Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A crise hipertensiva é a elevação súbita e acentuada da pressão arterial e representa uma séria e grave ameaça à vida. Alguns fatores de risco predispõem pessoas não hipertensas a terem crise hipertensiva. São eles:
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Art.121, as infrações cometidas pelos profissionais da área podem ser consideradas:
Levíssimas, quando ofendem a integridade moral de qualquer pessoa, como maustratos verbais.
Leves, quando ofendem a integridade física de qualquer pessoa, causando debilidade passageira.
Sérias, quando provocam deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido ou função.
Graves, quando provocam perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa.
Gravíssimas, apenas quando provocam morte.
O desenvolvimento da displasia das células cervicais uterinas e sua transformação em células cancerosas está relacionada a presença do vírus:
HIV.
HSV.
HAV.
H1N1
HPV.
Texto para as questões 52 e 53
Em uma unidade de terapia intensiva, foi solicitado o exame de gasometria arterial para a avaliação do quadro clínico de um paciente, obtendo-se como resultado: pH = 7,29; pO2 = 60; pCO2 = 57; HCO2 = 26,5; BE = +1.
Com relação ao exame solicitado, assinale a opção correta.
Ao heparinizar a seringa, deve-se considerar que a heparina é básica e pode influenciar nos valores de pH, pCO2 e pO2 em amostras pequenas.
As presenças de leucocitose e de um número elevado de plaquetas provocam aumento no valor do pO2, dando a falsa impressão de hipoxemia.
Em distúrbios que envolvem mecanismos renais e respiratórios, o diagnóstico baseia-se na gasometria arterial e venosa.
Deve-se salientar que o resfriamento da amostra de sangue diminui o pH, aumenta a saturação de oxigênio e aumenta o pO2.
Por meio da gasometria arterial é possível verificar o estado ácido-básico do sangue, bem como obter dados importantes para avaliar a função respiratória do paciente e a respeito da perfusão tecidual.
Dados epidemiológicos revelam cada vez mais o aumento de mortes relacionadas à Doença Coronariana. Estudos revelam que 50% das pessoas acometidas pelo IAM, doença coronariana aguda, morrem na primeira hora do evento, o que remete à necessidade de um reconhecimento da situação e ação rápida e segura por parte do profissional de saúde. Com relação ao IAM, marque a opção incorreta :
A gravidade da síndrome coronariana aguda tem como variáveis a velocidade de oclusão da coronária; o grau de obstrução determinado pelo trombo e pelo grau de vasoconstrição e a duração da obstrução.
O IAM pode provocar uma reação histológica irreversível , assim temos despolarização e polarização da célula necrosada.
No IAM não temos produção de vetores.
Ocorre liberação de proteínas celulares para o sangue.
Para confirmar se o tamanho do manguito é proporcional à circunferência do braço do paciente, considerando que o comprimento da bolsa inflável deve corresponder a 80% da circunferência do braço e a largura da bolsa inflável deve corresponder a 40% da mesma circunferência, o técnico de enfermagem deve medir
a distância entre o acrômio e o olécrano, verificar a circunferência do braço no ponto médio e comparar as medidas com as do manguito.
a distância entre a clavícula e o ponto médio da inserção do bíceps, verificar a circunferência do braço e comparar com o manguito.
a largura da bolsa inflável do manguito e o tamanho do braço, somar as duas medidas e dividir por 3, e comparar com as do manguito.
o comprimento do braço entre a escápula e o acrômio e dividir o valor por 2, e comparar as medidas com as do manguito.
a distância entre a artéria radial e o olécrano, verificar a circunferência do braço no ponto médio e comparar as medidas com as do manguito.
Segundo o Ministério da Saúde, na rede de frio o armazenamento de vacinas em geladeiras domésticas deve seguir as seguintes recomendações:
I. No evaporador (congelador): colocar gelo reciclável (gelox ou bobinas com água) na posição vertical.
II. Na primeira prateleira: colocar as vacinas que podem ser submetidas a temperaturas negativas, entre elas a vacina BCG e da hepatite.
III. Na segunda prateleira: colocar as vacinas que não podem ser submetidas à temperatura negativa, entre elas as vacinas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, tríplice viral.
IV. Na terceira prateleira: podem ser colocados diluentes, soros ou caixas com as vacinas conservadas entre +2 °C e +8 °C, com o cuidado de permitir a circulação do ar entre os recipientes e as paredes da geladeira.
V. Retirar as gavetas plásticas e suportes existentes na parte interna da porta, e no lugar da gaveta grande preencher toda parte inferior, exclusivamente com doze garrafas de água com corante, para a elevação lenta da temperatura interna da geladeira.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, IV e V, apenas.
IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Qualquer líquido estranho que atingir o olho deve ser removido imediatamente. O olho deve ser lavado em água corrente.
Por quantos minutos, no mínimo, deverá ser feito qualquer procedimento de lavagem dos olhos para retirada de líquido estranho?Com relação à dengue, é INCORRETO afirmar que:
O período de incubação é de 5 a 10 dias, podendo apresentar-se sob as formas assintomática, oligossintomática e clássica.
A primeira infecção (primeiro estímulo antigênico) leva a uma sensibilização do sistema imune, envolvendo linfócitos T e B.
A trombocitopenia não é comum na dengue clássica, mas é encontrada na febre hemorrágica da dengue.
Em 50% dos casos a febre desaparece em lise quando surge rash morbiliforme, atingindo face, tronco e membro de forma aditiva.
É considerada doença endêmica no Brasil.
A prova tuberculínica está indicada no auxílio diagnóstico da tuberculose por via
subcutânea, no terço inferior da face posterior do antebraço direito, na dose de 0,5 mL.
intradérmica, no terço superior da face anterior do antebraço direito na dose de 0,5 mL.
intradérmica, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1 mL.
subcutânea, no terço médio da face posterior do braço direito, na dose de 0,1 mL.
intradérmica, no terço inferior da face anterior do antebraço esquerdo na dose de 0,5 mL.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...