Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes que tratam da assistência ao paciente que apresenta cetoacidose diabética.
Considerando que a concentração plasmática de potássio na maioria dos casos é elevada, uma vez que a glicose leva o potássio do líquido extracelular para dentro das células, sua reposição é necessária somente quando o paciente apresenta quadro de desidratação.
Considerando o cuidado domiciliar para a paciente em questão, julgue os itens que se seguem.
A paciente e os membros da família ligados ao cuidado domiciliar deverão receber orientações quanto à necessidade de manter a terapêutica medicamentosa prescrita e identificar sinais e sintomas iniciais de possíveis complicações.
Uma mulher de 79 anos de idade deu entrada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) entubada, inconsciente, acianótica, hipocorada, hidratada e afebril. Tem história de hipertensão e insuficiência aórtica, com cirurgia para troca de válvula, mas não seguia o tratamento medicamentoso de hipotensores e antiagregantes plaquetários. Estava com tubo orotraqueal, sonda nasogástrica e sonda vesical de demora. Foi feita punção de subclávia e instalação de pressão venosa central (PVC). A ausculta pulmonar evidenciou creptos basais e roncos apicais. Respirava com uso de ventilador mecânico, ventilação controlada, 15 movimentos respiratórios por minuto, fração inspirada de oxigênio de 40%, saturação de oxigênio de 99%. A freqüência cardíaca na admissão foi de 88 batimentos por minuto, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg. O ecocardiograma mostrou aumento do ventrículo esquerdo e fração de ejeção do ventrículo esquerdo diminuída. Exames gasométricos indicaram parâmetros dentro da normalidade. O abdome apresentava-se distendido e havia ruídos hidroaéreos e histórico de 2 dias sem evacuar. A paciente apresentava, ainda, perfusão periférica diminuída, edema nos membros inferiores e oligúria.
Julgue os itens a seguir, que tratam da situação hipotética apresentada.
Um débito urinário menor que 50 mL durante as 24 horas é compatível com o quadro clínico da paciente.

Com relação aos cuidados de enfermagem na situação descrita, julgue os itens subseqüentes.
O padrão respiratório pode ser melhorado orientando-se o paciente a realizar exercícios físicos moderados, ao ar livre, do tipo isotônico.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um homem com 38 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de febre elevada e mal-estar abruptos, associados a cefaléia holocraniana e calafrios. Relatou viagem a área endêmica para febre amarela sem ter sido vacinado. Algumas horas mais tarde, iniciou quadro de dores musculares, mais intensas na região lombar. Evoluiu com episódios de vômitos, anorexia, prostração e tontura. Após três dias de internação, apresentou melhora repentina dos sintomas, acreditando estar curado. Porém, 48 horas após a melhora dos sintomas o paciente evoluiu com quadro de falências hepática e renal, icterícia franca e dor em hipocôndrio direito intensa. Foi considerado um caso suspeito de febre amarela.
Julgue os itens seguintes, considerando o caso clínico hipotético apresentado.
Como há suspeita de febre amarela para esse paciente, é contra-indicada a administração de ácido acetilsalicílico e de medicamentos de proteção da mucosa gástrica, como bloqueadores H2.
Julgue os itens subseqüentes que tratam da assistência ao paciente que apresenta cetoacidose diabética.
Ao administrar a insulina intravenosa, deve-se atentar para a infusão contínua em separado das infusões de reposição hídrica, pois a suspensão no gotejamento pode ocasionar um novo acúmulo dos corpos cetônicos.
Considerando o cuidado domiciliar para a paciente em questão, julgue os itens que se seguem.
Deve-se avaliar o ambiente domiciliar, as condições de organização, as barreiras estruturais, o armazenamento e as medidas necessárias para a terapia com o oxigênio.
Um homem de 55 anos de idade recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda há dois meses. Foi internado apresentando quadro de dor óssea, náuseas, tendências hemorrágicas, fraqueza e fadiga. Vem apresentando febre, dor conseqüente do aumento do fígado e do baço, equimoses, petéquias, hiperplasia e sangramento gengival. A internação ocorreu para que fosse realizada terapia de indução. Além do quadro descrito, o paciente encontra-se neutropênico, anêmico e trombocitopênico.
Acerca da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico da NANDA de fadiga tem como evidências clínicas a anemia e a infecção.

Com relação aos cuidados de enfermagem na situação descrita, julgue os itens subseqüentes.
É importante hidratar a pele do paciente e cuidar para que não ocorra lesões, principalmente nas áreas de maior pressão.
Julgue os itens subseqüentes que tratam da assistência ao paciente que apresenta cetoacidose diabética.
A reposição hídrica estimula a excreção da glicose excessiva pelos rins e deve ser feita com soluções como o ringer lactato e a glicosada hipotônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...