Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As técnicas de comunicação terapêutica que o profissional de enfermagem pode utilizar no seu relacionamento com o paciente incluem
usar clichês e dar aprovação.
concordar e discordar.
verbalizar o que ficou implícito e resumir.
desaprovar e banalizar os sentimentos.
A respeito da hipoderme, que é uma das três camadas da pele, assinale a opção correta.
É composta por fibras de forma alongada e extremidades afiladas que se fixam aos ossos ou órgãos.
Possui tecido conjuntivo, é ricamente vascularizada e contém terminações nervosas, vasos linfáticos, glândulas sebáceas e alguns folículos pilosos.
É constituída de camadas e responsabiliza-se pelo surgimento das células epiteliais.
Contém tecido conjuntivo gorduroso que representa importante reserva calórica para o organismo e é ricamente vascularizada.
A unidade funcional dos rins é o néfron. Os componentes do néfron incluem o(a)
I glomérulo.
II ureter.
III túbulo contorcido distal.
IV pelve renal.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Um paciente que, no pré-operatório, necessita realizar um enteroclisma deverá ser colocado em posição de
decúbito dorsal.
genupeitoral.
Fowler.
Sims.
As possíveis atividades desenvolvidas pelo profissional de enfermagem de nível médio no centro de saúde onde a paciente freqüenta incluem
Um profissional de enfermagem que, antes de realizar um procedimento, prepara o paciente, orientando-o no que será realizado, está
Assinale a opção correta quanto à aplicação dos princípios da psicologia na enfermagem.
Um cliente com crise hipertensiva está deitado na cama e deverá ser transportado em cadeira de rodas para a ambulância. Para promover a segurança do cliente, deve-se
executar o procedimento com o cliente deitado em decúbito dorsal horizontal sem travesseiro.
sentar o cliente na beira da cama, apoiar os pés dele na escadinha e segurá-lo com firmeza enquanto ele tenta se levantar.
destravar a cadeira de rodas durante todo o tempo para facilitar o procedimento.
executar o procedimento de forma mais rápida possível, para evitar hipotensão postural.
solicitar ao cliente que apóie os pés no descanso da cadeira antes de se acomodar no assento.
Ao realizar um curativo em uma ferida com secreção purulenta na perna de um cliente diabético, a enfermagem deve
fazer a limpeza no sentido de vai-e-vem: de fora para dentro da ferida e vice-versa.
evitar a compressão exagerada da ferida com atadura e esparadrapo.
utilizar a pinça anatômica e a de Koch para retirar o curativo sujo e para a execução do novo curativo.
fazer a limpeza e antissepsia com solução iodada e, então, realizar o desbridamento da ferida.
considerar a presença de secreção purulenta como uma complicação grave já que a diabetes facilita o processo de cicatrização.
Texto para os itens de 86 a 95
Uma paciente de 67 anos de idade, portadora de doença reumática cardíaca desde os 9 anos de idade, após uma noite sem conseguir dormir devido a falta de ar, quando deitada na posição horizontal, e à sensação de aumento dos batimentos cardíacos, procurou o pronto-socorro de um hospital, apresentando as seguintes queixas: dificuldade para respirar há vários dias; mãos e pernas progressivamente mais inchadas; respiração curta; tosse não produtiva; ansiedade e dificuldades para dormir. Ao exame, apresentava-se dispnéica, ansiosa, pele fria e úmida. Seu ritmo cardíaco era irregular (fibrilação atrial) e foram constatados estertores pulmonares, distensão abdominal, edema em membros superiores e inferiores. O médico fez o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva e prescreveu diuréticos e digitálico.
Considerando a situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens a seguir.
A paciente deve ser monitorada quanto aos sinais vitais, dando-se atenção especial à pressão arterial e à freqüência cardíaca e respiratória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...