Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência às medidas a serem tomadas na assistência de enfermagem a gestantes do grupo de alto risco, julgue os itens de 100 a 103.
Dada a necessidade de procedimentos mais complexos em razão de sua condição de alto risco, essas gestantes devem ser atendidas somente nos serviços de atenção secundária e terciária, com equipe de saúde especializada e tecnologia mais sofisticada.
Enfermagem - Geral - - 2011
Sobre as alterações relacionadas ao metabolismo hidroeletrolítico na gravidez é correto afirmar:
Enfermagem - Geral - - 2011
São complicações próprias do último trimestre de gravidez:
I. Doença Hipertensiva Específica da Gravidez
II. Hiperêmese Gravídica
III. Incompetência Instimocervical
IV. Doença trofoblática Gestacional
V. Descolamento Prematuro da Placenta
Enfermagem - Geral - - 2011
São complicações diretas da ruptura prematura da bolsa amniótica:
Enfermagem - Saúde do Adolescente - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência, indica que no Brasil, aproximadamente, 160 a 170 crianças e adolescentes são molestadas por dia, ou seja, sete casos por hora, com a maior concentração na região Norte; e ainda, que cresceu o número de pacientes que realizam abortos autorizados entre 10 e 14 anos. Sobre o assunto assinale a alternativa que indica uma ação de prevenção da violência contra a criança, que deve ser desenvolvida pelo enfermeiro.
Realizar atividades de prevenção da violência contra a criança e adolescente e promover ações educativas.
Identificar grupos em situação de vulnerabilidade aos maus tratos físicos e emocionais, através de investigações científicas interdisciplinares.
Identificar crianças e adolescentes com sinais de maus tratos e intervir junto à mãe, orientando-a para formação de vínculos.
Identificar crianças e adolescentes com sinais de maus tratos e intervir junto à mãe, orientando-a para formação de vínculos.
Desenvolver ações de promoção e consolidação de vínculos, intervindo junto à família e à escola.
A educação em saúde ao paciente com hipertensão arterial sistêmica consiste na prevenção de complicações e melhor adesão para o tratamento das alterações já instaladas no paciente. Em relação às estratégias de educação em saúde relacionadas ao caso apresentado no texto, assinale a alternativa correta.
Educação em saúde que visa à reabilitação do paciente com complicações de hipertensão arterial sistêmica (por exemplo: acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio) pode ser denominada como prevenção primária.
A prevenção secundária para João consiste em orientações em relação à terapia medicamentosa, dieta pobre em cloreto de sódio, repouso no domicílio, sem que ele possa realizar atividade física e atividades de trabalho.
A prevenção primária pode ser utilizada nos pacientes que ainda não possuem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, enfocando-se nos aspectos da qualidade de vida e evitando-se a instalação do agravo de saúde, como ocorre no estado de saúde atual de João.
A prevenção terciária consiste em eliminar os fatores de risco para instalação da hipertensão arterial sistêmica; portanto, João deve receber ações de prevenção terciária, já que não possui o agravo instalado.
A prevenção secundária consiste em evitar complicações do agravo já instalado. Portanto, João necessita de ações que visem ao controle da hipertensão arterial (eliminação dos agentes que podem piorar o agravo: tabaco, álcool; busca de melhorias na adesão ao tratamento).
De acordo com a Lei 10.741 (Estatuto do Idoso), de 1/10/2003, os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos contra a pessoa idosa devem ser comunicados pelos profissionais de saúde:
ao Ministério público;
ao Conselho municipal de saúde;
ao Conselho tutelar;
à Direção do serviço de saúde;
às organizações não governamentais de proteção à pessoa idosa.
Entre as atribuições do enfermeiro da Atenção Básica na promoção da saúde da pessoa idosa, EXCLUI-SE:
realizar atenção integral às pessoas idosas;
realizar assistência domiciliar, quando necessário;
realizar consulta com avaliação multidimensional rápida, avaliação do quadro clínico e emissão de diagnóstico;
orientar o idoso, os familiares e/ou cuidador sobre a correta utilização dos medicamentos;
supervisionar e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem.
São características próprias da demência no idoso:
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
A NR 32 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Saúde considera que a sala de preparo dos quimioterápicos antineoplásicos deve ser dotada de Cabine de Segurança Biológica Classe II B2. A cabine deve estar em funcionamento no mínimo por
cinco minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por dez minutos após a conclusão do trabalho.
quinze minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por vinte minutos após a conclusão do trabalho.
trinta minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por trinta minutos após a conclusão do trabalho.
quarenta e cinco minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por trinta minutos após a conclusão do trabalho.
sessenta minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por vinte minutos após a conclusão do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...