Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa também é objetivo do Mapa de Risco, conforme Anexo IV da NR 5. Os riscos físicos, ergonômicos e de acidentes que constam no referido Anexo, respectivamente, incluem:
ruídos; iluminação inadequada; imposição de ritmos excessivos.
vapores; esforço físico intenso; armazenamento inadequado.
umidade; arranjo físico inadequado; jornadas de trabalho prolongadas.
radiação não ionizante; controle rígido de produtividade; ferramentas inadequadas ou defeituosas.
eletricidade; levantamento e transporte manual de peso; máquinas e equipamentos sem proteção.
Segundo a NR 32, Anexo I, os agentes biológicos são classificados em classes de risco:
0: baixo risco individual para o trabalhador, com média probabilidade de causar doença no ser humano.
1: risco individual moderado para o trabalhador, com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade.
2: risco individual moderado para o trabalhador, com alta probabilidade de disseminação para a coletividade.
3: risco individual elevado para o trabalhador, com probabilidade de disseminação para a coletividade.
4: risco individual elevado para o trabalhador, com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade.
Conforme a Norma Regulamentadora 15, Anexo 1, aos indivíduos que não estejam adequadamente protegidos NÃO é permitida a exposição a níveis de ruído contínuo ou intermitente acima de
115 dB(A).
110 dB(A).
105 dB(A).
100 dB(A).
95 dB(A).
A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e a natureza do trabalho a ser executado; deve levar em consideração o modo operatório e a exigência do tempo, dentre outros, como descrito na Norma Regulamentadora
4
5
9
15
17
Dentre as doenças relacionadas ao trabalho constantes na Portaria no 1339/GM 99, a doença infecciosa/parasitária relacionada com o trabalho e o agente etiológico/fatores de risco de natureza ocupacional estão correta e respectivamente descritos em:
Nas atividades de processamento eletrônico de dados deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que:
o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 10.000 por hora trabalhada, sendo considerado toque real, cada movimento de pressão sobre o teclado.
o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder a 7 horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades que não exijam movimentos repetitivos.
nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados, deduzidos da jornada normal de trabalho.
quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser inicialmente em níveis inferiores ao máximo estabelecido e ampliada progressivamente.
o empregador deve, para efeito de remuneração, promover sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado.
Considerado como referência para os programas de melhoria contínua das condições dos ambientes de trabalho, o Valor de Referência Tecnológico refere-se à concentração, no ar, de
manganês.
amianto.
sílica livre.
benzeno.
asbesto.
Para efeito da Norma Regulamentadora 7, são considerados dentro dos limites aceitáveis os audiogramas que mostrarem, em todas as frequências examinadas, limiares auditivos menores ou iguais a
25 dB (NA).
30 dB (NA).
35 dB (NA).
40 dB (NA).
45 dB (NA).
As Diretrizes e Parâmetros Mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados estabelece que:
I. o exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após à admissão e anualmente a partir de então, bem como na demissão.
II. o trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período máximo de 12 horas até o momento da realização do exame audiométrico.
III. nas empresas com ambiente acusticamente tratado, que atenda à norma ISO 8253.1, a cabine audiométrica poderá ser dispensada.
Está correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Segundo a Portaria no 777/2004, o agravo à saúde, dentre outros, relacionado ao trabalho de notificação compulsória é:
criptosporidíase.
polineuropatia
pneumoconiose.
estrongiloidíase.
leucodermia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...