Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho tem como atribuições, planejar, coordenar e orientar a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador e da Companhia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho. Dentro dessas diretrizes, a instituição que confere as execuções das atribuições citadas acima é:
Ministério da Previdência Social.
Fundacentro/ANVISA.
Ministério do Trabalho e Emprego.
Ministério do Meio Ambiente.
Ministério da Saúde.
Nas ações educativas e preventivas, o enfermeiro do trabalho deve orientar o digitador a
usar apoio no teclado e no mouse para facilitar o alinhamento dos punhos; limitar a 1.000 toques por hora a velocidade da digitação; fazer pausa de 5 minutos a cada 50 minutos na jornada de 2 horas.
manter a iluminação fosca para evitar reflexos e sombras; fazer pausa de 5 minutos a cada 50 minutos na jornada de 2 horas.
manter a iluminação difusa e instalada de forma a evitar reflexos e sombras; limitar a 5.000 toques por hora a velocidade da digitação.
dispor o teclado e o documento a ser digitado de forma a facilitar o foco, evitando o cansaço visual; fazer pausa de 10 minutos a cada 50 minutos na jornada de 8 horas.
usar apoio do teclado e do mouse para facilitar o alinhamento dos punhos; limitar a 8.000 toques por hora a velocidade da digitação; fazer pausa de 10 minutos a cada 50 minutos na jornada de 6 horas.
No teste de visão ocupacional, os vários instrumentos como a tabela de Ishihara e os cartões de Jaeger são utilizados, respectivamente, nas avaliações de
distinção de cores e acuidade visual.
percepção de profundidade e distinção de cores.
foria lateral e foria vertical.
percepção de profundidade e distinção de cores.
acuidade visual e foria vertical.
Um fator preocupante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) são doenças ocupacionais causadas pelos ruídos que provocam surdez permanente. Essa lesão é decorrente da exposição repetitiva e prolongada ao barulho de intensidade excessiva, por meses ou anos, em níveis de
10 − 40 dB
30 − 60 dB
40 − 80 dB
90 − 120 dB
30 − 80 dB
Diante de um quadro de trabalhadores na faixa etária de 35 a 45 anos, em uma fábrica de produtos químicos, o enfermeiro, no seu planejamento de exames periódicos, fará agendamento desse grupo
trimestral.
semestral.
anual.
bienal.
trienal.
Um auxiliar de enfermagem pretende administrar 5 (cinco) ml de penicilina benzatina no deltóide com pouca massa muscular de um cliente adulto em tratamento para sífilis. Nesta situação, o enfermeiro deve orientá-lo para
passar pomada trombolítica no deltóide 15 (quinze) minutos antes e a cada 2 (duas) horas após a aplicação da medicação.
fazer compressas quentes no deltóide durante 15 (quinze) minutos antes e após a aplicação da medicação.
ministrar a medicação preferencialmente no glúteo, após conversar com o cliente sobre a escolha desse local de aplicação.
ministrar a medicação fracionada nos dois deltóides e nos dois glúteos.
ministrar 1 (um) ml em cada deltóide e 3 (três) ml em um dos glúteos.
Sabendo-se que a dose de um determinado anti-histamínico para o adulto é de 250 mg/dia, pergunta-se: quanto deste medicamento deverá ser administrado a uma criança com 3 anos de idade e 20 kg de peso?
125 mg/dia.
72 mg/dia.
60 mg/dia.
50 mg/dia.
34 mg/dia.
Foi prescrito 60 mg de Garamicina por via intramuscular de 12/12 horas. Em estoque, só temos ampolas de 2 ml contendo 80 mg. A quantidade dessa solução a ser administrada a cada 12 horas é
0,25 mL.
0,5 mL.
1,0 mL.
1,5 mL.
1,75 mL.
Considerando a administração de medicamentos, relacione os termos da coluna A com o correspondente significado na coluna B.
É correto:
1d, 2a, 3b, 4e, 5c
1b, 2c, 3d, 4a, 5e
1c, 2b, 3a, 4d, 5e
1b, 2e, 3d, 4a, 5c
1b, 2c, 3a, 4e, 5d
Atenção: Considere o caso a seguir para responder às questões de números 43 a 45.
Sr. Osvaldo, 65 anos, internado na Unidade de Internação. No 1o pós-operatório de laparotomia exploradora, encontrava-se consciente, extubado, com sonda nasogástrica aberta, sonda vesical de demora, cateter venoso central em veia subclávia direita, curativo abdominal oclusivo e dreno de Penrose aberto em bolsa coletora. Nas primeiras 24 horas de pós-operatório, os sinais vitais mantiveram-se normais e o balanço hídrico foi negativo de 500 ml.
Dentre os cuidados de enfermagem relacionados com a sonda nasogástrica o profissional de enfermagem deve:enfermagem deve:
I. manter a SNG aberta em coletor situado abaixo do nível do paciente; promover ordenhas periódicas da sonda; dar água sempre que o paciente referir sede.
II. medir volume da drenagem a cada plantão ou pelo menos uma vez ao dia; manter fixação adequada; manter os lábios lubrificados.
III. verificar a permeabilidade da sonda; promover higiene oral freqüente; orientar o paciente para não tracionar a sonda.
IV. registrar as características da secreção drenada; promover higiene oral freqüente, dar água sempre que o paciente referir sede.
Após a avaliação médica em decorrência do balanço hídrico negativo, foi prescrito, além do Soro Glicosado a 5% 1000 mL com eletrólitos para correr em 8 horas, Ringuer Lactato 300 mL, em 2 horas.
A velocidade de infusão dessas soluções, em gotas por minuto, deve ser, respectivamente e aproximadamente,
28 e 28
42 e 38
14 e 21
42 e 83
42 e 50
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...