Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 24 A 26.
Considere as informações acima, os conhecimentos relacionados à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) para maiores de 18 anos e a IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. A HAS é considerada limítrofe quando os resultados da aferição forem, para as pressões sistólica e diastólica, respectivamente:
120 _ 129 e 90 _99.
<120 e < 80.
130 _ 139 e 85 _ 89
140 _ 159 e 90 _99.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As doenças isquêmicas do coração estão entre as causas de óbito por doenças do aparelho circulatório, conforme a tabela 1. A avaliação diagnóstica inclui o cateterismo cardíaco, com o objetivo de avaliar a permeabilidade da artéria coronária e determinar procedimentos. Entre os cuidados de enfermagem ao paciente submetido a um cateterismo cardíaco, está incluído:
registrar os pulsos distais do membro oposto ao do exame antes do procedimento.
mobilizar ativamente o membro afetado imediatamente antes e após a realização do exame.
avaliar sintomas dolorosos sugestivos de infarto do miocárdio.
registrar a pressão arterial e o pulso apical a cada 90 minutos.
De acordo com o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, adotado pelo Ministério da Saúde (MS), leia as sentenças abaixo.
I. Um dos parâmetros para diagnóstico de Hipertensão Arterial (HA), na consulta de enfermagem, que o Enfermeiro deve utilizar, segundo o MS, é PA sistólica > 140 mmHg ou PA diastólica > 90 mmHg em, pelo menos, duas verificações.
II. Na consulta de enfermagem, na anamnese com o paciente hipertenso, o Enfermeiro aborda: o hábito de fumar e beber, aumento de peso, uso de anticoncepcional e sinais e sintomas sugestivos de lesão em órgão e/ou causa secundária de hipertensão.
III. Na consulta de enfermagem com o hipertenso, o enfermeiro verifica a Pressão Arterial (PA) apenas no Membro Superior Direito (MSD), no paciente deitado, não valorizando o Índice de Massa Corporal (IMC).
IV. Na avaliação dos portadores de HA, devem constar os seguintes exames: Urina (bioquímica e sedimento), creatinina sérica, potássio sérico, glicemia sérica, colesterol total e Eletrocardiograma de repouso.
Assinale a alternativa correta.
Estão corretas I, II e III, apenas.
Estão corretas I, II e IV, apenas.
Estão corretas II e III, apenas.
Estão corretas III e IV, apenas.
Estão corretas I e IV apenas.
M. S. 60 anos, sexo masculino, portador de hipertensão arterial, obesidade leve com IMC = 30Kg/m², apresentou glicemia de jejum = 130mg/dl por duas vezes consecutivas, sendo encaminhado ao Programa de atenção a Diabetes Mellitus. Qual a conduta adotada na primeira consulta para este indivíduo?
Orientar quanto à modificação do estilo de vida, considerando mudança na alimentação, utilizando verduras, fibras, diminuindo carboidratos, realização de exercícios físicos através de caminhadas durante 30 minutos, pelo menos três vezes por semana com o objetivo da redução do peso corporal.
Orientar quanto ao risco de hipoglicemia e aos sintomas decorrentes do quadro: muita sede, boca seca, dor abdominal, rubor facial, perda de peso, visão turva, hálito cetônico.
Avaliar o déficit de conhecimento e desenvolver habilidades de sobrevivência, como a prevenção da hiperglicemia através da monitorização da glicemia capilar, considerada acima dos valores normais quando 90 mg/dl.
Orientar quanto ao uso de insulina, locais de administração, risco de lipodistrofia, necessidade de rodízio para evitá-la a cada administração diariamente.
Orientar quanto à importância da glicosúria, dosagem de glicose na urina, como principal teste para o controle da glicemia em pacientes diabéticos.
Criança com dois anos de idade chega ao serviço de pronto atendimento às 22h, acompanhada da genitora, referindo os seguintes sintomas: tosse produtiva e intensa, cianose de extremidades, diminuição do apetite e batimento de asa do nariz; a mãe refere ainda que ela apresentou um episódio de vômito no dia anterior, região hiperemiada e prurido no olho direito. Baseada na história descrita acima e no possível diagnóstico de asma brônquica, qual a prescrição de enfermagem indicada?
Aumentar ingesta hídrica, auscultar sons respiratórios, encorajar e ajudar nos exercícios respiratórios em posição decúbito dorsal.
Administrar broncodilatadores prescritos, observar dispnéia e cianose dos leitos ungueais, que indicam cianose central.
Avaliar e classificar a tosse, realizar oxigenoterapia, administrando 10 a 12l/min de O2, indicar a posição de trendelemburgo para drenagem postural.
Auscultar sons respiratórios, identificando alterações, monitorizar e avaliar freqüência respiratória, avaliar e classificar a tosse, encorajar e ajudar nos exercícios respiratórios.
Diminuir ingesta hídrica para 700ml/dia, avaliar comprometimento cardíaco, proporcionar nebulização com soro fisiológico 0,9%, manter decúbito lateral.
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível com expressão clínica mais insidiosa no idoso, Quanto a este dado, assinale a alternativa correta.
Em indivíduos idosos, a poliúria, secundária à hiperglicemia, surge logo no início da doença.
A polidipsia nos idosos é um alarme comum do estado hiperosmolar.
No idoso, pode haver glicosúria sem hiperglicemia, em conseqüência de distúrbio tubular.
Os pacientes idosos freqüentemente apresentam cetoacidose e raramente entram em estado hiperosmolar.
As mulheres idosas freqüentemente apresentam infecções de pele e tecidos moles, dentre elas, encontra-se o herpes simples como causa principal de prurido vulvar.
O Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, conforme a Portaria 2048/GM de 5 de novembro de 2002, é de competência
da área da saúde vinculada a uma Central de Regulação.
dos Núcleos Regionais de Urgência e Emergência.
dos Corpos de Bombeiros Militares.
dos Hospitais vinculados a uma Central de Regulação.
das Organizações Assistenciais de Urgência.
As ações empregadas para recuperar pacientes que necessitam de assistência imediata, por apresentarem risco de morte iminente, de acordo com a Portaria 2048/GM de 5 de novembro de 2002, são denominadas atendimento de
primeiros socorros.
pronto atendimento.
emergência.
urgência
pronto-socorro.
A prioridade de atendimento a um paciente crítico apresentando sinais de choque é
avaliar o nível de consciência.
identificar lesões não evidenciadas.
controlar sangramento, se houver.
corrigir problemas respiratórios.
coletar sangue para exames laboratoriais.
Na observação dos sinais e sintomas do desequilíbrio hidreletrolítico, o enfermeiro deve dispensar especial cuidado no que se refere aos sinais de distúrbios do sódio ou do potássio, pois
I. a depleção do potássio ocorre antes que alterações importantes sejam notadas;
II. a secreção de aldosterona é influenciada pela diminuição de sódio e excreção de potássio;
III. o sódio age na manutenção de água no interior das células;
IV. o ADH possibilita a perda de sódio e potássio através do débito urinário;
V. os níveis normais do potássio são essenciais ao líqüido extracelular. Estão corretos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...