Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Saúde Mental - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O pesar é um estado subjetivo de respostas emocionais, físicas e sociais à perda de uma entidade a que se dá valor. Divide-se em cinco estágios. Diante do exposto, relacione as colunas.
A sequência está correta em
1, 2, 3, 4, 5
3, 4, 5, 1, 2
2, 4, 5, 1, 3
3, 5, 1, 2, 4
3, 1, 2, 5, 4
Sobre ações preventivas na área de saúde mental para trabalhadores em hospital, pode-se afirmar que:
Situações de crise psiquiátrica são aquelas em que a condição geral do indivíduo é gravemente prejudicada e ele se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem têm capacitação suficiente para intervir na crise ou emergência psiquiátrica.
É complexo o cuidado na área de saúde mental uma vez que é necessário tratamento polimedicamentoso e suporte terapêutico breve, que não requer encaminhamento para reabilitação psicossocial.
A necessidade do cuidado na área de saúde mental é decorrente de intrínseca relação entre os serviços de saúde, seus profissionais, o paciente e sua família, considerando cada contexto cultural, social e econômico. O enfermeiro do trabalho, por sua vez, conta para o encaminhamento de trabalhadores que dele necessitem, com suficiente infraestrutura de serviços de assistência na área da saúde mental.
Transtornos mentais acarretam custos adicionais que comprometem oportunidade de emprego e lazer, no entanto essa não é uma das áreas de atuação do enfermeiro do trabalho.
Para um programa de atenção à saúde mental, o enfermeiro do trabalho poderia desenvolver estudos sobre psicofarmacologia, dependência química e promoção de saúde mental, além de conhecer no, município onde atua, os Centros de Atuação Psicossocial (CAPS), os Serviços de Residência Terapêutica (SRT), os Centros de Convivência e o Programa De Volta para Casa.
Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo
prestar assistência às pessoas que estejam em abstinência alcoólica, mantendo a internação por, no mínimo, 45 dias, até cessar os efeitos da ausência do álcool no organismo.
fornecer atenção contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, finais de semana e feriados.
prestar assistência de saúde aos usuários de álcool e drogas, fornecendo gratuitamente imunização contra hepatite A e C.
prestar assistência aos dependentes de crack, excluindo a família do cuidado, devido à gravidade do caso.
prestar assistência de enfermagem, priorizando a contenção de todos os pacientes por meio de restrição física.
Com relação à assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental e às unidades da rede de atenção à saúde mental, assinale a opção correta.
O programa Volta para Casa, que integra a rede de atenção à saúde mental, resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
O CAPS foi instituído com a proposta de ampliar os cuidados existentes na rede SUS de atenção em álcool e outras drogas, e dar maior resolutividade e retaguarda aos usuários.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família 3 tem como objetivo promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas, na atenção básica e em municípios com menos de vinte mil habitantes.
A partir de 2005, houve uma retração na implantação de centro de atenção psicossocial (CAPS) porque os incentivos financeiros eram liberados após a vistoria no local feita por técnicos do Ministério da Saúde.
A expansão do cadastramento de novos hospitais psiquiátricos para prestação de assistência à rede de saúde mental deriva da importância dessas unidades para a reintegração social do paciente.
Segundo o referencial de João Mohana, aplicado na enfermagem, as necessidades humanas básicas classificadas como psicossociais compreendem, dentre outros, gregarismo e liberdade, que consistem, respectivamente, na necessidade do indivíduo de:
No tratamento de dependência ao álcool é importante atuar de acordo com o estágio de prontidão para mudanças que o indivíduo se encontra. De acordo com estágios de prontidão para mudanças, de Prochaska e Di Clemente, a identificação de um desses estágios e a respectiva descrição, encontram-se corretamente descritos em:
Uma gestante com diagnóstico de transtorno depressivo relata ao enfermeiro que, devido a este transtorno, suas atividades funcionais têm sido prejudicadas persistentemente. Segundo o Ministério da Saúde (2010), a característica central deste quadro de transtorno de humor, que reflete o impacto negativo nas atividades funcionais, é
a logorréia.
o pensamento acelerado.
a alucinação auditiva.
a anedonia.
Indivíduos que apresentam personalidade tipo Borderline, apresentam, em geral, maior risco para o comportamento suicida. Algumas das características dessa personalidade são
considerar-se superior, requerer admiração excessiva e ser frequentemente arrogante.
ter fantasias de grande sucesso pessoal, ser irresponsável e inconsequente.
apresentar transtorno de identidade, fazer atos auto-lesivos repetitivos e ter sentimentos intensos de vazio.
não sentir culpa ou remorsos e considerar-se superior em relação aos outros.
mentir de forma recorrente, ser frio, insensível, sem compaixão, agressivo e cruel.
O enfermeiro, como participante da equipe de saúde que atende o indivíduo com suspeita de esquizofrenia, necessita conhecer as principais manifestações deste transtorno mental, a fim de prevenir agravos. Dentre as características da esquizofrenia, encontram-se
perda da capacidade acadêmica, transtorno de identidade e vontade exacerbada.
perda da capacidade laboral, embotamento afetivo e volição preservada.
delírios, perda da capacidade social e comportamento previsível.
alucinações, hiperedonia e logorréia.
discurso desorganizado, hipoedonia e alogia.
Enfermagem - Saúde Mental - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) é um serviço de atendimento em saúde mental do SUS que tem como finalidades gerais, EXCETO:
Organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território e gerenciar os projetos terapêuticos oferecendo, cuidado clínico eficiente e personalizado.
Promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer.
Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
Prestar atendimento em regime de atenção diária e regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área.
Atender pessoas com transtornos mentais, que apresentam intenso sofrimento psíquico, excluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...