Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre assistência integral à saúde do idoso, leia as alternativas abaixo e marque a correta.
É considerado idoso à pessoa acima de 55 anos e, de acordo com a Lei 8.842/94 da Política Nacional do Idoso, tem seus princípios e diretrizes norteados pela Constituição Federal.
É considerado idoso a pessoa acima de 50 anos e, de acordo com a Lei 8.842/94 da Política Nacional do Idoso, tem seus princípios e diretrizes norteados pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.
É considerado idoso a pessoa acima de 60 anos e, de acordo com a Lei 8.842/94 da Política Nacional do Idoso, tem seus princípios e diretrizes norteados pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica da Assistência Social -LOAS.
É considerado idoso a pessoa acima de 70 anos e, de acordo com a Lei 8.842/94 da Política Nacional do Idoso, tem seus princípios e diretrizes norteados pelos governos Municipal, Estadual e Federal.
É considerado idoso a pessoa acima de 65 anos e, de acordo com a Lei 8.842/94 da Política Nacional do Idoso, tem seus princípios e diretrizes norteados apenas pelo governo Federal.
Para se alcançar uma boa relação terapêutica com um indivíduo idoso, o profissional de enfermagem deve
Inúmeras são as alterações que ocorrem com o ser humano à medida que o mesmo envelhece; uma delas pode ser a síndrome demencial. Pode-se suspeitar que uma pessoa tem provável síndrome demencial quando
apresenta perda de memória.
apresenta alterações de comportamento.
apresenta perda progressiva de memória que interfere nas atividades da vida diária.
apresenta desorientação temporal e espacial.
apresenta perda abrupta de memória.
É tarefa de competência da equipe de saúde na prevenção primária da hipertensão arterial:
a detecção e tratamento precoce, que têm como objetivo: alcançar a remissão da HA quando possível; evitar o aparecimento de complicações e retardar a progressão do quadro clínico: toda ação deve ser programada a partir da identificação de fatores de risco associados, lesões em órgão-alvo e avaliação de comorbidades;
prevenir ou retardar o desenvolvimento de complicações agudas e crônicas da HA e também evitar mortes precoces: nesta fase, faz-se também necessária uma atuação visando a reabilitar os indivíduos já acometidos pelas complicações (insuficiência cardíaca, insuficiência renal, dentre outras);
remover fatores de risco: devem-se realizar campanhas educativas periódicas enfatizando o controle do tabagismo, da obesidade, do sedentarismo, do consumo de sal e de bebidas alcoólicas e o estímulo a uma alimentação saudável;
fornecer medicamento prescrito e encaminhar o cliente ao módulo de saúde da família mais próximo de sua residência, visando à otimização dos recursos e à busca de parcerias com as sociedades científicas relacionadas a essa patologia;
estimular a criação dos grupos de hipertensos, no sentido de facilitar a adesão ao tratamento proposto e, quando possível, agregar à equipe profissionais como nutricionista, assistente social, psicólogo, etc.
Julgue os itens que se seguem, com respeito à vigilância sanitária.
Riscos ocupacionais correspondem àqueles relacionados ao processo de produção, ao contato com substâncias nocivas e à intensidade, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
Na enfermagem, os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais podem afetar a saúde do trabalhador. Os tipos de lesão mais freqüentes nesse trabalho são:
lesões por acidentes pérfuro-cortantes, lesões oesteomusculares e reações cutâneas a agentes químicos;
lesões pulmonares, lesões do aparelho auditivo e osteomusculares em membros inferiores;
lesões decorrentes de quedas acidentais, reações cutâneas a agentes radioativos e doenças digestivas;
doenças do sistema tegumentar, lesões por esforços repetitivos (LER) e lesões do aparelho auditivo;
doenças infecto-contagiosas por contágio, lesões respiratórias e pulmonares, e doenças do sistema hematopoiético.
Enfermagem - Saúde do Trabalhador - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale com "I" quando a situação se referir a EPI (equipamento de proteção individual) e com "C" quando a situação se referir a EPC (equipamento de proteção coletiva).
( ) Luva usada pelo funcionário durante a realização de um banho no leito.
( ) Máscara usada pelo paciente quando este se encontra imunodeprimido e precisa ausentar-se de seus aposentos.
( ) Óculos usado pelo funcionário durante realização de uma aspiração traqueal.
( ) Cliente que faz uso de máscara, pois está com infecção respiratória.
( ) Funcionário que faz uso de avental ao atender um paciente imunodeprimido.
I, I, I, I e I.
C, C, C, C e C.
I, C, I, C e I.
I, I, I, C e C.
C, C, C, I e I.
Acerca da enfermagem do trabalho, um ramo de atividade inserido na enfermagem comunitária, julgue os seguintes itens.
Existem registros da presença de profissionais de enfermagem, em empresas brasileiras, desde a primeira metade do século XX, porém a organização de legislação que regulamenta essa profissão ocorreu apenas nos anos 70 do século passado.
Acerca da enfermagem do trabalho, um ramo de atividade inserido na enfermagem comunitária, julgue os seguintes itens.
No Brasil, a denominada enfermagem industrial caracterizou-se por assistência individualizada ao trabalhador, com caráter mais prevencionista que assistencialista.
Acerca da enfermagem do trabalho, um ramo de atividade inserido na enfermagem comunitária, julgue os seguintes itens.
Atualmente, a atuação do profissional de enfermagem do trabalho pressupõe uma função educadora, que enfoca não apenas o trabalhador em si, mas também sua família e a própria comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...