem.
Com relação aos processos de esterilização utilizados, assinale a afirmação correta.
O material já esterilizado se mantém nessa condição, por tempo indeterminado, enquanto o invólucro estiver íntegro.
A presença de matéria orgânica (gordura, sangue, pus e outras secreções) protege os microorganismos contaminantes do contato indispensável com o agente esterilizante; daí ser necessária a limpeza prévia dos materiais a serem esterilizados.
A esterilização pelo calor seco é vantajosa em relação à feita pelo calor úmido, pois necessita de baixas temperaturas, o tempo de esterilização é menor e é possível se abrir a estufa durante o processo.
A esterilização por autoclave ( calor úmido na forma de vapor saturado sob pressão) permite a esterilização de pós, borrachas, materiais inoxidáveis, tecidos e líquidos.
Os testes bacteriológicos não são necessários para se avaliar a eficiência do processo de esterilização na autoclave, tendo em vista a utilização das fitas que mudam de cor após o processo.
Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.
A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.
Na realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.
Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recémnascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.
O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia.
Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável.
No decorrer do envelhecimento o idoso pode apresentar alterações benignas na pele, do tipo
discromias tipo lentigos, xerose, rugas, neurodermatite.
xerose, rugas, foliculite, melanoma.
discromias tipo lentigos, melanoma, verrugas seborreicas.
neurodermatite, herpes zoster, presbiacusia, telangiectasias.
xerose, presbiopia, acne, discromias tipo lentigos.
Um dos objetivos da auditoria operativa é identificar distorções, promover correções e buscar um aperfeiçoamento do atendimento médico hospitalar ou ambulatorial, procurando obter melhor relação custo/benefício na política de atendimento das necessidades do paciente. Em hospitais que dispõem de serviço de atendimento de urgência em oftalmologia, cadastrados no SUS, o auditor deverá atentar que NÃO poderá ser cobrado como procedimentos de urgência:
retirada de corpo estranho.
processos inflamatórios de aparecimento súbito.
queda repentina da acuidade visual.
teste de visão subnormal.
acidentes com lesões oculares.
Na assistência a paciente portador de hanseníase, o enfermeiro deve
avaliar o grau de incapacidade global do paciente mediante utilização dos indicadores de força muscular.
orientar o paciente a andar descalço e dar passos longos e rápidos.
recomendar ao paciente que realize exercícios passivos para ganhar massa muscular.
realizar o teste de Schirmer para identificar possível ressecamento das córneas do paciente.
utilizar a escala de SALSA (screening of activity limitations and safety awareness) para avaliar o grau de comprometimento da pele do paciente bem como as restrições às suas atividades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a definição clássica de sintomático respiratório é o indivíduo que apresenta tosse, associada, ou não, a outra alteração respiratória, por algumas semanas. Esse conceito se aplica tanto a adolescentes quanto a adultos. Recomenda-se a realização de baciloscopia direta do escarro, para confirmar ou excluir tuberculose pulmonar nas pessoas que tossem por mais de três semanas, se não têm justificativa clara para o sintoma. São sintomas de um paciente respiratório crônico:
I. expectoração.
II. hemoptise.
III. sibilância.
IV. dor lombar.
V. taquipneia e dispneia.
Estão corretos os itens:
I e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e Vapenas.
I, II, III, IV e V.
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Associada ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, a lavagem das mãos é essencial na prevenção e controle de doenças; deve ser praticada regularmente, antes e após o atendimento a cada vítima. Também a prevenção e o controle das infecções deve se fazer a partir do cuidado com os equipamentos utilizados no atendimento à vítima: limpeza, desinfecção e esterilização. Em relação a esse assunto, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
1. Limpeza
2. Desinfecção
3. Esterilização
4. Antissepsia
Coluna 2
( ) Consiste na destruição de microorganismos através de meios físicos (calor) e químicos (soluções desinfetantes como o álcool 70%).
( ) Consiste na completa eliminação de todas as formas de vida microbiana e também pode ser realizada através de meios físicos e químicos.
( ) Consiste no uso de álcool glicerinado a 70%, para impedir a proliferação de germes na pele.
( ) Consiste na remoção de sujidades visíveis, através da ação mecânica, utilizando-se água, sabão ou detergente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
2 1 4 3
2 3 4 1
3 2 4 1
4 1 2 3
4 3 2 1
A depressão afeta a saúde mental do indivíduo idoso, com frequência. Na avaliação desse transtorno na pessoa idosa, é necessário
observar manifestações como agitação, sensações de demérito, memória diminuída, concentração e atenção preservadas, risco ínfimo de ideação suicida.
diferenciar depressão e demência, porque na depressão o comprometimento cognitivo se manifesta com agitação, inquietação e declínio da função cerebral.
associar as alterações de dieta e de desequilíbrio hidroeletrolítico como fatores desencadeantes da depressão.
orientar familiares que terapia medicamentosa com antidepressivos associada à psicoterapia apresenta pouca efetividade no arsenal terapêutico.
considerar que o uso de álcool, embora seja prática habitual entre os idosos, não é fator associado à depressão.
Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como
nível 1.
nível 3.
nível 5.
complexidade zero.
complexidade básica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...