Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta de se calcular o coeficiente de prevalência de uma doença em uma população.
Divide-se o número de casos novos de uma determinada doença pela população geral e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos conhecidos de uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos novos de uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos conhecidos de uma determinada doença pela população geral e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10
Divide-se o número de óbitos por uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Quanto às hepatites virais, é correto afirmar:
Os agentes etiológicos, os vírus, possuem como característica o tropismo primário pelo fígado.
A via de transmissão da hepatite A é sexual e parenteral, e a via de transmissão da hepatite E é fecal-oral.
A via de transmissão da hepatite A é fecal-oral, e a via de transmissão da hepatite E é sexual e parenteral.
Os agentes etiológicos, as bactérias, possuem como característica o tropismo primário pelo fígado
A via de transmissão da hepatite C é fecal-oral, e a via de transmissão da hepatite B é sexual e parenteral.
Nos aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e controle da doença meningocócica, é INCORRETO afirmar:
Para que a transmissão ocorra, é necessário o contato íntimo com o doente ou portador. Os casos graves podem deixar seqüelas.
O período de transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça das secreções da nasofaringe. O tratamento é realizado com antibiótico de acordo com o agente etiológico.
O agente etiológico é uma bactéria cocóide que possui um sorogrupo e um sorotipo. O reservatório é o homem doente ou portador.
O período de incubação varia de 2 a 10 dias. Em geral o meningococo desaparece das secreções da nasofaringe dentro de 24 horas depois de iniciado o tratamento específico.
A quimioprofilaxia é indicada para os contatos domiciliares e outros contatos íntimos e prolongados.
O enfermeiro de uma Unidade de Saúde deverá atuar como agente de vigilância epidemiológica. Nesse caso, é correto afirmar que as fontes de notificação no nível local deverão:
enviar informes somente quando forem localizados os casos de doenças objeto do programa de vigilância epidemiológica.
enviar informes somente quando for dada alta ambulatorial para os casos de doenças objeto do programa de vigilância epidemiológica.
enviar informes somente quando forem localizados os casos e todos os seus contactantes de doenças objeto do programa de vigilância epidemiológica.
enviar informes mesmo quando não forem localizados os casos de doenças objeto do programa de vigilância epidemiológica.
enviar informes somente quando forem realizados os exames de apoio diagnóstico dos casos de doenças objeto do programa de vigilância epidemiológica.
Para controlar a dengue em determinado município, precisam ser organizadas as atividades de campo. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às ações que deverão ser desenvolvidas.
Descobrir os focos, destruir e evitar a formação de criadouros, impedir a reprodução de focos e orientar a comunidade com ações educativas.
Realizar a eliminação dos criadouros, tendo como método de primeira escolha o controle mecânico por meio da remoção, destruição e vedação dos mesmos.
Aplicar o larvicida para tratamento focal e perifocal como método de primeira escolha em toda a área de abrangência.
Manter atualizado o cadastro de imóveis e pontos estratégicos para formação de focos larvários na sua área de abrangência.
Encaminhar para atendimento e notificar os casos suspeitos de dengue da sua área de abrangência.
O enfermeiro de uma Unidade de Saúde, ao desenvolver as atividades em sua área de abrangência, visita uma família que chegou há pouco tempo. Nessa família, uma senhora com 57 anos apresenta manchas discrônicas em membro superior direito e abdômen; nas pernas apresenta lesões sólidas, circunscritas. A usuária refere dor intensa e edema em membros superiores. A família relata que veio do estado do Mato Grosso do Sul em busca de vida melhor na região. O enfermeiro encaminha a usuária para anamnese, avaliação dermatológica e coleta de material para baciloscopia na Unidade de Saúde. Segundo o caso descrito, assinale a alternativa que corresponde à suspeita diagnóstica do enfermeiro.
Neuropatia alcoólica.
Hanseníase.
Neuropatia diabética.
Lesões por esforço repetitivo.
Neuralgia parestésica.
O SUS – Sistema Único de Saúde – está regulamentado e orientado por leis, portarias e normas operacionais. Assinale a alternativa com as relações corretas.
Lei nº 8.080/90 - Aponta para o planejamento descendente, do nível federal para o local, para estabelecer o plano e o orçamento da saúde. NOA/SUS nº 01/01 - Institui o Plano Diretor de Regionalização (PDR) como instrumento de ordenamento do processo de regionalização da assistência em cada Estado e no Distrito Federal.
Lei nº 8.080/90 - Estabelece critérios para a distribuição dos recursos financeiros, entre eles, perfil demográfico e epidemiológico da região e características da rede de saúde. NOA/SUS nº 01/01 - Modifica a Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada, instituída na NOB01/96, introduzindo a área de atuação no controle de hanseníase.
Lei nº 8.080/90 - Estabelece as atribuições e competências das esferas de governo na organização e funcionamento dos serviços de saúde que compõem o SUS. NOA/SUS nº 01/01 - Estabelece o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior eqüidade.
Lei nº 8.080/90 - Regulamenta a participação dos serviços de saúde públicos de forma complementar na execução das ações e serviços de saúde. NOA/SUS nº 01/01 - Estabelece o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior eqüidade.
Lei nº 8.080/90 - Estabelece que os serviços públicos e privados que constituem o SUS são campo de prática para ensino e pesquisa. NOA/SUS nº 01/01 – Estabelece que as áreas de atuação na atenção básica ampliada são: o controle da tuberculose, a eliminação da hanseníase, o controle da hipertensão arterial, o controle da diabetes mellitus, a saúde da criança, a saúde da mulher e a saúde bucal.
Uma Unidade de Saúde Básica com Programa de Saúde da Família possui 5 microáreas de risco. A microárea 5 compreende aproximadamente 700 habitantes. A equipe de saúde não concluiu o cadastramento de todas as famílias, com 50% das moradias localizadas ao longo de um rio, que em época de chuva provoca alagamentos, ocasionando a retirada dos moradores. Há presença de lixo ao longo do leito do rio: 65% das famílias têm o seu sustento por meio do Projeto de Catadores de Lixo, coordenado pela Associação de Moradores, e 100% das famílias estão nos Programas de Bolsa Alimentação e Bolsa Escola. Com esses dados, a equipe traçou um plano de ação para essa microárea. Esse plano compreende:
1. Promover o envolvimento da comunidade na discussão sobre o lixo.
2. Promover grupos de apoio nos momentos críticos (alagamentos).
3. Avaliar as crianças participantes do programa Bolsa Alimentação.
4. Promover ações de educação em saúde sobre armazenamento de lixo nos domicílios, dengue, leptospirose.
5. Detectar presença de vetores da dengue por meio de visitas domiciliares.
6. Avaliar o estado vacinal sobre o tétano de todos os moradores e sobre hepatite A de crianças e adolescentes.
7. Articular com o Distrito Sanitário, escola e creches atividades de prevenção sobre a dengue.
8. Concluir o cadastramento das famílias.
Assinale a alternativa correta.
Os itens 1, 2, 4 e 7 são de responsabilidade da equipe do Distrito Sanitário.
O item 2 é de responsabilidade única da Defesa Civil.
Para elaborar o plano de ação, é necessário que a equipe primeiro termine o cadastramento das famílias.
Para elaborar um plano de ação, há necessidade de concluir o diagnóstico situacional da microárea.
Todas as ações são de responsabilidade da equipe de saúde do programa de saúde da família.
A Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC), projeto coordenado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e articulado com o Conselho Internacional dos Enfermeiros (CIE), utiliza-se de conceitos que caracterizam o trabalho da enfermagem.
Relacione as colunas.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta na coluna da direita, de cima para baixo.
4, 2, 1, 5 e 3
2, 3, 1, 5 e 4
3, 2, 1, 5 e 4
1, 3, 2, 5 e 4
1, 4, 2, 5 e 3
Os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, no suporte básico de vida pré-hospitalar, seguem na criança a mesma seqüência que nos adultos, ou seja, vias aéreas (A), ventilação (B) e circulação (C). Considere as afirmativas abaixo relativas à reanimação cardiopulmonar em crianças.
I. Na ausência de respiração, realizar manobras de abertura de vias aéreas como no adulto: inclinação de cabeça e elevação de mandíbula.
II. A ventilação recomendada para crianças maiores de um ano é a boca-boca/nariz.
III. Se o pulso da criança estiver presente, mas ela continuar em apnéia, não é necessário prosseguir as manobras de ventilação.
IV. As compressões torácicas são feitas em decúbito dorsal, sobre superfície rígida; e em lactentes, pode ser utilizado o antebraço do socorrista como apoio.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...