Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sinais e sintomas da síndrome de Cushing clássica em uma mulher adulta incluem
hiponatremia, obesidade central e menorragia.
corcova de búfalo, hipertensão e transtornos no sono.
desidratação, acidose metabólica e estrias.
resfriados frequentes, caquecia e hirsutismo.
balanço nitrogenado positivo, hipoglicemia e lesões de pele.
O programa do Ministério da Saúde para prevenção de diabetes melito e hipertensão arterial destaca a importância do avanço no tratamento medicamentoso da hipertenção, especialmente com o uso de compostos que inibem a formação de angiotensina II, bloqueando a enzima conversora de angiotensina (ECA). O inibidor da ECA indicado para os hipertensos portadores de diabetes é
captopril.
alfametildopa.
propanolol.
clonidina.
minoxidil.
Os resíduos de serviços de saúde, apesar de gerarem apenas cerca de 1% a 3% do total dos resíduos sólidos urbanos, são importantes em virtude do risco potencial que representam à saúde e ao meio ambiente. Tais resíduos são classificados em função de suas características e riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. Quanto ao acondicionamento desses resíduos, assinale a opção correta.
Os recipientes que acondicionam materiais perfurocortantes do grupo E devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade ou quando o nível de preenchimento ficar a 10 cm da boca do recipiente.
Os sacos contendo resíduos sólidos do grupo A devem ser identificados com a simbologia infectante, não podem ser esvaziados e devem ser reciclados.
Os resíduos do grupo A, com presença de agentes biológicos, devem ser acondicionados em sacos pretos.
Os resíduos sólidos do grupo B, contendo mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes que contenham selo dágua e encaminhados para recuperação.
Os resíduos sólidos do grupo E, contendo materiais perfurocortantes devem ser acondicionados separadamente, no local de sua geração, podendo-se esvaziar os frascos coletores e reaproveitá-los.
Para cada grupo de resíduos de serviços de saúde deve ser destinada uma forma específica de tratamento. De acordo com as recomendações da ANVISA,
os resíduos do grupo A4, contendo recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, desde que não sejam sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, não necessitam de tratamento.
os resíduos do grupo E, contendo perfurocortantes como agulhas e escalpes contaminados com microrganismos de importância epidemiológica, devem ser submetidos a tratamento mediante processo químico específico.
resíduos do grupo A3 que não tenham valor científico ou legal e que não tenham sido conduzidos pelo paciente ou por seus familiares devem ser encaminhados para o sistema de tratamento, acondicionados em sacos pretos com a inscrição peças anatômicas.
os resíduos sólidos de saúde do grupo B, contendo excretas de pacientes tratados com quimioterápicos, podem ser eliminados no esgoto, mesmo que não exista tratamento de esgoto na região.
os resíduos do grupo D, contendo líquidos e águas servidas, não necessitam de tratamento antes de serem lançadas no córrego.
A educação e a orientação antecipada para as mulheres em perimenopausa devem começar na faixa dos trinta anos de idade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Na menopausa, raramente ocorre lapso de vários meses entre os períodos menstruais.
As alterações que ocorrem durante a menopausa aumentam o risco de arteriosclerose, angina, doença coronariana e osteoporose, necessitando a mulher de orientação e acompanhamento.
A perimenopausa é o período que se estende desde os primeiros sinais de menopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal ou menstruações irregulares, até a cessação completa da menstruação.
Os contraceptivos orais não proporcionam às mulheres em perimenopausa proteção contra câncer de útero e ovário.
Durante a menopausa, o pH vaginal diminui, predispondo as mulheres a contraírem infecções bacterianas, que resultam em prurido e sensação de queimação.
O técnico em enfermagem realizou glicemia capilar de jejum em uma usuária da Unidade Básica de Saúde, 65 anos, diabética, cujo resultado foi de 90 mg/dL. A conduta indicada nesse caso é
repetir a glicemia após o intervalo de meia hora, pois o resultado está abaixo do normal.
manter os cuidados terapêuticos que a usuária vem realizando, pois a glicemia apresenta-se normal.
repetir a glicemia após intervalo de meia hora, pois o resultado está acima do normal.
encaminhar para consulta de enfermagem, pois o resultado da glicemia indica que a usuária não está aderindo ao tratamento.
encaminhar para consulta médica, pois o resultado da glicemia indica que há necessidade de realizar exames de sangue e urina.
São princípios que ressaltam o conceito de promoção da saúde, como um processo ativo:
Preparo físico, autoajuda, consciência da nutrição e bons reflexos.
Bem-estar, bons reflexos, comprometimento e consciência.
Bons reflexos, responsabilidade pessoal, consciência e preparo físico.
Consciência, lucidez, bem- estar e redução do estresse.
Autorresponsabilidade, redução e administração do estresse, consciência da nutrição e preparo físico.
Ao promover ações educativas sobre a infecção causada pelo HPV, o auxiliar de enfermagem orienta que
o diagnóstico é realizado por meio da peniscopia, colpocitologia e colposcopia com biópsia.
é doença de notificação compulsória, incidente em todas as regiões do Brasil.
a infecção predispõe ao aparecimento do câncer mamário e ósseo.
o quadro pode ser erradicado, após o tratamento no período de 1 ano.
atinge mais as mulheres do que os homens e é prevalente nas classes sociais mais baixas.
Uma criança que nasce com 2.400 g é classificada pelo peso como
extremamente baixo ao nascer.
muito baixo ao nascer.
baixo ao nascer.
ao nascer normal.
aumentado ao nascer.
De acordo com a Classificação de Risco Cardiovascular adotada pelo Ministério da Saúde para pacientes com Hipertensão Arterial (HA), assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente com ausência de fatores de risco e ausência de lesão em órgãos-alvo são classificados como de baixo risco cardiovascular.
Não há distinção de sexo para o cálculo do risco cardiovascular pelo escore de Framinghan; a pontuação é a mesma para ambos os sexos.
Pacientes enquadrados na categoria alto risco no escore de Framinghan têm risco >20% de um evento cardiovascular maior em 10 anos.
São alguns dos indicadores de alto risco cardiovascular: infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
No escore de Framinghan, são avaliados os fatores: idade, colesterol LDL e HDL, pressão arterial, diabetes e tabagismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...