Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O enfermeiro, ao orientar um paciente em rastreamento do diabetes mellitus, por meio do exame hemoglobina glicada, deve saber que esse exame

    A) mede a glicemia antes e 120 minutos após o paciente ingerir uma carga de 75 g de glicose em jejum.

    B) indica a quantidade de glicose que se encontra ligada ao hematócrito.

    C) determina o índice glicêmico imediato por meio de tiras reagentes e do glicosímetro.

    D) reflete os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos dois a três meses.

    E) corresponde à glicemia de jejum medida no plasma fresco em laboratório.

Um profissional de enfermagem, durante sua atividade laboral, sofreu um acidente que resultou em lesão, com necessidade de internação hospitalar e que levou à redução temporária da sua capacidade para o trabalho. Esse tipo de acidente é classificado como acidente de trabalho

    A) secundário.

    B) atal.

    C) com mutilações.

    D) provisório.

    E) terciário.

Sobre a infecção do trato urinário (ITU), o enfermeiro deve saber:

    A) Uma das estratégias indicada para prevenção da ITU é utilizar rotineiramente cateter impregnado com prata ou outro antimicrobiano.

    B) A ITU relacionada à assistência à saúde associada a cateter vesical é definida como qualquer infecção sintomática de trato urinário em paciente em uso de cateter vesical de demora há pelo menos 12 horas.

    C) O cateter vesical de demora, um fator de risco para ITU, é aquele que entra pelo orifício da uretra e permanece, incluindose o cateter duplo J, a cistostomia e a cateterização intermitente.

    D) Como medida preventiva da ITU, recomenda-se o uso de cateter urinário no pós-operatório com tempo máximo de 72 horas, incluindo-se as cirurgias urológicas específicas.

    E) As ITU assintomáticas são definidas como a infecção presente em paciente, com ou sem cateter vesical de demora que não apresenta sinais ou sintomas e possui cultura de urina e hemocultura positivas, não são foco de vigilância e não são alvo de notificação.

Um enfermeiro conectou uma bolsa de hemocomponente em um paciente errado, contudo, antes de iniciar a infusão ele detectou a falha e imediatamente removeu a bolsa do paciente e notificou ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição. De acordo com a Anvisa este incidente é classificado como

    A) simple adverse.

    B) evento com dano moderado.

    C) evento adverso.

    D) evento sem dano grave.

    E) near miss.

Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que

    A) o uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar não previne as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes.

    B) a responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária.

    C) as superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, não são contaminados por microrganismos multirresistentes.

    D) os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato”.

    E) no pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia são condições esperadas e que devem ser comunicadas ao médico no seu retorno ambulatorial, não havendo caráter de urgência.

As quatro doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas) têm quatro fatores de risco em comum. São elas

    A) inatividade física, alimentação não saudável, tabagismo e álcool.

    B) asma brônquica, obesidade, vida sedentária e cigarro.

    C) alimentação não saudável, inalação de gazes poluentes, álcool e atividade física.

    D) poluição ambiental, obesidade, tabagismo e álcoo

    E) taquipneia, consumo do fumo de mascar, poluição ambiental e tabagismo.

Foram notificados alguns surtos isolados, especialmente na região Norte, da febre do Oropouche. Algumas das manifestações clínicas dessa doença são:

    A) cefaleia noturna, incontinência urinária e polifagia.

    B) febre, polidipsia e constipação intestinal.

    C) anorexia, dor abdominal e sensação de queimação em todo o corpo.

    D) edema de membros inferiores, constipação e incontinência urinária.

    E) diminuição da acuidade auditiva, síncope e diplopia.

De acordo com o Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2016-2019, da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá, o afogamento é uma das principais causas externas de mortes violentas no Estado do Amapá. No atendimento em urgência e emergência a uma vítima de afogamento, o profissional de saúde deve

    A) realizar a manobra de compressão abdominal (Heimlich) para eliminar água dos pulmões e estômago.

    B) controlar a hipotermia retirando roupas molhadas e utilizando dispositivos para aquecimento passivo.

    C) colocar a cabeça abaixo do nível do corpo, durante a ressuscitação, para drenar a água ativamente

    D) realizar a imobilização da coluna cervical, tronco e membros, em prancha longa, inclusive na ausência de trauma associado.

    E) manter em posição de Trendelenburg para reduzir o retorno venoso e prevenir o edema agudo de pulmão.

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Sobre o suicídio:

I. Dentre os fatores de risco associados ao comportamento suicida, quanto aos aspectos sociais, encontra-se o gênero feminino, a idade de 30 a 60 anos, o convívio social e ter filhos. II. A tentativa de suicídio compõe a Lista Nacional de Notificação Compulsória e deve ser notificada imediatamente em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência. III. A posvenção do suicídio inclui as habilidades e estratégias para cuidar de si mesmo, ou ajudar outra pessoa a se curar, após a experiência de pensamentos suicidas, tentativas ou morte. IV. Na avaliação de risco de um indivíduo que teve alguns pensamentos suicidas, mas não fez nenhum plano, considera-se o risco médio. Na situação de risco médio, a conduta é providenciar uma ambulância e encaminhar a pessoa a um pronto- -socorro psiquiátrico, de preferência.

Está correto o que consta em

    A) II e III, apenas.

    B) I, II, III e IV.

    C) I e IV, apenas.

    D) III e IV, apenas.

    E) I e II, apenas.

Em 2014, o Ministério da Saúde implantou no país a Rede de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (RTR-TB) que, por meio da técnica de biologia molecular PCR em tempo real,

    A) identifica se há resistência ao antibiótico ciclosporina.

    B) utiliza a baciloscopia para o diagnóstico da tuberculose latente.

    C) auxilia no diagnóstico da infecção ativa por meio do teste tuberculínico.

    D) detecta o DNA do bacilo causador da doença em duas horas.

    E) diagnostica se a tuberculose é ativa ou latente e o grau de resistência do bacilo à isoniazida e ao etambutol.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...