Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla o nível de glicose no sangue ao regular a sua produção e armazenamento. Com relação aos cuidados de enfermagem relacionados à administração de insulina, é correto afirmar:
Na técnica de aplicação de insulina deve-se sempre pinçar a pele e inserir a agulha 13x5 em ângulo de 45 graus.
Recomenda-se massagear o local após a aplicação de insulina para acelerar a absorção da mesma.
Os locais indicados para a aplicação de insulina são: abdômen, superfície anterior dos braços, coxas e quadris.
A via de administração da insulina é a via muscular.
É importante respeitar o rodízio dos locais de aplicação da insulina para evitar a lipodistrofia e favorecer a sua absorção.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a administração de psicofármacos, é correto afirmar:
Os psicolépticos são drogas que atuam aumentando a atividade psíquica normal ou alterada
Os eutímicos atuam sobre os estados psíquicos normais mantendo o nível, porém sem corrigir os estados alterados.
Os psicodislépticos promovem o aparecimento de estados psíquicos anormais, como alucinações.
Os psicanalépticos promovem euforia, desinibição, porém são drogas ilícitas.
A insônia é uma queixa comum na saúde mental, por isso são prescritos psicotogênicos para seu tratamento.
A psicofarmacologia é o tratamento de crescimento mais rápido na prática atual da psiquiatria, e o enfermeiro psiquiátrico presta uma contribuição única à implementação dessa estratégia de tratamento. Assim sendo, marque a alternativa que relata apenas sinais de toxicidade do lítio, droga utilizada no tratamento de transtorno de humor
Pulso irregular, alteração no ECG, prejuizo da consciência, coma e morte
Delírios, alucinações, incoerência, redução da fala e prejuízo na atenção
Delírios, apatia, ilogicidade, catatonia e redução da fala
vômitos, letargia, prejuízo da consciência, apatia e ilogicidade.
A duração da quimioprofilaxia pós-exposição ao HIV deve ser de
14 dias
21 dias.
28 dias
45 dias
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para administrar medicamentos de maneira segura, a enfermagem deve utilizar a regra dos 5 Certos: medicamento certo, dose certa, paciente certo, via certa e hora certa. Sobre a via de administração de medicamentos, assinale a única alternativa correta:
As vias de administrações parentéricas incluem: Endovenosa, Intramuscular, Intra-raquídea, Subcutânea, Intravesical e Intradérmic
Os cateteres usados para administração de terapia endovenosa devem possuir calibre de 20 a 22 para a maioria dos líquidos EV; calibre maior para soluções cáusticas ou viscosas e 18 para administração de sangue.
Todo soro instalado deverá ser identificado somente com o nome do paciente, número do leito, data de instalação, hora de início, nome de quem preparou e velocidade de gotejamento.
Após a administração de Suporte Nutricional Endovenoso, deve ser administrada a solução de glicose a 50% por via endovenosa periférica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com a Política de Saúde do Idoso – Portaria 1395/GM (CNS, 1999), o consumo de medicamentos deve ser criterioso nos clientes idosos. Com base nessa recomendação da política de saúde, é correto afirmar que:
qualquer medicamento é capaz de alterar o estado nutricional, que no idoso encontra-se comprometido, devido ao adoecimento e dieta irregular.
os medicamentos na pessoa idosa deprimem o apetite, gerando constipação.
os antiácidos causam deficiência na tiamina, aumentando a ingestão alimentar e o ganho de peso.
os medicamentos populares são os que trazem menos riscos à pessoa idosa, principalmente quando associados aos medicamentos alopáticos
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em uma unidade de internação, no preparo da medicação a enfermeira constatou que para um dos pacientes foi prescrito um medicamento em dose inadequada. A enfermeira decidiu administrar o medicamento na dose adequada e não comentar com ninguém para não prejudicar o médico. A conduta da enfermeira foi:
ética, porque evitou danos ao paciente e demonstrou sua autonomia profissional.
não ética, porque alterou a dosagem sem consultar o responsável pela prescrição.
ética, porque evitou danos ao paciente e exposição do colega.
não ética, porque optou por omitir a decisão à sua chefia imediata.
ética, porque não denunciou o colega, demonstrando lealdade à equipe.
A situação abaixo refere-se às questões de 40 a 43.
Em relação à reposição hídrica correspondente ao volume prescrito de 2000 ml de soro glicosado, a 5%, ministrados em 12 horas, a quantidade de gotas que devem correr por minuto será:
A situação abaixo refere-se às questões de 40 a 43.
Quanto à concentração da solução glicosada prescrita, quando expressa em porcentagem, indicará que a relação soluto-solvente corresponde a:
O médico prescreveu 2.000 ml de soro fisiológico para o cliente no pós-operatório imediato. Todo o soro deverá ser infundido em 20 horas. Sendo assim, o número de gotas que deve fluir por minuto é de
25 gts/min.
28 gts/min.
31 gts/min.
33 gts/min.
35 gts/min.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...