Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A aclimatação é uma medida preventiva de adaptação fisiológica aos efeitos do calor no corpo humano. O aumento do tempo de exposição do trabalhador, no segundo dia dessa adaptação, deve, em percentuais, ser de
Analise as afirmativas abaixo, considerando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) O volume necessário para administrar 100 mg de um frasco 500 mg de antibiótico endovenoso diluído em 4 ml de água destilada é 0,5 ml.
( ) Uma solução glicosada que é infundida a 120 gotas por minuto está administrando 360 ml por hora.
( ) Para administrar 1200 ml de solução fisiológica em 24 horas pode-se colocar o gotejamento a 50 microgotas por minuto.
( ) Para obter 800 mg de um medicamento cujo frasco contém 2 gramas diluídos em 5 ml, aspiram-se 1,5 ml.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
V V V F
F V V V
V V F F
F V V F
F F V F
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Qual agente etiológico causador desse agravo? Escolha a alternativa correta:
Pertence ao gênero MORBILLIVIRUS, família PARAMYXOVIRIDAE;
Pertence ao gênero RUBIVIRUS, família TOGAVIRIDAE;
Pertence ao gênero LYSSAVIRUS, família RHABDOVIRIDAE;
Pertence ao gênero ENTEROVIRUS, família PICORNAVIRIDAE;
Pertence ao gênero FLAVIRUS, família FLAVIVIRIDAE.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As diretrizes da AHA (American Heart Association) 2010 para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências, com significativas alterações em relação a AHA 2005. Segundo as novas diretrizes preconizadas na AHA 2010, assinale a opção correta.
O procedimento ver, ouvir e sentir se há respiração, que fazia parte da AHA 2005, permanece na AHA 2010 como medida importante.
O profissional de saúde deve iniciar as compressões torácicas antes de aplicar as ventilações de resgate (C-A-B), iniciando a RCP com 30 compressões em vez de 2 ventilações, diminuindo a demora em aplicar a primeira compressão.
A profundidade da compressão torácica em paciente adulto deve ser de um e meio a duas polegadas (4 cm a 5 cm) ao invés de no mínimo duas polegadas (cerca de 5 cm), como era na AHA 2005.
Frente a um atendimento de emergência, o profissional de saúde não deve levar mais que 20 segundos verificando o pulso do paciente e, caso não sinta pulsação, deve iniciar a recuperação cardiopulmonar e usar o DEA/DAE, se possuir.
O coração é um músculo que bombeia, em média, 5 litros de sangue por minuto por todo o organismo, então em 30 dias o coração terá bombeado
9 kL de sangue.
120 kL de sangue.
216 kL de sangue.
1.200 L de sangue.
Relacione as colunas e em seguida assinale a alternativa que contem a sequência CORRETA:
I. Úlcera de pressão grau I.
II. Úlcera de pressão grau II.
III. Úlcera de pressão grau III.
IV. Úlcera de pressão grau IV.
( ) Ocorre ruptura da pele que se estende através da epiderme e derme, com bolha, edema, extravasamento celular.
( ) Atinge os tecidos subcutâneos ou fáscia com cratera profunda.
( ) Ocorre eritema, edema, rubor e intenso desconforto.
( ) Atinge estruturas como o músculo e possivelmente o osso, drenagem purulenta e odor fétido.
II, III, I, IV;
I, II, III, IV;
III, IV, I, II;
II, I, IV, III;
IV, II, III, I.
Na possibilidade de contato com sangue, líquidos corpóreos, secreções e excreções, é procedimento de precaução padrão a utilização de
Foram prescritos 750 ml de solução glicosada 5% para ser administrada em 10 horas. O total de glicose que o paciente irá receber e o gotejamento por minuto a ser controlado, são, respectivamente,
37,5 g e 25 gotas/minuto.
75 g e 50 gotas/minuto.
50 g e 40 gotas/minuto.
45 g e 40 gotas/minuto.
35 g e 30 gotas/minuto.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em emergência hipertensiva, situação em que a pressão arterial está extremamente elevada (superior a 180 mmHg x 120 mmHg), o procedimento imediato consiste em abaixar rapidamente a pressão para evitar comprometimento de órgão-alvo e risco de morte eminente. Uma das condutas adotadas é a terapia medicamentosa com nitroprussiato de sódio. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O nitroprussiato de sódio é um medicamento que não causa retenção hídrica e apresenta apenas os seguintes efeitos colaterais: náuseas, vômitos e taquicardia reflexa.
Recomenda-se a diluição de uma ampola contendo 50 mg do nitroprussiato de sódio em 250 mL de solução glicosada 5% ou fisiológica 0,9%, com uso de equipo simples específico para bomba de infusão.
A pressão arterial do paciente deve ser monitorada a cada 50 minutos após o início da perfusão, devido ao risco de hipotensão.
O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação, sendo a droga de escolha na crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca.
Por causar aumento da hipertensão intracraniana, o nitroprussiato de sódio é contraindicado nas encefalopatias hipertensivas devido ao risco de hemorragias.
Dois pacientes que estão acomodados no mesmo quarto estão sendo monitorados. Às 6h da manhã, a pressão deles é checada. O paciente A tem a pressão verificada a cada 50 minutos e o paciente B tem a pressão verificada a cada 45 minutos. Logo, a próxima vez que ambos terão a pressão verificada ao mesmo tempo será às
12h40min.
11h.
10h 30min.
13h 30min.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...