Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sobre o Diabetes Mellitus é INCORRETO afirmar que
o desenvolvimento do diabetes tipo 1 pode ocorrer de forma rapidamente progressiva (pico de incidência entre 10 e 14 anos, neste caso), ou de forma lentamente progressiva, e atinge somente crianças e adolescentes.
o termo tipo 1 indica destruição da célula beta que eventualmente leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose, coma e morte.
o termo tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nestes casos, quando efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.
as causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física; portanto, mudanças positivas no estilo de vida são efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2.
muitos diabéticos não sabem que são portadores da doença, por isso, testes de rastreamento são indicados em indivíduos que apresentem fatores de risco para a doença como sobrepeso, hipertensão arterial, antecedente familiar.
A hanseníase é uma doença infecciosa endêmica no Estado do Maranhão e epidemiologicamente apresenta:
Baixa infectividade.
Alta letalidade.
Menor prevalência que incidência.
Alta infectividade.
Alta virulência.
Paciente em estado grave, admitido em uma Unidade de Tratamento Intensivo e colocado em um ventilador de pressão positiva, ciclado a volume e com parâmetros de ventilação controlada. Considerando essas informações, a alternativa correta é:
Considerando as características da assistência ventilatória, o tubo endotraqueal deve ser mantido desinflado.
Devido ao alto risco de infecção pulmonar, o paciente deve ser constantemente monitorado e alterações, como febre ou mudanças na coloração de secreções, devem ser comunicadas à equipe.
O paciente deve ser mantido em posição de decúbito dorsal durante o período em que ficar sob ventilação mecânica, como garantia de que não haverá saída acidental do tubo endotraqueal.
Não deve ser realizado qualquer procedimento de aspiração das vias aéreas do paciente, haja vista a recente entubação e o fato de o paciente estar sob ventilação mecânica.
O tubo orotraqueal deve ser trocado a cada 24 horas para evitar acúmulo de secreções e, consequentemente, infecções.
Diversas coberturas com formas e propriedades diferentes podem ser utilizadas em curativos, necessitando que o técnico de enfermagem conheça as indicações específicas de cada uma delas. A cobertura e a respectiva indicação estão corretamente descritas em:
papaína: feridas abertas, com tecido desvitalizado e necrosado.
hidrogel: feridas com muito exsudato e infectadas.
membranas ou filmes de poliuretrano: úlcera por pressão e tratamento de feridas abertas infectadas.
carvão ativado: feridas limpas e em lesões por queimadura.
alginatos: lesões superficiais sem ou com pouca exsudação.
Ao promover ações educativas na campanha sobre osteoporose para funcionários da instituição, o técnico de enfermagem enfatiza que a
patologia acomete a população feminina, geralmente após a menopausa, e atinge a população masculina mais precocemente que a feminina, devido ao desgaste da estrutura óssea.
perda da massa óssea devido à idade está relacionada à diminuição dos hormônios estrogênio e glucagon, responsáveis pela captação e reabsorção do cálcio.
ingestão aumentada de cálcio e a redução da cafeína e do álcool diminuem o risco para o aparecimento da osteoporose.
obesidade, a exposição excessiva à luz solar durante a vida e as comorbidades são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.
boa mecânica corporal, os exercícios físicos de sustentação e o uso de corticosteroides impedem o aparecimento da osteoporose.
Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo
prestar assistência às pessoas que estejam em abstinência alcoólica, mantendo a internação por, no mínimo, 45 dias, até cessar os efeitos da ausência do álcool no organismo.
fornecer atenção contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, finais de semana e feriados.
prestar assistência de saúde aos usuários de álcool e drogas, fornecendo gratuitamente imunização contra hepatite A e C.
prestar assistência aos dependentes de crack, excluindo a família do cuidado, devido à gravidade do caso.
prestar assistência de enfermagem, priorizando a contenção de todos os pacientes por meio de restrição física.
Julgue as alternativas abaixo. Coloque V (verdadeiro) e F (falso). Em seguida assinale a alternativa correta:
( ) O local a ser aplicado a endovenosa será escolhido observando os seguintes aspectos: acessibilidade, mobilidade reduzida, localização sobre base menos dura, estase fácil e ausência de nervos importantes.
( ) Esclerose, ocorre por injeções frequentes na mesma veia.
( ) Flebite, ocorre quando a solução é irritante, provocando infecções locais.
( ) Hematomas, quando há extravasamento sanguíneo pela lesão paravascular.
( ) Choques pirogênicos, anafiláticos e periférico, ocorrem respectivamente pela injeção de substâncias pirogênicas, alérgicas e por fatores emocionais.
F, F, F, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
A vacina antipólio oral para ter eficácia deve ser conservada, em âmbito local, numa temperatura entre
+ 8ºC e + 10ºC.
+ 2ºC e + 8ºC.
2ºC e 4ºC.
4ºC e 8ºC.
0ºC e 2ºC.
Portador de colostomia refere distensão da bolsa coletora devido à eliminação de flatos e solicita orientação. Como medidas de prevenção e controle da flatulência, orienta-se
realização de orifícios pequenos na parte superior da bolsa plástica; controle da aerofagia; fracionamento das refeições.
colocação de filtro de carvão e desodorizante na bolsa; suspensão temporária da ingestão de leguminosas, queijos maturados, frutos do mar; atividade física para redução do peristaltismo.
suspensão temporária de leguminosas, coalhada, salsinha, frutas maduras e aromáticas; realização de orifícios pequenos na parte superior da bolsa plástica; avaliação com médico especialista.
realização de atividade física para redução do peristaltismo; avaliação com médico especialista; colocação de filtro de carvão e desodorizante na bolsa.
mastigação adequada de pequenas porções de alimentos; controle da aerofagia; suspensão temporária de alimentos fermentativos.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, dentre os fatores evidenciados cientificamente que justificam o risco ocupacional do tabagismo passivo, inclui-se:
a fumaça do cigarro contém alcatrão e em contato com a pele do trabalhador causa queimaduras graves.
o monóxido de carbono presente na fumaça de cigarro causa hipotireoidismo ao tabagista passivo.
a alta concentração de nicotina é cinco vezes maior na fumaça presente em ambientes fechados do que na tragada pelo fumante.
a estimativa do aumento em até cinco vezes nas chances do trabalhador exposto à fumaça de cigarro desenvolver diabetes mellitus e distúrbios psiquiátricos.
a probabilidade da fumaça ambiental do tabaco causar, de imediato, lesões cardiovasculares e exposição às substâncias cancerígenas, aos não fumantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...