Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância nos serviços de saúde. É responsabilidade do gestor a manutenção dos equipamentos de proteção individual para uso dos trabalhadores nos locais de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos Equipamentos de Proteção Individual e suas aplicações:
As luvas devem ser trocadas após contato com material biológico, entre as tarefas e procedimentos num mesmo paciente, pois podem conter uma alta concentração de microrganismos. As luvas estéreis estão indicadas para procedimentos invasivos e assépticos.
A máscara cirúrgica e óculos de proteção ou escudo facial são utilizados em procedimentos e servem para proteger as mucosas dos olhos, nariz e boca de respingos (gotículas) gerados pela fala, tosse ou espirro de pacientes ou durante atividades de assistência e de apoio. Não são obrigatórias em atividades desempenhadas na farmácia hospitalar.
Esses equipamentos são indicados para entrar em quarto de isolamento de pacientes com tuberculose pulmonar, sarampo ou varicela, doenças que são transmitidas via aérea quando são inalados os núcleos de gotículas ressecadas suspensas no ar contendo os germes. São de uso coletivo e reutilizáveis.
O avental (limpo, não estéril) serve para proteger a pele e prevenir sujidade na roupa durante procedimentos que tenham probabilidade de gerar respingos ou contato de sangue, fluidos corporais, secreções ou excreções. O avental será selecionado de acordo com a atividade e quantidade de fluido encontrado (plástico ou tecido). Não deve ser feita a lavagem domiciliar de aventais.
Os calçados indicados para o ambiente com sujeira orgânica são aqueles fechados impermeáveis como, couro, sintéticos e tecido. Devem ser esterilizadas após utilização.
Analise as seguintes definições no âmbito da biossegurança:
I. Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pela exposição aos agentes químicos, físicos, psicológicos e biológicos à biodiversidade.
II. Os riscos são definidos pelo Ministério da Saúde como uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos.
III. Os riscos, compreendidos na definição de biossegurança, são classificados em lesões à pessoas, a equipamentos e instalações, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção.
De acordo com a SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização), está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, é recomendável que
se proceda o reencape das agulhas utilizadas na venopunção, antes do descarte no recipiente específico.
após o uso do objeto perfurocortante, o trabalhador que o utilizou seja responsável pelo seu descarte imediato.
o transporte manual do recipiente de segregação seja realizado na forma de arrasto.
se efetue a desconexão manual da agulha e seringa utilizadas no paciente, previamente ao descarte.
os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde sejam preenchidos até 1/3 de sua capacidade.
Os jardineiros e pessoal da limpeza devem ser orientados sobre as medidas de prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões:
I. Manter a ordem e a limpeza no ambiente, evitando acúmulo de lixo e entulhos.
II. Vedar os ralos dos banheiros.
III. Preservar os predadores naturais de aranhas e escorpiões, como as corujas.
IV. Limpar com frequência a área externa e jardins.
Estão corretas as orientações descritas em
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Entre as recomendações específicas que devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortantes, destacam-se:
somente utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes.
em situações em que ocorra a falta de coletores específicos para descarte de material perfurocortante, recomenda-se entortar ou quebrar as agulhas e desprezá-las em um recipiente com tampa.
os coletores específicos para descarte de material perfurocortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento.
todo material perfurocortante (agulhas, scalp, lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), exceto os estéreis, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração e com tampa.
recomenda-se, como primeira conduta, após a exposição percutânea ou cutânea a material biológico, a lavagem exaustiva do local, seguida de expressão do local exposto, como forma de facilitar o sangramento espontâneo e a utilização de hipoclorito como degermante/antisséptico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os extintores contém substâncias diversas, utilizados para diferentes classes de incêndio. O extintor com
pó químico seco é indicado para incêndios classe D, apenas.
pó químico especial é indicado para incêndios classe A.
gás carbônico é indicado para incêndios classe A, B e C.
água pressurizada é indicado para incêndios classe B.
pó ABC é indicado para incêndios classe D, apenas.
M.D.C., 32 anos, 18 semanas de gestação, técnica de enfermagem, trabalha em um hospital geral. No dia 31 de dezembro, sofreu um acidente com material perfurocortante: lesão na palma da mão com agulha utilizada na sutura de um ferimento provocado por arma branca. Ressalta-se que não utilizava luvas no momento do acidente. O paciente era um adolescente de 15 anos que deu entrada no prontoatendimento com sinais de embriaguez e evadiu-se do local logo após o procedimento. Após o acidente, M.D.C, lavou abundantemente o local com água e sabão, fez a antissepsia do local com clorexinina e avisou a enfermeira responsável pelo plantão, sendo encaminhada para um hospital de referência. No preenchimento da ficha, observou-se que M.D.C., tomou 3 doses de vacina para Hepatite B, a última delas foi administrada há 8 anos. O médico solicitou os testes rápidos para HIV e Hepatite B, ambos resultaram negativos. Iniciou a quimioprofilaxia com AZT e encaminhou a profissional para a enfermeira orientar sobre a profilaxia da Hepatite B. Para esse caso, o manual de condutas diante de exposição ocupacional a material biológico recomenda:
Aplicar mais uma dose da vacina, verificar a necessidade de reiniciar o esquema vacinal, administrar imunoglobulina hiperimune (HBIG), fazer o controle sorológico 1 ano após a administração.
Aplicar imunoglobulina hiperimune (HBIG), realizar o controle sorológico e aguardar o parto para refazer o esquema vacinal.
Considerar o esquema vacinal, repetir a sorologia em 2 meses para reavaliação da necessidade de imunoglobulina hiperimune (HBIG) e se necessário, repetir o esquema vacinal após o parto.
Reiniciar o esquema de imunização para hepatite B (HBIG) imediatamente, repetir a sorologia em 2 meses para avaliação da necessidade de imunoglobulina hiperimune.
O enfermeiro do trabalho deve atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:
A coluna vertebral é uma das estruturas mais atingidas por acidentes e doenças ocupacionais entre equipes de enfermagem, mas é causa de baixo índice de absenteísmo.
Mobiliário, instrumentos e equipamentos de qualidade, ergonomicamente planejados são encontrados em quantidade suficiente nos serviços de saúde, visando à redução de acidentes e às doenças ocupacionais.
Os profissionais da área da saúde conhecem a importância de exercer sua atividade em condições seguras, por isso em toda ocasião munem-se de equipamentos de proteção individual (EPI).
As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORTs) compõem um conjunto de doenças que atinge principalmente os membros superiores. As mais comuns são a tenossinovite, a tendinite e a epicondilite. Trata-se de um relevante problema social, econômico e de saúde pública, mas de pouca relação com a enfermagem do trabalho.
Os acidentes de trabalho por material biológico, que envolvem materiais perfurocortantes e fluidos corporais devido às atividades como manuseio de agulha, lâmina de bisturi, tesoura e outros instrumentais, constituem constante preocupação na área da saúde. O ambiente de trabalho favorece a ocorrência de tais eventos em decorrência da alta frequência de procedimentos invasivos, intensidade e dinâmica de trabalho.
Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE as características dos diversos riscos a que estão expostos os trabalhadores em serviços de saúde:
Biológico: infecções agudas e crônicas como HIV, hepatites A, B e C, tuberculose, toxoplasmose, além de outras infecções bacterianas e virais.
Químico: queimaduras de pele e mucosas; dermatites de contato; alergias respiratórias, intoxicações agudas e crônicas; alterações morfológicas de células sanguíneas (plaquetopenia, leucopenia, pancitopenia); conjuntivites químicas e carcinogênese.
Físico: estresse; ansiedade; irritabilidade; desconforto auditivo, visual e térmico; lesão ocular por radiação ultravioleta; hipotensão; alterações morfológicas de células sanguíneas (plaquetopenia, leucopenia, pancitopenia); alteração da capacidade reprodutiva do homem e da mulher e efeitos teratogênicos que provocam anomalias congênitas, radiodermites e carcinogênese.
Ergonômico: estresse; dores osteoarticulares e musculares; LER/DORT; cansaço físico; trabalho noturno; diabetes; doenças nervosas; taquicardia e doenças do aparelho digestivo (gastrite, úlcera).
Acidente: com perfurocortante; choques e queimaduras por eletricidade; equipamento de proteção individual (EPI); intoxicação química; radioativo; falta de sinalização; equipamentos com defeitos; pisos irregulares; explosões e incêndio.
A consulta de enfermagem é fundamental em serviço de atenção à saúde do trabalhador. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA:
A consulta de enfermagem deve ser centrada na doença e no indivíduo que demonstra a necessidade de ajuda. Para que isso ocorra, recomenda-se que os profissionais estejam preparados para uma ação abrangente, tendo em vista os fatores biológicos, psicológicos, sociais e econômicos.
Os exames periódicos e outros, além daqueles realizados para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, são atribuição exclusiva do médico do trabalho.
Para os trabalhadores que sejam portadores de doenças crônicas, os exames periódicos são repetidos a critério do médico encarregado, do médico agente da inspeção do trabalho e como resultado de negociação coletiva de trabalho.
O exame periódico é anual, para todos os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
A Resolução n.º 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) dita as normas e requisitos para operacionalização da consulta de enfermagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...