Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Resolução 358/2009, do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e define que o Processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Sobre este tema, leia o conceito a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
“...processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.”.

    A) Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem)

    B) Avaliação de Enfermagem

    C) Diagnóstico de Enfermagem

    D) Planejamento de Enfermagem

O traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que geralmente tem como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva ou funcional. A causa do TCE está relacionada a traumas decorrentes de causas externas, como por exemplo: acidentes automobilísticos, arma de fogo, armas brancas, violência doméstica, acidentes ocorridos durante a realização de esportes e quedas de própria altura. Hoje em dia é notável que este trauma está relacionado como uma problemática de saúde pública, incapacitando ou levando à morte muitas pessoas. Sobre o TCE, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A pressão intracraniana (PIC) elevada pode reduzir a perfusão cerebral e causar ou exacerbar a isquemia. A PIC normal no estado de repouso é aproximadamente 10mm Hg. Pressões maiores do que 20 mm Hg, especialmente se mantidas e refratárias ao tratamento, são associadas a pior resultado.

    B) O trauma craniencefálico grave pode prejudicar a auto-regulação pressórica de tal modo que o cérebro fica incapaz de compensar adequadamente as mudanças na pressão de perfusão cerebral (PPC). Assim, se a pressão arterial média (PAM) for muito baixa pode ocorrer isquemia e infarto e se a PAM for muito alta pode ocorrer inchaço com aumento da PIC.

    C) Os sinais clínicos como a equimose periorbital (olhos de guaxinim), a equimose retroauricular (sinal de Battle), rinorréia ou otorréia, devem aumentar o índice de suspeita e ajudar na identificação das fraturas da base do crânio.

    D) Trauma craniencefálico leve é definido por uma história de desorientação, amnésia, ou perda transitória da consciência em um doente que está consciente e falando. Isso correlaciona com um escore de 11 a 15 na GCS.

Ao prestar assistência os profissionais de saúde estão constantemente expostos a vários riscos durante a execução de suas atividades, principalmente por manusear diretamente o sangue e fluidos corporais de pacientes. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental para uma prática segura em serviços de assistência à saúde. Entretanto, esta segurança se efetivará não apenas pela adoção destes equipamentos, mas pela forma como são utilizados, incluindo os processos de descontaminação, rotinas de troca, dentre outros. Qual é a norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

    A) Norma Regulamentadora n.º31 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde).

    B) Norma Regulamentadora n.º32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde).

    C) Norma Regulamentadora n.º27 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde).

    D) Norma Regulamentadora n.º26 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde).

A “Regra dos Nove” é uma regra prática e útil para determinar a extensão da queimadura. O corpo de um adulto é dividido em regiões anatômicas que representam 9%, ou múltiplos de 9%, da superfície corporal total. A área de superfície corporal (ASC) da criança é consideravelmente diferente daquela do adulto. Na criança, a cabeça corresponde a uma porcentagem maior e os membros inferiores a uma porcentagem menor do que no adulto. Um adulto com queimadura em face, tórax e abdome frente e MMSS frente, possui quantos por centos da superfície corporal queimada? Assinale a alternativa CORRETA.

    A) 41%.

    B) 31.5%.

    C) 40.5%.

    D) 36%.

O aborto é definido como a interrupção da gravidez acorrida antes da 22ª semana de gestação, ele pode ser classificado em aborto precoce, quando ocorre até a 13ª semana e aborto tardio, quando acontece entre a 13ª semana e a 22ª semana. Toda gestante com sangramento vaginal deve ser submetida a exame abdominal, exame especular e toque. Quando o colo estiver fechado ou houver dúvida no diagnóstico, está indicada uma ultrassonografia. Em relação às formas de aborto, relacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa CORRETA.
Coluna 1 (1) Abortamento espontâneo (2) Abortamento completo (3) Ameaça de aborto (4) Abortamento inevitável
Coluna 2 ( ) É a perda involuntária da gestação. ( ) Há sangramento e dilatação cervical mas ainda não ocorreu eliminação de conteúdo uterino. ( ) Ocorre sangramento uterino com a cérvix fechada sem eliminação de tecidos ovulares. ( ) É quando a totalidade do conteúdo uterino foi eliminada.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo, de respostas da Coluna 2:

    A) 1, 4 ,3, 2.

    B) 4, 3, 2, 1.

    C) 1, 2, 4, 3.

    D) 3, 4, 1, 2.

O objetivo do Cardiovascular Suporte Avançado de Vida (ACLS) é alcançar o melhor resultado possível para os indivíduos que estão experimentando um evento de risco a vida. Sobre o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar considere as afirmativas a seguir:
I - As compressões devem ser entregues para adultos, a uma profundidade entre 2 a 2,4 polegadas (5 a 6cm), porque compressões a profundidades maiores podem resultar em lesão para os órgãos vitais, sem aumentar a probabilidade de sobrevivência. II – Indivíduo com uma via aérea avançada, deve receber compressões torácicas ininterruptas com ventilação a ser realizada uma a cada seis segundos. III – A aspiração é um componente essencial de manutenção de vias aéreas, deve-se aspirar as vias respiratórias imediatamente se houver secreção abundante, sangue ou vômito. As tentativas de sucção não devem ser superiores a 30 segundos. IV – Se um fármaco é administrado durante a RCP por via endovenosa periférica deve-se administrar a infusão em bolus (a menos que indicado de outra forma), e em seguida lavar a via com 20ml de soro fisiológico 0,9% para o fármaco atingir a circulação central mais rápidamente.

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

A inserção de um cateter venoso periférico sobre agulha na rede venosa de um paciente é o procedimento mais realizado pelos profissionais de enfermagem. Embora pareça um procedimento simples, é preciso lembrar que o cateter rompe nossa barreira de proteção natural (a pele) e invade a rede venosa do paciente. Sendo assim, há várias medidas de prevenção de complicações que devemos seguir ao realizar está técnica. Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O uso de luvas não substitui a necessidade de higiene das mãos. No cuidado específico com catéteres intravasculares, a higiene das mãos deverá ser realizada antes e após tocar o sítio de inserção do cateter, bem como antes e após a inserção, remoção, manipulação ou troca de curativo.

    B) É contra indicado o uso de catéteres periféricos para infusão contínua de produtos vesicantes, para nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L.

    C) Em adultos, as veias de escolha para canulação periférica são as das superfícies dorsal e ventral dos antebraços. As veias de membros inferiores podem ser utilizadas como segunda opção caso o paciente não tenha veias visíveis e palpáveis no antebraço.

    D) Fitas adesivas não estéreis (esparadrapo comum e fitas do tipo microporosa não estéreis) não devem ser utilizadas para estabilização ou coberturas de catéteres. Rolos de fitas adesivas não estéreis podem ser facilmente contaminados com microrganismos patogênicos.

As prioridades de avaliação e tratamento de lesões nas crianças são as mesmas dos adultos. Entretanto, as características anatômicas e fisiológicas singulares da infância são associadas a diferentes mecanismos de trauma, produzindo padrões distintos de lesão. Por exemplo, os traumatismos fechados mais graves são os que envolvem o cérebro. Consequentemente, apnéia, hipoventilação e hipóxia são cinco vezes mais frequentes que a hipovolemia com hipotensão em crianças gravemente traumatizadas. Assinale a alternativa CORRETA.

    A) O esqueleto da criança tem calcificação incompleta, contém múltiplos centros de crescimento ósseo ativos. Por essas razões, lesões de órgãos internos são frequentemente observadas com fraturas ósseas contíguas. Por exemplo, fraturas de arcos costais acompanhadas de contusões pulmonares.

    B) A identificação de fraturas de crânio e de arcos costais em crianças pode acontecer em baixas transferências de energia uma vez que a criança tem calcificação incompleta, o que favorece a fratura óssea .

    C) A relação entre superfície e volume corporal é maior ao nascimento e diminui com o crescimento da criança. Como consequência, a perda de calor é um fator de estresse importante em crianças. A hipotermia pode se instalar rapidamente e complicar o tratamento.

    D) Como a criança tem menor massa corporal, o impacto da energia do trauma resulta em menor força aplicada por unidade de área corporal. Essa energia menos intensa é transmitida para um corpo que possui menos gordura e tecido conjuntivo e maior proximidade entre os órgãos.

A Portaria nº 2048/GM/MS, de 05 de novembro de 2002, que regulamenta tecnicamente as urgências e emergências aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, estabelecendo os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, as normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastramento de serviços e envolve temas como a elaboração dos Planos Estaduais de Atendimento às Urgências e Emergências, Regulação Médica das Urgências e Emergências, atendimento préhospitalar, atendimento pré-hospitalar móvel, atendimento hospitalar, transporte inter-hospitalar e ainda a criação de Núcleos de Educação em Urgências e proposição de grades curriculares para capacitação de recursos humanos da área. A portaria ainda classifica os tipos de veículos para atendimento e transporte de pacientes. De acordo com a classificação dos veículos destinados a transportes de pacientes, assinale a alternativa CORRETA:

    A) TIPO A - Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

    B) TIPO B - Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte interhospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

    C) TIPO D – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.

    D) TIPO C – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.

Sigilo profissional trata da manutenção de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deve ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo. Diz-se que o sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua atividade profissional, mas aquelas que não são criminosas, sob pena de ser enquadrado em algum crime contra a sociedade. Em relação ao código de ética de enfermagem, na abordagem de sigilo profissional definindo direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. A exceção no caso de paciente menor de idade, em que a revelação do sigilo deve ser informada aos pais e demais profissionais envolvidos no cuidado.

    B) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.

    C) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Quando o profissional for intimado como testemunha, o mesmo deverá comparecer perante a autoridade e revelar o segredo, sendo protegido por lei neste caso.

    D) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. O segredo poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...