Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No manejo da gestante em uso de TARV (terapia antirretroviral), qual a idade gestacional recomendada para o início da terapia antirretroviral? Indique a alternativa correta:
Entre 4 a 8 semanas de gestação;
Após a 28ª semana de gestação;
A partir da 34ª semana de gestação;
Após a 12ª semana de gestação;
Após a 20ª semana de gestação.
ANorma Reguladora nº 32 (NR32) tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Considerando a NR32, analise as afirmativas.
I. Oempregador deve vedar o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato no posto de trabalho.
II. Todos os lavatórios e pias dos serviços de saúde devem possuir torneiras ou comandos que dispensem o contato das mãos quando do fechamento da água.
III. Toda trabalhadora gestante só será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após autorização por escrito do médico responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
IV. Nos serviços de saúde é vedado o uso de calçados abertos, exceto em unidades básicas de saúde.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II e IV.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
O diabetes é uma doença que possui um caráter crônico e incapacitante, podendo deixar sequelas; por isso, o diagnóstico precoce é fundamental no controle da doença, na manutenção da qualidade de vida e na prevenção de complicações. São sinais e sintomas do diabetes:
Poliúria
Polidipsia
Polifagia
Emagrecimento rápido
Diminuição brusca da acuidade visual
Quantos itens estão corretos?
Um;
Dois;
Três;
Quatro;
Cinco.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A insuficiência renal crônica (IRC) pode ocasionar alterações, tanto no aspecto físico como psicológico do paciente, e requer do enfermeiro conhecimentos sobre
causas mais comuns da IRC: uveíte, pielonefrite, glomerulonefrite, tuberculose, rim policístico, litíase renal, hipertensão arterial, diabete, lúpus eritematoso sistêmico.
resultados nos métodos diagnósticos: diminuição do pH sanguíneo, trombocitopenia, proteinúria, elevação do clearance de creatinina e troponina.
tratamento: importância da redução da ingesta proteica, de sódio e potássio; controle da anemia.
ações de enfermagem: avaliar nível de consciência e comportamento, estimular ingesta hídrica e indicar tratamento dialítico, conforme alteração de ureia e creatinina.
grupos de educação em saúde: orientar paciente e familiar para procedimentos dialíticos e transplante renal, pois são realizados em todos os portadores de IRC, na fase final.
Assinale a alternativa que indica a definição correta de assepsia.
Processo que permite agregar os germes patogênicos em um local ou objeto.
Processo que permite afastar os germes patogênicos de um local ou objeto.
Processo que permite afastar os germes iatrogênicos de um local ou objeto.
Processo que visa o controle de infecção a partir do uso de substâncias abrasivas na região da palma das mãos.
Procedimento que visa o controle de infecção a partir do uso de substâncias microbicidas ou microbiostáticas de uso na pela ou mucosa.
Sendo a gestante soropositivo para HIV, quando iniciar a primeira dose da profilaxia com AZT (Azidotimidina) solução oral em recém-nascido? É correto afirmar que:
Nas primeiras 4 horas após o nascimento;
Nas primeiras 6 horas após o nascimento;
Nas primeiras 2 horas após o nascimento;
Nas primeiras 8 horas após o nascimento;
Nas primeiras 5 horas após o nascimento.
Em relação à Biossegurança, assinale a alternativa INCORRETA.
A transmissão de diversos tipos de agentes virais e bacterianos já foi documentada após acidente perfurocortante, sendo o sangue humano uma das principais fontes de contágio.
Tem como conceito: A vida livre de perigos, com normas que englobam todas as medidas que visam evitar riscos físicos, ergonômicos, químicos, biológicos e psicológicos.
Nos dias atuais, ainda deparamos com profissionais que não valorizam medidas de proteção, individuais e coletivas, de eficácia amplamente comprovadas.
Existem evidências de que os profissionais de saúde tenham risco aumentado de aquisição do HIVemrelação à população geral.
A via aérea representa outra forma importante de contágio, seja pela inalação de aerossóis ou pela inalação de partículas maiores.
Considere as afirmativas:
I. No quadro de choque, os sinais e sintomas mais frequentes são pulso taquicárdico e filiforme, dispneia, cianose de extremidades e hipertensão arterial.
II. No homem, para prevenir a formação de fístulas, a sonda vesical de demora é fixada na face interna da coxa.
III. Durante a realização de curativo simples em uma ferida cirúrgica é contraindicado usar soluções frias, já que a troca de curativos pode baixar a temperatura da superfícieemvários graus.
IV. Dentre os cuidados de enfermagem na colocação da placa neutra do bisturi elétrico, recomenda-se verificar a integridade dos fios e conexões da placa no bisturi e posicionar a placa em região de grande massa muscular.
V. O uso de luvas de procedimento na cateterização vesical de alívio é permitido apenas em ambiente domiciliar, pois o ambiente é de baixo risco para contaminação.
Está correto apenas o que se afirma em:
I; II e IV.
II;III e V.
III e IV.
I.
V.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para o acompanhamento da hemorragia digestiva baixa no paciente idoso, o enfermeiro valoriza informações, relatadas pelo paciente e familiares, sobre
as características do sangramento, coloração das fezes e observação de saída de protuberância ureteral durante as micções.
os antecedentes relacionados a alcoolismo e doença hepática.
o uso de ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios e coagulantes, causadores de hemorragias digestivas.
tratamentos oncológicos e exposição por radioterapia intratecal realizados recentemente.
os resultados de exames sobre pesquisa de hematúria, polaciúria e sangue oculto nas fezes.
A hepatite A é doença viral aguda que requer medidas de controle e precaução quanto à
educação da população sobre normas de higiene pessoal e vacinação em massa com soro antitetânico.
notificação de surtos e medidas de saneamento básico.
desinfecção de objetos com glutaraldeído e aplicação da vacina tetravalente.
esterilização de roupas e fômites de indivíduos portadores de HBV positivo, controle dos comunicantes.
imunização passiva dos comunicantes e isolamento de animais domésticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...