Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente J.S., 78 anos, renal crônico, fazendo hemodiálise 3 a 4 vezes por semana, está internado no Hospital X por infecção generalizada e sob prescrição de Imipenem/Cilastatina Sódica 500 mg EV a cada 12 horas. Trata-se de um agente antibacteriano de amplo espectro que se distribui rápida e amplamente nos fluído e tecidos corporais, é metabolizado pelos rins e apresenta alto risco para tromboflebite. A dose é calculada com base na gravidade da doença, na suscetibilidade a patógenos, na condição do paciente, idade, peso e no clearence de creatinina. O medicamento foi diluído em 100 mL com a recomendação de administrar em veias de grande calibre, instalado em sistema gravitacional para infundir gota a gota em 40 minutos.
Com base nessas informações, calcule o gotejamento/minuto da solução e assinale a alternativa que apresenta os cuidados de enfermagem que devem ser considerados para garantir a administração segura dessa droga.
Administrar, antes da hemodiálise, 25 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.
Administrar, após a hemodiálise, 50 gotas/min, observar as eliminações e o local de aplicação.
Administrar, antes da hemodiálise, 2,5 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.
Administrar, após a hemodiálise, 25 gotas/min, observar níveis séricos de ureia e creatinina.
A velocidade de infusão de 140 mL de Albumina 20% em 100 minutos será de
1,8 microgotas/minuto.
5,4 gotas/minuto.
84,0 mL/hora.
48,5 microgotas/minuto.
88,2 mL/hora.
Para Marquis e Huston (2010), cada organização tem uma estrutura ___________ e outra ___________. A primeira costuma ser bastante ___________, ao passo que a segunda não tem ___________, estando normalmente ___________.
As palavras que completam adequadamente a frase acima são:
planejada e visível informal oculta planejamento visível
formal informal planejada e visível planejamento oculta
formal oculta planejada e visível planejamento visível
planejada e visível oculta informal planejamento visível
informal formal planejada e visível planejamento oculta
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O enfermeiro, ao acompanhar o estágio de alunos em unidade de terapia intensiva, deve alertá-los sobre a possibilidade de um paciente com hipocalcemia apresentar a seguinte arritmia:
bradicardia sinusal de 2.º grau.
bloqueio sinoatrial de 1.º grau.
bradicardia atrioventricular sustentada.
fibrilação ventricular.
bloqueio ventricular de 4.º grau.
Para controlar a frequência respiratória, deve-se saber os principais tipos de alterações respiratórias. O que significa respiração estertorosa?
Dificuldade respiratória.
Aumento gradual na profundidade das respirações.
Respiração ruidosa.
Respiração facilitada em posição vertical.
Considerando as ações e limitações do álcool como agente microbicida na prevenção e no controle das IRAS, é CORRETO afirmar:
O álcool etílico e o isopropílico apresentam ação contra esporos e vírus não envelopados (por exemplo, vírus da hepatite A e rinovírus), caracterizando-se como desinfetantes e antissépticos, porém sem propriedade esterilizante.
A atividade do álcool ocorre provavelmente pela desnaturação de proteínas inclusive dos envelopes de alguns vírus. Não age, porém, na remoção de lipídios destas estruturas.
O álcool apresenta as seguintes características: ser volátil e de rápida evaporação em temperatura ambiente, ser altamente inflamável e possuir importante atividade residual em superfícies.
O álcool etílico e o isopropílico possuem atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados, micobactérias e fungos.
Apesar de o álcool apresentar inabilidade de penetração em alguns materiais e ausência de atividade esporicida, sua aplicação é indicada no preparo de materiais cirúrgicos.
No que se refere à assistência de enfermagem à mulher com câncer de colo uterino submetida a braquiterapia de alta dose, assinale a opção correta.
Durante e após a radioterapia, recomenda-se à paciente não manter relações sexuais, devido à possibilidade de que ocorram traumas.
O plano de tratamento para essas pacientes é ambulatorial, consistindo na aplicação de duas frações de braquiterapia com intervalo mensal e duração de aproximadamente 20 minutos.
Náuseas, vômitos, dores abdominais e sangramento menstrual abundante são complicações frequentemente observadas nessas mulheres.
Recomenda-se que a primeira consulta de enfermagem dessas mulheres ocorra no dia da aplicação da radioterapia, momento em que ela deve ser orientada a ingerir líquidos, de forma a manter a bexiga cheia, facilitando-se, assim, o tratamento.
O sistema TNM de estadiamento de tumor, linfonodos e metástases pode ser utilizado nesse tipo de assistência. Nesse sistema, T refere-se à extensão do tumor primário, N ao comprometimento dos linfonodos e M às metástases.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a infecções hospitalares.
A infecção adquirida por via transplacentária e que se torna evidente no recém-nascido logo após o nascimento é considerada infecção comunitária.
De acordo com a Norma Regulamentadora 17, as condições de trabalho incluem, dentre outros, aspectos relacionados
ao mobiliário, aos equipamentos e às placas de advertência.
ao transporte, às sinalizações de segurança e aos cronogramas.
ao levantamento, ao transporte e à descarga de materiais.
à organização do trabalho, à estratégia e à metodologia de ação no Plano de Ajuda Mútua.
às condições ambientais, à implantação de medidas e à avaliação do desenvolvimento do PPRA.
O número máximo recomendado de pessoas que uma Equipe de Saúde da Família deve ser responsável é __________ pessoas. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
1000
1500
3000
4500
7000
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...