Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, com 53 anos de idade, tem recebido alimentação intermitente por sonda nasogástrica a curto prazo, com boa tolerância, desde que apresentou dificuldades para deglutição após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).
Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.Deve-se medir o conteúdo gástrico residual antes de cada alimentação e desprezar o conteúdo aspirado, anotando-se suas características e volume.
Um paciente, com 53 anos de idade, tem recebido alimentação intermitente por sonda nasogástrica a curto prazo, com boa tolerância, desde que apresentou dificuldades para deglutição após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).
Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.Para garantir a permeabilidade da sonda, é necessário administrar de 20 mL a 30 mL de água antes e após a administração de cada dose de medicamento e a cada alimentação.
Uma mulher, com 34 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica com queixas de dor na panturrilha direita havia três dias. Relatou que há cinco dias iniciou quadro contínuo de artralgia no joelho direito, associada a calor local, que piorava com a movimentação da articulação. Há três dias, associaram-se à dor na panturrilha calor e edema locais. A paciente tem história de três episódios de trombose venosa profunda (TVP) no membro inferior direito. Fazia tratamento com anticoagulante oral, mas deixou de fazê-lo desde os últimos dois episódios. Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos, tabagismo crônico e hipertensão arterial. É mãe de três filhos e há 10 anos utiliza contraceptivos orais. Ao exame físico, demonstrou ter bom estado geral, eupnéica, orientada e consciente, embora estivesse obesa. Sua pressão arterial estava em 160 mmHg × 100 mmHg. Tem ainda edema intenso em membro inferior direito, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina, por via intravenosa, de forma contínua e em bomba de infusão.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.O sinal de Homans é específico para TVP e representa a dificuldade em estender a perna por completo, quando o paciente está deitado com a coxa flexionada.
Na verificação do pulso arterial, o profissional de enfermagem deverá levar em conta as mudanças fisiológicas na freqüência, decorrentes da idade e sexo, sendo correto afirmar que:
a freqüência cardíaca de adolescentes é mais rápida que a de crianças em idade escolar;
idosos têm freqüência acelerada quando comparados com adultos;
mulheres e homens na idade adulta possuem freqüências iguais;
a freqüência cardíaca de mulheres idosas é mais lenta que a das mulheres jovens;
bebês do sexo masculino têm freqüência igual à dos meninos pré-adolescentes.
Em relação à mudança de decúbito para prevenção de escaras, é correto afirmar que:
o alinhamento da coluna não deve ser considerado quando a prioridade for aliviar a pressão sobre as protuberâncias ósseas;
se necessário, a enfermagem avaliará a utilização de equipamentos adicionais redutores de pressão, tais como almofadas e rodas de espuma;
a posição de Fowler pode ser mantida por um período maior de tempo que as demais posições no leito;
é importante cuidar para que a distribuição do peso seja maior na coluna torácica que nos membros e nádegas;
quando o paciente está no colchão d´água, não há necessidade de fazer a troca de decúbito pela enfermagem.
Em relação ao curativo no local da traqueostomia, é INCORRETO afirmar que:
o curativo da traqueostomia deve ser trocado diariamente, e sempre que necessário;
se preciso, fazer a aspiração endotraqueal antes do curativo;
a limpeza da pele ao redor do estoma deve ser realizada com solução iodada;
a presença de edema ou vermelhidão ao redor do estoma dever ser pesquisada a cada troca de curativos;
o procedimento adequado inclui a higienização das mãos e troca de luvas após a retirada do curativo anterior.
Assinale a seqüência correta dos passos da medida da pressão arterial:
1- Usar o diafragma do estetoscópio para ouvir sobre a artéria braquial.
2- Assegurar que existe espaço suficiente abaixo do manguito, de modo que o estetoscópio não entre em contato com o mesmo.
3- Localizar a artéria braquial por palpação. 4- Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, até que o nível estimado da pressão sistólica ultrapasse 20 a 30 mmHg.
A seqüência CORRETA é:
Na assistência de enfermagem às reações transfusionais imediatas, é INCORRETO afirmar:
Examinar as etiquetas, rótulos e registros, conferindo novamente com os dados do paciente, registrando todos os sinais e sintomas de forma clara e objetiva, bem como a assistência prestada
Encaminhar ao serviço de hemoterapia o paciente juntamente com a bolsa contendo o sangue, o equipo e a etiqueta de identificação da bolsa
"Se o paciente estiver inconsciente, incline o queixo na direção do peito para fechar a traquéia e, a seguir, avance a sonda entre as respirações para garantir que ela não irá penetrar na traquéia".
O texto se refere à técnica de:
Sobre os sinais vitais, marque a alternativa correta.
O valor normal do pulso no homem adulto é de 120 a 125 pulsações por minuto.
A freqüência respiratória normal no adulto varia de 18 a 22 movimentos respiratórios por minuto.
A pressão arterial convergente acontece quando a pressão sistólica e a diastólica se distanciam.
A verificação à temperatura corporal por via retal é a mais utilizada por ser a mais eficiente.
São valores normais da Pressão Arterial no adulto: Sistólica, de 90 a 140 mmHg, e Diastólica, de 60 a 90 mmHg.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...