Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para os itens de 91 a 105
Um homem de 40 anos de idade encontra-se, há 10 dias, internado na clínica médica de um hospital, após ter apresentado quadro grave de insuficiência respiratória. Descobriu ser portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV) 4 meses antes, quando ficou pela primeira vez internado com pneumocistose e monilíase esofagiana. Após realização de exame de escarro, foi detectada tuberculose, ocasião em que foi iniciado o tratamento medicamentoso. Passados dois meses dessa intervenção, deu entrada, novamente, no pronto-socorro de um hospital, com tosse seca, perda significativa de peso, febre, adenomegalia e diarréia crônica. Apresentou quadro de choque séptico e síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), sendo, então, mantido sob ventilação mecânica. Desenvolveu uma úlcera de pressão sacral durante a internação na UTI, com uma área aberta de 2,5 cm × 5 cm, na qual se observava drenagem de secreção serosa. Foi traqueostomizado, submetido a terapia com base em antibiótico e, após estabilização do quadro, foi transferido para uma unidade de clínica médica. Chegou à clínica consciente, com sondas nasogástrica e vesical, punção venosa central, mostrando-se pouco comunicativo. Relatou ter tido uma experiência muito ruim na UTI, pois havia ficado paralisado por um tempo, sem poder respirar, conversar ou piscar, mas ouvia tudo que falavam à sua volta, sem saber o que estava acontecendo.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.
A pneumocistose apresentada pelo paciente mencionado caracteriza-se por infecção respiratória grave, causada pelo vírus influenza dos tipos A, B ou citomegalovírus.
Alunos de uma escola se envolveram em uma briga de grupos e dois deles necessitaram de primeiros socorros. Um deles apresentava dor, edema e deformidade no membro superior direito. Outro, devido a trauma na articulação do ombro esquerdo, apresentou uma luxação anterior.
Julgue os itens seguintes, considerando a situação acima apresentada.
Para o segundo aluno, a primeira medida é alinhar ou reposicionar as luxações do ombro a fim de garantir um socorro adequado.
Julgue os itens que se seguem acerca de imunizações e do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Pode-se considerar protegida contra o sarampo toda pessoa que tenha tido a doença ou que tenha recebido duas doses da vacina MMR (contra sarampo, rubéola e caxumba) administradas após um ano de idade.
Na reanimação cardiopulmonar em lactentes menores de 1 ano, deve-se
utilizar o pulso carotídeo para verificar a presença ou a ausência de batimentos cardíacos.
manter a freqüência de 40 compressões e 5 ventilações por minuto.
adaptar a máscara facial infantil do ressuscitador manual (ambu) sobre a boca e o nariz de modo que não ocorram vazamentos de ar, observando-se a elevação na região do tórax da criança quando se comprime o ambu.
colocar a parte proximal da palma da mão 1 centímetro acima do processo xifóide e comprimir o esterno, balançando o corpo em direção à criança.
O médico prescreve ao cliente adulto soro glicofisiológico 1000 ml para ser administrado em 8 horas. Nessa situação, o enfermeiro deve
O médico prescreveu ao cliente 400 mg de um antibiótico por via intra-muscular. No ambulatório existem ampolas com 3 mL contendo 500 mg desse medicamento. Para atender à prescrição médica, o profissional de enfermagem deverá aspirar da ampola
2,4 mL.
2,2 mL.
2,0 mL.
2,6 mL.
2,7 mL.
Considerando o cuidado domiciliar a um indivíduo adulto que sofreu acidente vascular cerebral (AVC), julgue os itens seguintes.
O decúbito ventral é contra-indicado para o paciente que sofreu AVC e que apresenta algum tipo de paralisia, pois promove a hiperextensão das articulações do quadril.
Em uma unidade de internação encontram-se três pacientes com restrições alimentares que devem ser observadas. Sebastião é um homem jovem, muito emagrecido, internado com quadro de desnutrição e cuja dieta deverá ser rica em proteínas de origem animal, algumas vitaminas (A, C e K) e minerais (cálcio, potássio e cobre). Mariana tem prescrita dieta para diabetes melito, é hipertensa e está apresentando hiperpotassemia. Joana, que é idosa, relata dificuldades de deglutição e a dieta deverá sofrer modificações quanto à consistência.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Mariana deve receber uma dieta isenta de açúcares, rica em produtos diet e light, independentemente de sua composição, podendo, sem restrição, usar também adoçantes.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro de SARA apresentado pelo paciente da situação descrita no texto anterior, durante sua internação na UTI.
A SARA é uma síndrome clínica que se caracteriza por edema pulmonar súbito e progressivo, hipoxemia refratária à suplementação de oxigênio e complacência pulmonar reduzida.
Um homem de 67 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, apresentando dor torácica de início súbito e intenso, constritiva, associada a parestesia no membro superior esquerdo. Ele relatou ter recebido o diagnóstico de hipertensão arterial há um ano e não ter seguido o tratamento. Tem história de acidente vascular cerebral hemorrágico. Nessa internação, procurou o serviço médico após iniciar quadro de dor intensa, sudorese e náuseas. Foi confirmado um infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso. Evoluiu apresentando estabilidade hemodinâmica, ritmo cardíaco irregular, com extrasístoles ventriculares, freqüência cardíaca de 60 bpm e PA de 130 mmHg × 70 mmHg. Eupnéico, a ausculta respiratória identificou murmúrios vesiculares fisiológicos. Relata dificuldades para dormir devido ao ambiente do hospital, queixase do barulho e da luminosidade. Eliminações normais. Não sabe apontar os medicamentos de que está fazendo uso e diz não saber sobre sua doença.
Diante do quadro clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
A prescrição médica deverá incluir medicamentos por via intravenosa, sendo indicados, nesse caso, analgésicos, inibidores de enzima conversora de angiotensina e estreptocinase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...