Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dentre os fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de câncer constam
hereditariedade e poluição ambiental.
síndrome de Down e uso de álcool.
etnia e nível socioeconômico.
envelhecimento e radiação ultravioleta.
radiações ionizantes e tabagismo.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, ex-etilista. É internado com uma insuficiência hepática. Ao avaliar o prontuário desse paciente, o enfermeiro encontrou os exames de bilirrubina, tempo de protrombina, fosfatase alcalina, ureia e amônia. Em relação aos resultados desses exames, é CORRETO afirmar que:
Os níveis séricos de amônia estão elevados devido a um possível sangramento oculto.
O tempo da protrombina está prolongado devido à diminuição da síntese dos fatores de coagulação da vitamina K.
A fosfatase alcalina está elevada pela insuficiência no metabolismo dos hepatócitos.
A ureia nitrogenada no sangue está elevada devido à incapacidade de conversão em ureia.
A bilirrubina está elevada pela incapacidade de excreção da fosfatase.
A higiene engloba uma série de processos que se desti-nam a assegurar o bem-estar físico e psíquico dos indivíduos, bem como a sua articulação harmoniosa com o meio envol-vente. A nível do indivíduo, a higiene caracteriza-se por dois aspectos principais: a higiene física e mental. De acordo com esses conceitos assinale a alternativa INCORRETA.
A higiene física visa à manutenção de uma adequada limpeza do corpo, removendo a sujidade, secreções e microrganismos que, durante a atividade diária, se tenham instalado sobre ele, assegurando assim a ma-nutenção da pele, mucosas e outras estruturas, em contato com o meio externo.
A higiene física refere-se também a manutenção dos ritmos e hábitos de vida que respeitem as necessida-des do organismo, como, por exemplo, uma adequa-da dieta alimentar.
Para a manutenção de uma adequada higiene mental, é necessário o respeito pelo período do sono, variá-vel consoante a idade e a atividade diária, a fim de possibilitar não apenas a recuperação física, mas, também, psíquica, já que o sono é fundamental para o ordenamento da memória.
A higiene mental caracteriza-se pela manutenção dos indivíduos em ambientes causadores de stress exces-sivo, que sejam susceptíveis de desencadear pertur-bações psíquicas ou neurológicas, bem como a pre-sencia de estímulos susceptíveis de desencadear es-sas mesmas alterações.
A higiene pode também ser analisada sob um ponto de vista ambiental e social. Em termos ambientais, a manutenção de boas condições sanitárias é essencial para a manutenção da higiene individual.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A incompatibilidade sanguínea do fator Rh, conhecida como eritroblastose fetal, pode ser diagnosticada quando a relação mãe, pai e feto são, respectivamente (nota: considere Rh+ = Fator Rh positivo e Rh = Fator Rh negativo)
Rh+, Rh, Rh+
Rh+, Rh+, Rh+
Rh, Rh, Rh
Rh, Rh+, Rh
Rh, Rh+, Rh+
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alguns autores descrevem a hierarquia de planejamento em uma representação piramidal. Missão, filosofia, metas, objetivos, políticas, procedimentos e normas ocupam, respectivamente, as áreas numeradas na pirâmide:

7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
2, 3, 4, 5, 1, 7, 6.
3, 1, 5, 2, 4, 7, 6.
4, 2, 5, 3, 1, 6, 7.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Antibioticoterapia profilática é indicada em cardiopatias de alto risco para o desenvolvimento de endocardite infecciosa, como nos casos de
surto reumático sem disfunção valvar.
prolapso da valva mitral sem regurgitação.
revascularização prévia do miocárdio.
cardiomiopatia hipertrófica.
portador de marca-passo definitivo.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda e tem, como complicações, sequelas paralíticas e parada respiratória devido à paralisia muscular. Seu diagnóstico laboratorial é realizado por meio de uma amostra de:
sangue do paciente e dos seus contatos.
escarro, coletada pela manhã, para realização de baciloscopia direta.
escarro para realização de cultura.
fezes do paciente, conservada no congelador do refrigerador.
fezes do paciente ou de seus contatos, conservada em freezer amenos 20 °C.
A desinfecção pode ser classificada em
de alto nível crítico: processo que utiliza produto domissanitário para eliminar as bactérias esporuladas e micro-organismos vegetativos.
de alto nível: processo indicado para artigos classificados como semicrítico e não crítico.
de baixo nível: processo indicado para eliminar o bacilo da tuberculose e algumas bactérias vegetativas, vírus e fungos.
de nível crítico intermediário: processo usado para eliminar a maioria das bactérias, riquétsias, vírus, fungos e micoesporos.
de nível intermediário: processo usado para eliminar bactérias vegetativas, micobactérias, a maioria dos vírus, fungos, mas não mata as bactérias esporuladas.
São doenças veiculadas por meio da água e alimentos, EXCETO:
Cólera;
AIDS;
Desinteria bacilar;
Febre tifoide;
Leptospirose.
As alterações fisiológicas, endócrinas e anatômicas ocasionadas pela gravidez determinam o surgimento de sinais e sintomas que permitem identificála. São considerados sinais PRESUNTIVOS de gravidez:
Sialorreia, amenorreia, polaciúria;
Crescimento abdominal e contorno fetal;
Sinal de Chadwick e Sinal de Hegar;
Batimento cardíaco e movimentos fetais;
Crescimento abdominal, sinal de Chadwick, movimentos fetais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...