Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Senhor J.O.M., 70 anos, sofreu queda de mesmo nível (no banheiro). Queixa-se de dor intensa em MID, principalmente ao movimentá-lo. Realizado raio X com laudo de fratura de colo de fêmur D. Os achados clínicos que o enfermeiro deve identificar são:
Deformação do MID, movimentação de adução, abdução, flexão, rotação interna e externa, encurtamento do MID em relação ao MIE e sensibilidade em quadril D.
Rotação interna do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril D, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Deformação do MID, rotação interna do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril D, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Rotação interna do MID, movimentação de adução, abdução, flexão, rotação interna e externa, sensibilidade em quadril D e hematoma em quadril D.
Deformação do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Senhor P.O., 62 anos, aposentado, casado, 2 filhos. É internado devido à queixa de muita dor nas pernas, principalmente quando anda. O enfermeiro durante o exame físico detecta dificuldade na deambulação, palidez das extremidades inferiores, pulso pedioso e poplíteo quase imperceptível, perfusão periférica maior que três segundos, temperatura dos pés diminuída comparada as das mãos e claudicação intermitente. Essas características definidoras estão relacionadas ao suprimento sanguíneo insuficiente para as extremidades, à liberação de ácido lático, devido ao metabolismo anaeróbico no segmento isquêmico, e à extensão do déficit circulatório e do processo inflamatório. Qual das seguintes alternativas identifica os diagnósticos de enfermagem, segundo NANDA, para esse caso clínico?
Risco de intolerância à atividade, risco de perfusão tissular ineficaz, dor.
Débito cardíaco diminuído, dor aguda, deambulação prejudicada.
Risco de intolerância à atividade, dor aguda, deambulação prejudicada.
Termorregulação ineficaz, dor aguda, risco de perfusão tissular cardíaca diminuída.
Perfusão tissular periférica ineficaz, dor aguda, deambulação prejudicada.
Enfermagem - Nutrição e Dietética - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A anemia por deficiência de ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro e/ou pela inadequada utilização orgânica. Sobre a anemia por deficiência de ferro, assinale a afirmativa INCORRETA:
Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele e mucosas, menor disposição para o trabalho e apatia.
Em crianças a anemia está associada ao retardo do crescimento, fadiga, redução da atividade física e da afetividade, baixa resistência a infecções, bem como comprometimento do desenvolvimento cognitivo, da coordenação motora e da linguagem.
A presença de ácido ascórbico e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais.
Crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e a introdução da alimentação complementar precoce estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de anemia.
A anemia por deficiência de ferro é um problema nutricional relevante no Brasil e atinge somente as classes sociais de baixa renda.
A Doença Hemolítica Perinatal (DHP) ou imunização caracteriza-se pela hemólise fetal com suas múltiplas e graves repercussões sobre a vitalidade fetal. O Enfermeiro deve estar apto a assistir o binômio mãe e filho e atuar criteriosamente. Analise as questões abaixo e marque a INCORRETA:
A DHP é decorrente da incompatibilidade sanguínea materno-fetal em que anticorpos maternos contra antígenos eritrocitários fetais atravessam a placenta e ao ocorrer a reação Ag-Ac, promovem hemólise eritrocitária.
A DHP pode ocorrer por transfusão sanguínea incompatível quando a mãe recebe previamente transfusão sanguínea Rh positivo.
Através da hemorragia materno-fetal e ocorre com mãe Rh negativo e feto Rh positivo e geralmente ocorre no parto mas pode também ocorrer em situações de abortamento, gestação ectópica e trauma abdominal.
Para a prevenção da doença hemolítica perinatal, a gestante deve receber na 12ª semana gestacional a imunoglobulina ANTI D. Não se indica corticóides para a aceleração da maturidade pulmonar fetal a partir de 26 semanas principalmente nas pacientes submetidas à investigação invasiva.
Na primeira consulta gestacional deve-se solicitar o tipo sanguíneo materno se for Rh (-) solicita-se o Rh do companheiro e se este for Rh positivo, pede-se coombs indireto, se for negativo, repetir mensalmente, mas se for positivo com titulação maior que 1:8 indica-se a investigação do comprometimento fetal através de procedimentos invasivos.
Com relação à assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental e às unidades da rede de atenção à saúde mental, assinale a opção correta.
O programa Volta para Casa, que integra a rede de atenção à saúde mental, resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
O CAPS foi instituído com a proposta de ampliar os cuidados existentes na rede SUS de atenção em álcool e outras drogas, e dar maior resolutividade e retaguarda aos usuários.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família 3 tem como objetivo promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas, na atenção básica e em municípios com menos de vinte mil habitantes.
A partir de 2005, houve uma retração na implantação de centro de atenção psicossocial (CAPS) porque os incentivos financeiros eram liberados após a vistoria no local feita por técnicos do Ministério da Saúde.
A expansão do cadastramento de novos hospitais psiquiátricos para prestação de assistência à rede de saúde mental deriva da importância dessas unidades para a reintegração social do paciente.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para diminuir a hipotensão supina e melhorar o débito cardíaco em vítimas de trauma abdominal, no terceiro trimestre de gestação, o enfermeiro orienta que:
Um paciente de trinta e seis anos de idade, diabético, está em jejum por 12 horas, aguardando uma cirurgia. O paciente não está recebendo soro.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se for diabético do tipo I, o paciente em apreço deverá receber insulina regularmente no dia da cirurgia, não sendo necessária a realização de exame de glicemia capilar.
Analise as afirmativas abaixo sobre a administração de medicamentos.
I. Todos os antibióticos têm potencial para desencadear efeitos colaterais de natureza irritativa.
II. Os medicamentos derivados do ácido salicílico são eficientes para diminuir a temperatura febril e não possuem efeito irritante sobre a mucosa gástrica.
III. Após preparar o medicamento, o local deve estar em ordem e limpo, utilizando álcool a 70% para desinfetar a bancada.
IV. Na administração de medicamentos por via oral e sublingual, devem ser observados o jejum, o controle hídrico, náuseas e vômitos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II, III e IV são corretas.
Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O enfoque participativo e estratégico do planejamento, no plano geral, é estruturado através de quatro grandes passos, ou fases, que podem ser recursivas e não-lineares, mas que representam um sequenciamento lógico da elaboração teórica do planejamento.
São eles:
Momento questionador; momento normativo; momento estratégico e momento operacional
Momento explicativo; momento regrador; momento estratégico e momento tático.
Momento explicativo; momento normativo; momento estratificado e momento tático-bélico.
Momento explicativo; momento normativo; momento estratégico e momento tático-operacional.
Momento questionador; momento normativo; momento apropriado e momento tático-operacional.
Considerando o caso clínico apresentado na questão anterior (questão 30), as intervenções de enfermagem que devem ser estabelecidas pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas são:
I. Aplicar compressas de gelo em região inguinal D.
II. Mudar de decúbito em bloco e elevar cabeceira 90º.
III. Massagear as costas após mudança de decúbito em bloco.
IV. Orientar para flexionar o MID. V. Incentivar ingesta hídrica.
VI. Verificar frequentemente sinais vitais, principalmente tipo e frequência do pulso pedioso D.
VII. Verificar ao redor do curativo compressivo quanto a presença de hematomas, edema, sangramento e dor.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas III, V, VI e VII.
Todas as assertivas.
Somente as assertivas I, III, V, VI e VII.
Somente as assertivas I, II, III, VI e VII.
Somente as assertivas III, IV, V, VI e VII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...