Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de 12 meses, que tem o seu percentil acima de 97 na curva de crescimento, pode ser classificada como:
Risco nutricional.
Baixo peso.
Peso muito baixo.
Sobrepeso.
Faixa de normalidade nutricional.
O estado de uma criança menor de dois meses de idade com diagnóstico de pneumonia é considerado:
moderado e requer acompanhamento ambulatorial.
grave e requer hospitalização.
estável e requer hidratação com soro caseiro.
estável e requer fisioterapia respiratória.
prioritário para vacinação contra Streptococcus pneumoniae.
Um pilar importante do cuidado pediátrico é a prevenção. Os testes de triagem visam rastrear doenças antes que elas se apresentem clinicamente, com a finalidade de permitir uma intervenção oportuna, evitando ou minimizando os efeitos da evolução natural do agravo.
Sobre a prevenção no cuidado pediátrico, considere as seguintes afirmativas:
1. O teste do olhinho (teste do reflexo vermelho) é o exame de rastreamento para anormalidades no segmento posterior do olho ou para opacidades e deve ser feito com oftalmoscópio, por oftalmologista treinado, antes que o recémnascido receba alta da maternidade.
2. O teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal) deve ser realizado em todos os recémnascidos internados em UTI antes da alta hospitalar, e não apenas naqueles com indicativos de alto risco.
3. São fatores de risco para perda auditiva no recém-nascido: asfixia perinatal, hiperbilirrubinemia, meningite e hemorragia intraventricular.
4. O diagnóstico de hipotireoidismo congênito, uma das doenças rastreadas pelo teste do pezinho, é feito mediante dosagem de TSH em amostra de sangue em papel filtro e pode ser falso-positivo quando colhido antes de 48 horas de vida.
5. A incidência de perda auditiva em crianças é maior quando comparada com outras doenças de triagem universal, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme ou a hiperplasia congênita de suprarrenal.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
São cuidados preventivos relacionados à doença diarréica grave infantil:
ferver a água oferecida à criança diariamente, boa higiene pessoal, estimular a ingesta de alimentos orgânicos e oferecer a imunização passiva contra papilomavírus.
manter boa higiene pessoal, estimular ingesta de frutas, legumes, verduras e administrar a imunização para Pneumococo.
realizar cuidados sanitários com a água, boa higiene pessoal, estimular amamentação e administrar a imunização contra febre amarela.
amamentar a criança desde as primeiras horas de vida, manter boa higiene pessoal e de alimentos e oferecer a imunização contra o rotavírus.
higienizar os utensílios domésticos com álcool a 70%, estimular dieta hiperproteica e a imunização ativa contra Haemophilus influenza.
O leite materno é o único alimento que garante a quantidade e a qualidade adequada de nutrientes para o bebê, apresentando concentração ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Sobre a amamentação, é INCORRETO afirmar:
O leite materno é rico em lactose que estimula o desenvolvimento da flora natural de lactobacilos que protegem o intestino da translocação bacteriana.
A infecção materna pelo vírus da hepatite B representa contraindicação para a amamentação porque o vírus foi detectado no leite materno.
A mastite pode ser evitada por meio do esvaziamento da mama por ordenha, uso de sutiã confortável e posicionar o bebê corretamente durante a amamentação.
A desnutrição acentuada, estresse e o cansaço da mãe podem ter um efeito significativo no volume de leite produzido.
O crescimento ocorre de maneira diferente em cada fase da vida. Em relação ao crescimento da criança, relacione a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 Coluna 2
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
IV I III II
I II III IV
III II IV I
III IV II I
IV III II I
Com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico, observa-se o emprego crescente de tratamentos invasivos e cuidados médicos e de enfermagem intensivos para manter a vida dos recém-nascidos gravemente enfermos. Se, por um lado, tais tratamentos mantêm os bebês vivos, por outro lado ocasionam, muitas vezes, dor e sofrimento. No período neonatal, os estímulos dolorosos se manifestam em múltiplos órgãos e sistemas. Em relação à dor no período neonatal, analise as alternativas abaixo.
I. Ocorre, em geral, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, e diminuição da motilidade gástrica.
II. As respostas comportamentais à dor também são evidenciadas no período neonatal, destacando-se o choro, a movimentação da face, a atividade corporal e o estado do sono e vigília.
III. Os neonatos a termo e pré-termo respondem a procedimentos dolorosos com flexão e adução de membros superiores e inferiores, arqueamento do tronco e do pescoço, associados a caretas, choro ou ambos.
IV. Achados recentes sugerem que a exposição repetida a estímulos dolorosos no período neonatal pode transformar a natureza da experiência da dor e a sua expressão na infância e, talvez, na vida adulta.
V. A avaliação da dor na população neonatal não é tarefa fácil; a natureza subjetiva da experiência dolorosa e a existência de poucos instrumentos confiáveis, válidos e com aplicabilidade clínica para mensurar a presença e a intensidade da dor, são barreiras difíceis de transpor.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
São inúmeros os benefícios que o aleitamento materno oferece, tanto para as crianças como para a mãe. Em relação ao aleitamento materno podemos afirmar que:
favorece com maior rapidez a regressão do útero e das mamas.
o colostro, leite rico em vitaminas, é produzido até 30 dias após o parto.
é o alimento ideal para crianças até seis meses de vida, porém não tem água em sua composição.
o leite humano sofre alterações na sua composição de acordo com a quantidade de dias após o parto e durante uma mesma mamada.
quando o aleitamento é exclusivo e a mulher ainda não menstruou, até 3 meses após o parto é um método natural de planejamento familiar.
A conduta adequada ao técnico de enfermagem no posto de saúde frente a uma criança com desidratação é:
administrar sais de rehidratação oral
iniciar lentamente soro endovenoso
administrar medicação anti emética
iniciar uso de antimicrobianos
orientar uso de dieta constipante
Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso
a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.
a criança seja portadora do vírus da dengue.
a criança seja portadora de galactosemia.
a mãe seja tabagista.
a criança seja portadora do vírus da hepatite B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...