Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a infusão de 32 mL de S.F. 0,9% em 30 minutos, o número de gotas/minuto equivalente é de, aproximadamente,
186.
62.
21.
2,6.
1,3.
Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente (COREN-SP). Conforme os diversos tipos de erro, dentre as situações hipotéticas expostas, refere-se à omissão:
O paciente precisa receber 250 mg de medicamento por via oral. A farmácia dispensou o medicamento em drágea de 500 mg.
No horário da administração do medicamento por via oral o paciente estava realizando exame de imagem fora da unidade e o medicamento não foi administrado.
Paciente encontrava-se ausente no horário de administração de antibiótico e foi administrado após o retorno do paciente, com mais de 1 hora de atraso.
A medicação anti-hipertensiva do Sr. JLS foi administrada ao Sr. JLR, que estava no leito ao lado.
Estavam prescritas quatro unidades de insulina por via subcutânea, mas foram administradas 40 unidades.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um paciente está necessitando de reposição hídrica e foi prescrito um volume de 2000 ml de soro glicosado, a 5%, para ser ministrado em 12 horas.
A quantidade de gotas que deve correr por minuto será de aproximadamente:
14 gotas/minuto.
28 gotas/minuto.
36 gotas/minuto.
48 gotas/minuto.
56 gotas/minuto.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Foi prescrito para um paciente 2.000.000 UI de penicilina cristalina por via endovenosa de 4/4 horas. O frasco-ampola disponível corresponde a 5.000.000 UI em 2 ml. Deve-se lembrar que a penicilina cristalina é apresentada em UI (unidades internacionais), que é diferente de gramas e miligramas. Para a administração é recomendável obtermos como dose um volume igual ou superior a 1 ml. Assim, acrescentamos água destilada ao frasco-ampola para atingir 10 ml.
Como administrar este fármaco?
2 ml de 4/4 h
2,5 ml de 4/4 h
4 ml de 4/4 h
8 ml de 4/4 h
10 ml de 4/4 h
Enfermagem - Administração de medicamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A dopamina é o precursor imediato da noradrenalina. Tem efeitos diretos alfa e beta adrenérgicos e dopaminérgicos, que são dose-dependentes. Por ser uma molécula polar, não atravessa a barreira hematoencefálica, não apresentando ação no SNC. As indicações baseiam-se nos efeitos adrenérgicos desejados que se obtêm pela quantidade infundida que se dá em μ/kgpeso/min. Com relação aos cuidados em sua administração, é importante:
Observar PA, ECG, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV e em bomba infusora, desprezar após 12 h, pois se deteriora.
Avaliar nível de consciência, PA, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV em acesso central e em bomba infusora, desprezar após 24h, pois se deteriora.
Monitorar PA, ECG, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV em acesso central único e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.
Monitorar PA, ECG, PVC, FC, BH, nível de consciência, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.
Monitorar cor e temperatura das extremidades PA, ECG, PVC, FC, BH e debito cardíaco; uso exclusivo EV em acesso periférico e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente J.S., 78 anos, renal crônico, fazendo hemodiálise 3 a 4 vezes por semana, está internado no Hospital X por infecção generalizada e sob prescrição de Imipenem/Cilastatina Sódica 500 mg EV a cada 12 horas. Trata-se de um agente antibacteriano de amplo espectro que se distribui rápida e amplamente nos fluído e tecidos corporais, é metabolizado pelos rins e apresenta alto risco para tromboflebite. A dose é calculada com base na gravidade da doença, na suscetibilidade a patógenos, na condição do paciente, idade, peso e no clearence de creatinina. O medicamento foi diluído em 100 mL com a recomendação de administrar em veias de grande calibre, instalado em sistema gravitacional para infundir gota a gota em 40 minutos.
Com base nessas informações, calcule o gotejamento/minuto da solução e assinale a alternativa que apresenta os cuidados de enfermagem que devem ser considerados para garantir a administração segura dessa droga.
Administrar, antes da hemodiálise, 25 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.
Administrar, após a hemodiálise, 50 gotas/min, observar as eliminações e o local de aplicação.
Administrar, antes da hemodiálise, 2,5 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.
Administrar, após a hemodiálise, 25 gotas/min, observar níveis séricos de ureia e creatinina.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao promover orientações quanto ao uso dos corticosteroides inalatórios, para um grupo de pacientes asmáticos, o enfermeiro esclarece sobre os efeitos adversos locais que podem ocorrer e as medidas de controle necessárias, respectivamente, descritos em
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os pacientes que iniciam o tratamento medicamentoso para incontinência urinária devem ser orientados sobre os medicamentos recomendados e o surgimento de efeitos secundários, respectivamente descritos em
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cliente recebe, em bomba de infusão, solução preparada com 99 mL de soro fisiológico 0,9% e 100 UI de insulina, na velocidade de infusão de 7 mL/h. Após 8 horas, ao término da infusão, ele recebeu insulina equivalente a
26 UI.
56 UI.
65 UI.
83 UI.
93 UI.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em uma Unidade de Saúde da Família (USF), dentre as ações efetuadas, a vacinação da população da área adiscrita é uma atividade corriqueira. As formas de administração das vacinas incluem as vias IM, SC e oral. Em 2009, o parecer da câmara técnica do Coren SP apresentou as vias de administração de medicação IM, bem como os volumes máximos de líquido a serem infundidos em cada via.
I-A, II-B, III-C, IV-D
I-D, II-C, III-B, IV-A
I-B, II-A, III-C, IV-D
I-A, II-C, III-B, IV-D
I-A, II-D, III-C, IV-B
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...