Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos aspectos relacionados ao controle e à prevenção de infecções hospitalares, julgue os itens que se seguem.
A infecção relacionada a acesso vascular periférico (IAVP) caracteriza-se pela presença, em pacientes sem diagnóstico concomitante de infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS), de sinais locais de infecção, com ou sem a presença de cordão inflamatório.
Acerca dos aspectos relacionados ao controle e à prevenção de infecções hospitalares, julgue os itens que se seguem.
Considera-se infecção hospitalar a infecção adquirida pelo paciente internado e que se manifeste somente durante o período de internação, devendo ser comprovada a existência de relação direta entre o processo infeccioso e a internação ou os procedimentos hospitalares.
Acerca dos aspectos relacionados ao controle e à prevenção de infecções hospitalares, julgue os itens que se seguem.
Para a adequada execução do programa de controle de infecções hospitalares, os hospitais devem constituir comissão de controle de infecção hospitalar, que, encarregada de assessorar a autoridade máxima da instituição e de executar as ações de controle de infecção hospitalar, deve ser composta por, no mínimo, dois técnicos de nível superior da área de saúde para cada duzentos leitos, sendo prevista carga horária diária, mínima, de seis horas para o enfermeiro.
Em relação às situações oncológicas, julgue os itens de 46 a 50.
Em alguns centros de cuidados paliativos, como no CSTO do INCA, que mantém acompanhamento de pacientes em domicílio, os enfermeiros não podem instituir, alterar e adequar terapêuticas medicamentosas para o controle das queixas dolorosas na modalidade assistencial de internação domiciliar.
Um homem com 40 anos de idade foi recém-diagnosticado com linfoma de Hodgkin e iniciará tratamento com doxorrubicina, bleomicina, vimblastina e dacarbazina (ABVD). A família e o paciente estão muito ansiosos e temem os efeitos colaterais que poderão surgir.
Com referência à situação clínica acima, julgue os itens que se seguem.
Como parte integrante do corpo de enfermagem, o atendente deve trabalhar para a redução do estresse psicológico do paciente e de sua família, aliando conhecimento científico a empatia, afetividade, sinceridade e comunicação.
A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nos homens, o fluído prostático, que contém zinco, lisozima, lactoferrina e IgA, dificulta o desenvolvimento bacteriano no trato urinário. Nas mulheres, além dos aspectos anatômicos (localização do meato uretral e tamanho da uretra), a ausência desse fluido é um dos fatores que contribuem para o aumento das ITU.
A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O uso da sonda vesical é o principal fator de risco para o desenvolvimento de ITU em pacientes hospitalizados, pois essa sonda provoca dilatação da uretra, bloqueio dos ductos das glândulas periuretrais e esvaziamento incompleto da bexiga devido ao balão de retenção desse instrumento.
A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. A técnica utilizada para a cateterização provoca a ocorrência de infecção urinária e bacteriúria em pacientes hospitalizados com uso prolongado de sonda vesical.
A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Os principais agentes de ITU hospitalares são bactérias gram positivas, como a Escherichia coli, a Klebsiella pneumoniae e o Staphylococcus aureus.
A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. São medidas preventivas de ITU em pacientes que usam sonda vesical o controle bacteriológico regular e a troca dos cateteres de longa permanência a intervalos fixos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...