Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de risco biológico e medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde, assinale a opção correta.
Como medida de precaução padrão, é recomendado o uso de luvas em todos os procedimentos realizados junto ao paciente.
Em caso de precaução de contato, é obrigatório o uso de luvas e avental durante todo o atendimento ao paciente, sendo indispensável abrigá-lo em quarto privativo.
No caso de precaução por gotículas, situação de pacientes portadores de meningite bacteriana, difteria e rubéola, a internação pode ser feita na mesma enfermaria com outros pacientes, desde que seja mantida a distância mínima de um metro entre dois leitos consecutivos.
O transporte de pacientes em precaução por aerossóis deve ser realizado seguindo-se as medidas de precaução padrão e com uso de máscara profissional N-95 para a equipe e para o paciente.
As medidas de precaução padrão devem ser seguidas para todos os pacientes, independentemente de estarem ou não com alguma infecção.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As estratégias envolvidas no controle de risco para as doenças cardiovasculares abordam os diferentes níveis de atenção em saúde e têm por objetivos:





O enfermeiro ao realizar um curativo oclusivo na mão de um paciente com queimaduras extensas e de 3º grau, envolveu separadamente cada um dos dedos. O principal OBJETIVO dessa técnica é:
Impedir a cicatrização conjunta dos dedos.
Evitar movimentos de abdução dos dedos.
Diminuir os riscos de infecção cruzada ou geral.
Facilitar a técnica do curativo.
Facilitar o desbridamento adequado das lesões.
Via onde é administrada medicação diretamente na circulação sanguínea:
Intramuscular.
Oral.
Subcutânea.
Endovenosa.
Paciente do sexo feminino, 57 anos, compareceu à UBS para aferição da pressão arterial e glicemia capilar. Referiu última refeição há duas horas. A PA estava 162 x 108 mmHg e a glicemia capilar 171 mg/dL. Segundo a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão e as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes Mellitus 2009, como você classificaria esses valores?
Hipertensão estágio I e Diabetes Mellitus.
Hipertensão estágio III e Diabetes Mellitus.
Pressão normal alta e tolerância à glicose diminuída.
Hipertensão estágio II e tolerância à glicose diminuída.
O funcionamento das válvulas cardíacas é fundamental para a capacidade de bombeamento de sangue do coração. Em relação às válvulas cardíacas, assinale a alternativa CORRETA.
A válvula aórtica abre-se do ventrículo direito para as artérias pulmonares.
A válvula tricúspide abre-se do átrio direito para o ventrículo direito.
A válvula pulmonar abre-se do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
A válvula mitral abre-se do ventrículo esquerdo para a aorta.
A válvula bicúspide permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
O enfermeiro, como participante da equipe de saúde que atende o indivíduo com suspeita de esquizofrenia, necessita conhecer as principais manifestações deste transtorno mental, a fim de prevenir agravos. Dentre as características da esquizofrenia, encontram-se
perda da capacidade acadêmica, transtorno de identidade e vontade exacerbada.
perda da capacidade laboral, embotamento afetivo e volição preservada.
delírios, perda da capacidade social e comportamento previsível.
alucinações, hiperedonia e logorréia.
discurso desorganizado, hipoedonia e alogia.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para a administração de 1/4 de comprimido de atenolol, cuja apresentação é de 25 mg e a diluição, feita em 20 mL de água filtrada, a quantidade de mg e mL, respectivamente, será de
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As Unidades de Terapia Intensiva/Emergência constituem-se centros de atendimento a pacientes com risco iminente de vida. A equipe de enfermagem tem papel fundamental no processo de atendimento a esses pacientes. Consequentemente, as gerências desses serviços devem buscar instrumentos que possibilitem uma melhor gerência dos recursos sob sua responsabilidade, dando atenção especial aos profissionais pela relevância destes na qualidade do cuidado. Para a garantia da eficácia da assistência de enfermagem nessas unidades, pode-se utilizar os seguintes instrumentos gerenciais:
I. Programa de educação permanente dos profissionais
II. Processo de enfermagem
III. Avaliação da complexidade assistencial dos pacientes
IV. Dimensionamento das variáveis que interferem no processo de cuidar
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas II e IV.
Uma mulher de 32 anos, encontra-se internada na unidade de clinica médica. Queixando-se de dor na panturrilha direita há +/- três dias.Relatou que há mais de cinco dias iniciou com artralgia em joelho direito,associada a calor local,que piorava com a movimentação articular e há 3 dias associaram-se a dor na panturrilha calor e edema locais.A paciente tem história de 2 episódios de trombose venosa profunda(TVP) no membro inferior direito(MID).Usava anti coagulante oral como tratamento,mas deixou de fazer uso por conta própria.Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos,tabagista crônica e hipertensão arterial.Tem 3 filhos e faz uso de anticoncepcional oral há 10 anos.
Ao exame físico: BEG, eupnéica, orientada, consciente e com obesidade. P.A.160/100mmHg. Apresenta edema em MID, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina EV, em bomba de infusão.
Diante desse caso hipotético ASSINALE a alternativa CORRETA.
Desnecessário monitorar sangramento espontâneo em qualquer parte do corpo,pois não há complicações quanto ao uso da medicação.
O tratamento com anticoagulantes orais não deve ser associado ao tratamento venoso e a terapêutica trombolítica com heparina mostra-se mais eficaz na situação apresentada.
Trata-se de um paciente de risco potencial para desenvolver distúrbios venosos dos membros inferiores,devido aos fatores de risco,como obesidade,tabagista,uso de ACO e episódios de TVP.
O sinal de Homans é específico para TVP e representa a dificuldade em estender a perna por completo,quando o paciente esta deitado com a coxa flexionada.
As meias elásticas são indicadas nesse caso,especialmente as que comprimem a região proximal da coxa,para exercer uma pressão uniforme sobre a panturrilha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...