Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Saúde Mental - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O paciente idoso deprimido apresenta distúrbios de humor, que podem ser assim avaliados:
I- Sentimento de culpa /auto-incriminação.
II- Tristeza, fadiga e diminuição da memória.
III- Sialorréia e delírio.
IV- Euforia e alucinações.
Está (ão) correta (s) apenas:
IV
III
I e II
II e IV
I
Sobre a Esquizofrenia Paranóide assinale a alternativa INCORRETA:
O quadro clínico é dominado por delírios relativamente estáveis, usualmente acompanhados por alucinações, além de outras alterações perceptivas;
Distúrbios do afeto, volição e discurso são proeminentes;
As alucinações visuais e sintomas "negativos" como o embotamento afetivo podem ocorrer, mas não costumam ser dominantes;
É o tipo de esquizofrenia mais comum em muitas partes do mundo;
A boa adaptação pré-mórbida é um fator positivo para o prognóstico.
Em relação às síndromes psiquiátricas, é CORRETO afirmar que
a esquizofrenia pode ser definida como um distúrbio neurótico de origem orgânica, em que a pessoa percebe a realidade de maneira distorcida de si própria e das demais pessoas.
a neurose é uma desordem de personalidade que se manifesta, geralmente, por percepção, pensamento e comportamentos alterados que impedem a participação da pessoa na vida social.
a ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimento de apreensão, desconforto, agitação ou preocupação.
a depressão é uma perturbação caracterizada por tristeza, angústia, desânimo e dificuldade de concentração, sendo considerada normal e necessária na experiência de vida da pessoa.
Em termos de economia psíquica, a adaptação do trabalho ao homem corresponde à procura, à descoberta, ao emprego e à experimentação de um compromisso entre os desejos e a realidade. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar
que, mesmo em um trabalho rigidamente organizado, se ele não for muito parcelado ou muito dividido, a adaptação do trabalho à personalidade é possível.
que as frustrações resultantes de um conteúdo significativo inadequado às potencialidades e às necessidades da personalidade podem ser uma fonte de grandes esforços de adaptação.
que o sofrimento começa quando a relação homem-organização está bloqueada; quando o trabalhador usou o máximo de suas faculdades intelectuais, psicoafetivas, de aprendizagem e de adaptação.
que não são as exigências mentais ou psíquicas do trabalho que fazem surgir o sofrimento, se bem que esse fator seja evidentemente importante quanto à impossibilidade de toda a evolução em direção ao seu alívio.
Em relação aos processos mentais de sofrimento psíquico no trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
A exploração do sofrimento pela organização do trabalho não cria doenças mentais específicas.
Existem psicoses do trabalho ou neuroses do trabalho.
As descompensações psicóticas e neuróticas dependem, em última instância, da estrutura das personalidades adquirida muito tempo antes do engajamento na produção.
Devem-se levar em conta três componentes da relação homem-organização do trabalho: a fadiga, o sistema frustração-agressividade reativa e a organização do trabalho como uma correia de transmissão de uma vontade externa.
Todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) devem obedecer á exigência de diversidade profissional. Para o enfermeiro que integra essa equipe em um município com a população acima de 200.000 habitantes,se faz necessário:
Pelo menos 1 enfermeiro com formação específica em saúde mental
Pelo menos 2 enfermeiro com formação específica em saúde mental
Pelo menos 3 enfermeiro com formação específica em saúde mental
Pelo menos 4 enfermeiro com formação específica em saúde mental
Pelo menos 5 enfermeiro com formação específica em saúde mental
Sobre o papel do enfermeiro na área de saúde mental, é CORRETO afirmar que:
A relação terapêutica não considera a importância dos valores individuais no desenvolvimento da consciência do paciente
Na relação enfermeiro- paciente, somente o enfermeiro tem condições de reconhecer o outro como ser humano singular e importante
A relação enfermeiro-paciente é a base a qual se estabelece a enfermagem de saúde mental
As técnicas básicas de aconselhamento são dispensáveis na relação enfermeiro-paciente uma vez que este último encontra-se com o nível de consciência alterado
Todas estão corretas
Conforme a abordagem psicológica define-se como "distúrbios de aspectos da personalidade nos quais se altera a relação com o mundo permanecendo íntegra a capacidade de pensamento e de manter relações afetivas":
Neurose
Catatonia
Esquizofrenia
Psicose
Paranóia
Assinale a opção incorreta com relação á reforma psiquiátrica no Brasil.
Atualmente, utiliza o paradigma cujos instrumentos materiais mais evidentes são os núcleos e (ou) centros de atendimento psicossocial (NAPS e CAPS), hospitais-dias, enfermarias e ambulatórios em hospitais gerais.
Vem-se desenvolvendo há várias décadas,a partir do final dos anos setenta,como um movimento que mostra as inconveniências do modelo que fundamentou os paradigmas da psiquiatria clássica.
No contexto da referida reforma, vários autores apontaram para o processo de trabalho de enfermagem em saúde mental como claramente em acordo com as propostas de reinserção social das pessoas com transtornos mentais. Esse processo era caracterizado por ser ativo e totalmente integrado á equipe multiprofissional.
A desinstitucionalização é uma de suas principais vertentes, com a conseqüente desconstrução da idéia de manicômio e dos paradigmas que o sustentam, o que significa a substituição progressiva dos manicômios.
Todos os itens estão incorretos.
Na esquizofrenia, o sintoma mais comum associado com as distorções do conteúdo do pensamento é:
Sonolência
Alucinações
Embotamento afetivo
Catatonia
Delírio
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...