Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 41 anos de idade relata o início, há cerca de 5 meses, de quadro de tosse produtiva intensa, contínua, associada a expectoração amarelada em grande quantidade. Fez tratamento domiciliar com medicação caseira. Há cerca de 1 mês houve recrudescimento do quadro anterior associado a dor torácica intermitente, localizada em região de hemitórax direito, lateral e inferiormente, hiporexia, perda ponderal não quantificada e cefaléia ocasional. Relata, ainda, que apresenta há um mês episódios febris não aferidos, com calafrios e episódios de expectoração com hemoptóicos. Encontra-se emagrecida, hipocorada, anictérica, afebril, orientada. Mora com dois filhos, um recém-nascido e outro de 7 anos de idade, em um cômodo alugado em precárias condições de saneamento e higiene. Relata não terem sido observados sintomas semelhantes nos filhos e que o mais velho tem exame radiológico normal. Tendo em vista a suspeita de tuberculose pulmonar, foram solicitados exames bacteriológicos baciloscopia de escarro, prova tuberculínica (PPD) e radiografia de tórax.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
No caso de haver confirmação da tuberculose, a paciente deverá ser internada para tratamento hospitalar, sendo opcional a adoção de medidas de isolamento respiratório, caso se inicie de imediato a terapêutica recomendada.O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.
Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.
A piora do quadro do paciente, após o quinto dia do pósoperatório, pode ser corretamente atribuída ao quadro de insuficiência respiratória associada à pneumonia, uma das complicações mais comuns em idosos no pós-operatório desse tipo de cirurgia.O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.
Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.
A colostomia e os drenos de Penrose exigem cuidados redobrados com os aspectos ligados à pele do paciente, especialmente por se tratar de paciente idoso. Para isso, deve-se dar atenção à limpeza e ao ajuste da bolsa de colostomia, bem como à troca do curativo dos drenos a fim de diminuir o risco de lesões próximas ao estoma e observar as características das secreções drenadas.No preparo pré-operatório de uma paciente que irá se submeter a uma cirurgia de períneo, o cateterismo vesical deve ser realizado com sonda de demora, também conhecida por:
Nelaton
Levine
Folley
Fauchet
Newton
Após uma cirurgia do tórax, pode ocorrer a necessidade de colocação de dreno para permitir a saída de ar e líquidos da cavidade torácica. Nestes casos, em relação ao dreno, o vidro coletor deve ficar
ao lado
abaixo
nivelado
distante
acima
A antissepsia pré-operatória da pele requer um agente germicida capaz de matar, rapidamente, microorganismos transitórios e residentes e não somente inibir seu desenvolvimento. Qual é o tempo máximo aceitável, em minutos, entre a realização da descontaminação e a cirurgia?
No pós-operatório imediato de cirurgia ginecológica perineal, a senhora Beatriz esteve submetida a cateterismo vesical com o sistema de drenagem fechado. Quanta vezes por dia a auxiliar de enfermagem deve abrir a parte inferior da bolsa reservatório?
A tricotomia é um ritual pré-operatório que pode aumentar as taxas de supuração das cirurgias limpas, ao invés de diminuilas. Este procedimento deve restringir-se aos casos em que os pelos impeçam a visualização do campo cirúrgico e, por segurança e prevenção, deve ser realizado num intervalo temporal, em relação à cirurgia:
Julgue os próximos itens, que versam sobre o preparo do paciente para exames e tratamentos diversos.
O preparo do paciente para uma cateterização venosa profunda a partir da dissecção envolve realizar tricotomia e encaminhá-lo ao centro cirúrgico.
O cuidado prioritário que o enfermeiro deve dispensar ao paciente que está chegando na unidade de Recuperação Pós-anestésica é
administrar analgésicos.
controlar a diurese.
monitorizar a freqüência cardíaca.
verificar o nível de consciência.
monitorizar o padrão respiratório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...