Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.
A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.
Na realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.
Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recémnascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.
O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia.
Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável.
A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação etária de infância e adolescência, respectivamente, é
até 11 anos de idade e entre 12 e 25 anos de idade.
até 7 anos de idade e entre 8 e 16 anos e meio.
de 0 a 10 anos e de 11 a 21 anos.
de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos.
de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos de idade.
O Ministério da Saúde recomenda as principais orientações e condutas, em relação à alimentação, que devem ser preconizadas à criança, de acordo com a idade. Algumas dessas orientações incluem
a introdução da água e do consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina A aos seis meses.
o estímulo da prática do aleitamento materno até os dezoito meses de vida.
a introdução da comida consumida pela família a partir do oitavo mês de vida.
fornecimento inicial do suplemento de ferro, de acordo com o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, aos dez meses de vida.
a introdução dos alimentos complementares a partir dos oito meses de idade.
Assistência imediata ao recém-nascido (RN) é aquela prestada logo após o seu nascimento, nas duas primeiras horas que se seguem após o parto.São procedimentos universais e obrigatórios, segundo normas da OMS, os cuidados a serem prestados ao RN devem ser desenvolvidos de acordo com a ética profissional, a filosofia da instituição e os princípios de humanização do nascimento. Em relação à assistência de enfermagem ao RN no Centro Obstétrico.Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A análise do coto umbilical é importante para detectar anomalias do recém-nascido. Normalmente pesquisa-se a presença de duas veias e uma artéria
( ) A vitamina K é administrada em dose única por via intramuscular, logo após o nascimento, com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica neonatal.
( ) O contato pele a pele do RN com a mãe, na primeira meia hora após o nascimento, é importante pois contribui para o aumento da duração e prevalência da lactação, favorece a relação mãe/filho, a expulsão da placenta e a involução uterina. ( ) O índice de Apgar deve ser realizado no 1º e 5º minuto de vida do recém-nascido e é utilizado para avaliar a sua idade gestacional.
( ) A credeização é realizada para fazer a profilaxia da oftalmia gonocócica (método de Credé).
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
V, V, V, V, F.
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F.
F, F, V, V, V.
O método que é mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, avaliando suas condições de vitalidade e que consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida, denomina-se Índice de:
Leopoldo.
Pinard.
Stoner.
Capurro.
Apgar.
A doença que afeta a criança causada pelo suprimento inadequado de proteína, de energia ou de ambas, considerada como resultante de desnutrição grave é denominada de:
botulismo.
marasmo
diarreia.
estrongiloidíase
virose.
O aleitamento materno, por suas qualidades bioquímicas e nutritivas, é o melhor alimento para a criança. O Ministério da Saúde recomenda que:
as mamadas no seio sejam intercaladas com mamadeiras de leiteempó.
a mãe deve amamentar com horários preestabelecidos.
a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros quatro meses, depois se introduz, gradualmente, os sucos de fruta e água.
nos casos de diarreia da criança, a amamentação seja suspensa.
a amamentação no seio, se possível, seja iniciada dentro da primeira hora após o parto.
Na estratégia de saúde da família, a adscrição de clientela corresponde
à definição de área onde há prevalência de doenças de risco epidemiológico.
ao processo concomitante e interdependente de definição do território e de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.
à definição dos elementos da equipe de saúde que participam do acompanhamento da comunidade.
a uma base de planejamento a ser definida no âmbito estadual, de acordo com as características e estratégias de regionalização de cada estado.
a um sistema de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicações que coleta, valida, transforma, armazena, recupera e apresenta dados, gerando informação para usos diversos.
No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.
O método de Yuzpe, que utiliza anticonceptivos hormonais combinados, é o mais indicado como AE.
O enfermeiro que prescrever AE estará sujeito às sanções previstas no código de ética da categoria.
É cientificamente comprovado que a utilização desse método pode resultar em aborto.
Há contraindicações para o uso de AE em adolescentes, devido aos aspectos de maturidade do útero nessa faixa etária, o que restringe a sua prescrição a essa população.
O prazo para início da AE pode ser ampliado até o quinto dia após relação sexual, não devendo, portanto, ser limitado ao período de 72 horas após a relação.
A Sra. M.C.M. dá entrada no serviço de emergência. Ela se encontra no último trimestre de gravidez e relata sonolência, escotomas, diplopia, cefaleia, vômitos, epigastralgia, proteinúria e edema. O quadro que a Sra. M.C.M. apresenta é compatível com:
Epilepsia;
Coma pós-epilepsia;
Eclampsia;
Placenta prévia;
Crise convulsiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...