Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Uma das complicações do puerpério é o ingurgitamento mamário que é definido como:
excesso de produção láctea e/ou pela deficiência no esvaziamento da(s) mama(s).
ferimentos que surgem nos mamilos decorrentes de sucção, que podem ser superficiais ou profundos.
esvaziamento total da mama.
nenhuma das respostas anteriores.
No 1o trimestre de gestação, os sinais vitais de uma gestante em repouso será considerada dentro dos parâmetros de normalidade se apresentar:
Uma mulher de 19 anos de idade, grávida de seu primeiro filho, busca receber orientações quanto à sua nutrição durante o período de gestação e amamentação. O médico solicitou que fosse mantida uma dieta hipossódica e hipocalórica até o parto e que, quando iniciasse a amamentação, aumentasse sua ingestão calórica, em média, 500 kcal/dia.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.
A alimentação da gestante é fundamental para a sua própria saúde e também para a do feto. Por isso, ela deve aumentar sua ingestão calórica, visto que precisa "comer por dois."
Uma mulher de 19 anos de idade, grávida de seu primeiro filho, busca receber orientações quanto à sua nutrição durante o período de gestação e amamentação. O médico solicitou que fosse mantida uma dieta hipossódica e hipocalórica até o parto e que, quando iniciasse a amamentação, aumentasse sua ingestão calórica, em média, 500 kcal/dia.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.
A dieta hipossódica solicitada pelo médico tem como objetivo reduzir a quantidade de cloreto de sódio (sal de cozinha) ingerido durante a gravidez.
A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG), também denominada toxemia gravídica, incide em cerca de 5 a 10% das gestantes, por volta da 20ª semana. A DHEG pode evoluir para um quadro de Pré Eclampsia Grave. Assinale abaixo a alternativa correta que relaciona alguns parâmetros que auxiliam no diagnóstico do quadro de Pré Eclampsia Grave.
Pressão arterial diastólica maior ou igual a 120mmHg, cefaléia, distúrbios visuais, proteinúria superior a 0,3g/24h, elevação de bilirrubina.
Pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg, dor epigástrica, poliúria, creatinina plasmática acima de 1,0mg/dL, edema periférico.
Pressão arterial sistólica maior ou igual a 150mmHg, oligúria, dor em hipocôndrio direito, cefaléia associada à hipertensão arterial.
Pressão arterial diastólica maior ou igual a 110mmHg, sinais de comprometimento fetal, distúrbios visuais, proteinúria superior a 0,6mg/24h.
Pressão arterial diastólica maior ou igual a 110mmHg, distúrbios visuais e cefaléia associados à hipertensão arterial, elevação de enzimas hepáticas.
O atendimento ao adolescente a nível primário de atenção e promoção da saúde deve ter como princípio básico:
o atendimento individual realizado apenas pelo profissional médico
o retorno das informações e procedimentos realizados no serviço de saúde devolvido aos pais
o encaminhamento para o serviço de maior complexidade, visto que a equipe da atenção básica não é capacitada para atender sob os aspectos bio-psico-sociais
a participação das atividades de educação para a saúde desenvolvidas no serviço
A violência contra a criança e o adolescente é considerada um grave problema de saúde pública e um importante fator de morbi-mortalidade. Para o atendimento à criança e ao adolescente vitimizados, o enfermeiro deve
identificar comportamento autodestrutivo, ansiedade, baixa auto-estima, uso de álcool e de outras drogas como efeitos a curto prazo da violência.
estar alerta aos sinais de violência apresentados pela criança e pelo adolescente, resguardando o sigilo profissional, revelando-o apenas à autoridade competente, quando se tratar de maus-tratos.
investigar ansiedade, dispersão, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar como principais efeitos do abuso sexual em escolares
reconhecer que as lesões no esqueleto e no sistema nervoso central são mais comumente identificadas em crianças e adolescentes vitimizados por maus-tratos físicos.
em caso de confirmação de abuso sexual, dar atenção especial às estruturas torácicas e abdominais decorrentes de compressão
Dentre as ações de controle de agravos não transmissíveis estão aquelas relacionadas ao progressivo aumento da população de idosos. Esse fato deve-se à elevação do número de casos de distúrbios
Enfermagem - Saúde do Idoso - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre as alterações fisiológicas normais do envelhecimento, é correto afirmar:
No sistema gastrintestinal observa-se aumento da secreção salivar, menor peristalse e produção de enzimas digestivas.
Ocorre distensão dos espaços intervertebrais e menor amplitude do movimento articular
Observa-se diminuição dos pelos nasais e da capacidade olfativa.
Verifica-se hipertrofia das papilas das bordas laterais da língua e diminuição da acuidade visual
Ocorre perda subseqüente de proteínas do rim e aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax.
Ao iniciar a visita domiciliar ao paciente idoso, o enfermeiro deve identificar os riscos de obstrução nas áreas de deambulação, potenciais riscos de incêndio, poluição de água, instalações hidrossanitárias e posteriormente fazer a avaliação do paciente e estabelecer um plano de cuidado, que inclui
avaliar a capacidade do autocuidado do paciente e da família e a necessidade de recursos adicionais
realizar orientação verbal do cliente e da família e abordar a necessidade de recursos adicionais
enfatizar o diagnóstico médico e as informações detalhadas e específicas sobre as limitações funcionais do paciente
enfatizar o diagnóstico médico, que deve refletir o diagnóstico de enfermagem ou problemas do paciente
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...