Questões de Enfermagem do ano 2011

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O mapa de risco é uma representação gráfica, de uma das partes ou de toda a empresa. Neste sentido para a elaboração do mapa de risco é necessário, EXCETO:

  • A.

    Conhecer o processo de trabalho no local analisado.

  • B.

    Identificar os agentes de riscos existentes no local analisado.

  • C.

    Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia.

  • D.

    Identificar os indicadores de saúde.

  • E.

    Conhecer os levantamentos ambientais ainda não realizados no local.

De acordo com os dados acima, a série histórica da taxa de atividade total evidencia

  • A.

    crescimento acentuado no período de 1997 a 2002.

  • B.

    crescimento constante no período de 2001 a 2007.

  • C.

    decrescimento cíclico no período de 1994 a 1998.

  • D.

    decrescimento acentuado no período de 2001 a 2005.

  • E.

    decrescimento constante no período estudado.

Os indicadores apresentados nas séries históricas, por sexo, expressam

  • A.

    correlação no ano de 1997.

  • B.

    inversão entre homens e mulheres.

  • C.

    frequência relativa.

  • D.

    correspondência direta entre homens e mulheres.

  • E.

    interdependência de queda e incremento entre homens e mulheres.

  • A.

    Histograma

  • B.

    Diagrama de Pareto

  • C.

    Gráfico de Linhas

  • D.

    Gráfico de Setores

  • E.

    Gráfico de Frequências Acumuladas

o Brasil, a estratégia do programa Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é voltada às características epidemiológicas das crianças. Com relação a esse programa, analise as afirmativas abaixo.

1. No Brasil, a partir de 1996, o Ministério da Saúde encampou a proposta da AIDPI. Esse processo busca o fortalecimento da capacidade resolutiva do nível distrital de saúde, sendo compatível, portanto, com os objetivos do Sistema Único de Saúde.

2. A melhoria do sistema de saúde em termos de eficácia para o atendimento das doenças prevalentes na infância e a melhoria das práticas no âmbito familiar e da coletividade, são alguns dos componentes do AIDPI.

3. Entre as ações específicas relacionadas à saúde infantil, incluem-se os programas de incentivo ao aleitamento materno, o controle das doenças diarreicas agudas e das doenças respiratórias agudas, o programa ampliado de imunizações, a promoção de alimentação saudável e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

4. No programa AIDPI, estão incluídas todas as doenças que acometem as crianças e que geram a necessidade de elas serem atendidas em um serviço de saúde.

5. O programa AIDPI, cuja finalidade é promover rápida e significativa redução da mortalidade na infância, adota uma nova abordagem da atenção à saúde na infância, que foi desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF).

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5.

  • B.

    1, 2, 3 e 5, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    2, 3, 4 e 5, apenas.

  • E.

    3, 4 e 5, apenas.

A respeito de vigilância em saúde, julgue os itens que se seguem.

A base para a prática da vigilância em saúde envolve a territorialização, que inclui a coleta de dados político-culturais e epidemiológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na malária, o exame laboratorial que permite realizar a avaliação da densidade parasitária do Plasmodium falciparum é chamado de exame

  • A.

    da prova do laço.

  • B.

    da gota espessa.

  • C.

    de VDRL.

  • D.

    de pesquisa de CKMB.

  • E.

    de prova de Mantoux.

Em relação à técnica de coleta e armazenamento de amostras para o exame de escarro, o técnico de enfermagem pode:

  • A.

    Orientar o paciente a escovar os dentes antes da coleta domiciliar.

  • B.

    Orientar o paciente a coletar o material, preferencialmente, no período noturno, antes de dormir.

  • C.

    Guardar a amostra no freezer da unidade de saúde até o envio ao laboratório.

  • D.

    Deixar a amostra em temperatura ambiente caso o envio ao laboratório seja em até 24 horas.

  • E.

    Encaminhar o paciente ao banheiro do serviço de saúde para a coleta da primeira amostra.

Na coleta de fezes é necessária a passagem de instruções cuidadosas ao cliente, para se certificar de que será obtida uma amostra não contaminada. Em relação a este procedimento o técnico de enfermagem NÃO deve:

  • A.

    Solicitar ao paciente que defeque em uma comadre.

  • B.

    Instruir o paciente para não contaminar a amostra com urina.

  • C.

    Usar abaixador de língua, transferir a amostra fecal mais representativa da comadre para o recipiente.

  • D.

    Desprezar muco ou pus com as fezes.

  • E.

    Enrolar o abaixador de língua em uma toalha de papel e descartar.

Os sintomas clássicos do diabetes descompensado são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição. Entretanto, o diabetes pode ser assintomático numa proporção significativa dos casos, sendo diagnosticado através de exames laboratoriais. Assinale a alternativa que corresponde ao exame laboratorial decisivo para o diagnóstico de diabetes.

  • A.

    Glicemia > 110 mg/dL.

  • B.

    Glicemia < 110 mg/dL.

  • C.

    Glicemia em jejum > 110 mg/dL.

  • D.

    Glicemia em jejum < 110 mg/dL.

  • E.

    Glicemia em jejum < 110 mg/dL.

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