Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino de saúde favorece a capacidade independente do cliente para atender às suas próprias necessidades. Desse modo, a educação da saúde é um componente fundamental da assistência de enfermagem e deve ser dirigida à promoção, manutenção e restauração da saúde. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. A disponibilidade emocional é uma variável importante que afeta a aprendizagem. Ela deve ser considerada e avaliada pelo enfermeiro, e pode ser favorecida a partir da elaboração de objetivos realistas.
O trabalho de promoção à saúde tem como uma de suas características
desenvolver ações intersetoriais e interdisciplinares voltadas para melhoria da qualidade de vida da população com participação social.
colocar o foco de sua ação na adoção de medidas de prevenção dos principais agravos à saúde de uma determinada região.
ter como referência conceitual a determinação do processo saúde-doença centrado no comportamento e estilo de vida das pessoas, implicando na chamada "culpabilização" do indivíduo.
promover o empoderamento da população informando- a das diretrizes das políticas de saúde para que possa executar ações de prevenção.
compreender o processo saúde-doença como descrito por Leavell e Clark na história natural das doenças.
Para a execução dos procedimentos de vigilância epidemiológica da hepatite B, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo define operacionalmente caso confirmado como sendo, entre outros, os indivíduos que apresentam
marcadores de infecção passada, porém estejam curados no momento da investigação (com anti-HBs reagente) ou que tenham hepatite crônica.
forma clínica de infecção assintomática, ou portadores assintomáticos.
anti-VHB reagente e PCR para VHB negativo, ou que tenham diagnóstico clínico de hepatite aguda.
hepatite fulminante, ou filhos de mãe Ag-HBS reagente ou anti-VHB reagente.
DNA polimerase do VHB positiva ou aqueles que tenham compartilhado seringas e agulhas com usuários de drogas injetáveis.
Para o controle da tuberculose é importante a proteção dos indivíduos susceptíveis e a adoção de medidas que diminuam a possibilidade de contato com o Mycobacterium tuberculosis. Para isso, o enfermeiro deve saber que
as gotículas de Flügge eliminadas pelos doentes bacilíferos atingem os bronquíolos e aí iniciam rápida multiplicação.
no ambiente hospitalar os doentes com tuberculose extrapulmonar, renal ou intestinal, devem ser isolados até que o exame de cultura apresente resultado negativo.
o resultado do teste tuberculínico auxilia o diagnóstico pois indica a gravidade do contato, a virulência do bacilo e o estado imunológico do indivíduo.
a imunidade humoral na tuberculose é de grande valor uma vez que é mediada por células capazes de estimular os macrófagos.
a maior parte das pessoas infectadas pelo M. tuberculosis tem a infecçcão primária e desenvolve uma resposta de hipersensibilidade do tipo tardia, duas a dez semanas após a exposição ao bacilo.
As pessoas que convivem com portadores de hanseníase devem
receber vacina BCGid, duas doses com intervalo de seis meses, caso nunca a tenham recebido.
realizar quimioprofilaxia com dapsona por 3 meses, caso convivam com pacientes multibacilares.
fazer acompanhamento com testes de Mitsuda nos primeiros três anos após a descoberta do caso.
ser orientadas a procurar o médico caso apresentem na pele manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dolorosas e com vesículas.
realizar exame clínico dermato-neurológico semestralmente por 8 anos (período máximo de incubação).
Deverão ser notificados obrigatoriamente ao serviço de saúde pública mais próximo da empresa, enquanto a suspeita está sendo investigada, a ocorrência de um caso de
As vacinas BCG-ID, Hepatite B e Tetravalente (DTP + Hib) devem ser administradas pelas seguintes vias, respectivamente:
Intramuscular, Intradérmica, Intramuscular
Intradérmica, Intramuscular, Intramuscular
Intramuscular, Intradérmica, Subcutânea
Subcutânea, Intramuscular, Intradérmica
Intradérmica, Subcutânea, Intramuscular
A vacina que deve ser administrada ainda na maternidade e tem como esquema básico 3 doses, com intervalo de 30 dias da primeira para segunda dose, e de 180 dias da primeira para a terceira dose é:
BCG
VOP
Tetravalente
Hepatite B
Hib
Com relação à conservação das vacinas, marque a afirmativa correta:
Em unidades de saúde mais simples, é possível compartilhar o refrigerador para uso da imunização e do laboratório.
Em nível local, as vacinas devem ser mantidas numa temperatura entre +4 e +8.
Na arrumação do refrigerador, deve-se retirar as gavetas plásticas, caso existam, e em seu lugar colocar 12 garrafas com água, pois contribuem para a lenta elevação da temperatura.
Entre as vacinas que podem congelar e não se deterioram estão a BCG, Hepatite B e Pólio.
A vacina BCG é apresentada sob a forma liofilizada e sua conservação após aberto o frasco é de até 30 dias, sob refrigeração.
A família é considerada uma unidade de cuidado para a enfermagem na saúde coletiva, tendo como marco de referência alguns fundamentos. Qual a alternativa correta em relação a estes fundamentos?
O cuidado à família deve ser centrado em um membro específico, desde que este seja o principal na constelação familiar.
O conceito que o profissional tem de família não influencia na forma como as ações de intervenção serão desempenhadas.
A cultura exerce pouca influência sobre os papéis e os padrões de comunicação familiar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...