Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O número máximo recomendado de pessoas que uma Equipe de Saúde da Família deve ser responsável é __________ pessoas. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
1000
1500
3000
4500
7000
Várias estratégias podem ser adotadas pelo enfermeiro da equipe de Atenção Básica para favorecer a construção de vínculos entre os profissionais de saúde e a população. Fazem parte dessas estratégias, EXCETO:
Participar de atendimento em grupo ou outras práticas que potencializam o cuidado e estimulam a participação da população.
Trabalhar em articulação com outros níveis de atenção à saúde, facilitando o serviço de referência e contra-referência.
Na ausência de vagas para os atendimentos de enfermagem previstos na atenção básica, marcar data de retorno para o usuário.
Possibilitar que a população conheça, discuta e avalie os relatórios com os dados produzidos, para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações em saúde.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A enfermagem exerce papel importante no sistema de informação em saúde de uma instituição de saúde por contribuir:
Nas solicitações de pedidos de materiais necessários aos cuidados a serem prestados ao paciente.
Na agilização dos encaminhamentos das solicitações a outros serviços da instituição.
Com informações que integram os conhecimentos técnicos e a documentação clínica e administrativa das ações realizadas na assistência ao paciente.
Na satisfação no trabalho da enfermagem.
No aumento e registro da produtividade.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 32 e 33.
Desde 2006, o Brasil possui uma resolução que regula o sistema de atendimento domiciliar.
Assinale a alternativa que contém a resolução correta de Regulamentação Técnica de Funcionamento dos serviços que prestam atendimento de saúde domiciliar.
RDC 11.
RDC 50.
RDC 32.
RDC 09.
RDC 36.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF), adotada pelo Ministério da Saúde para reorientar o modelo assistencial de atenção à saúde no Brasil, pode-se afirmar que
é uma estratégia de implantação rápida, que preconiza técnicas de baixo custo para serem aplicadas em populações pobres.
garante, dentro do princípio de equidade, assistência de alta complexidade exclusiva para populações carentes.
é um programa que tem como prioridade a assistência ao idoso e à criança.
baseia-se em princípios de territorialização e vigilância à saúde da população.
não está prevista a participação social na elaboração das suas atividades, tendo em vista que os profissionais de saúde participantes da ESF já são altamente qualificados e experientes nas necessidades de saúde da população.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, conforme a Portaria GM n.º 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008. Segundo essa Portaria, é correto afirmar que
as equipes NASF devem atuar em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, nos territórios sob sua responsabilidade, por meio de consultas compartilhadas, visando à recuperação e reabilitação dos usuários que necessitam desse tipo de atendimento.
existem duas modalidades de NASF: NASF 1, que deverá ser implementado em municípios com menos de 100 000 habitantes, composto, no mínimo, por três profissionais de nível superior, vinculado de 05 a 20 Equipes de Saúde da Família; o NASF 2, que deverá ser composto por, no mínimo, cinco profissionais de nível superior, vinculado a, no mínimo, 08 Equipes de Saúde da Família.
a definição dos profissionais que irão compor os núcleos é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.
os profissionais que podem fazer parte das equipes de NASF 1 são: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico ginecologista, médico homeopata, médico acupunturista, médico pediatra, médico psiquiatra e médico geriatra.
Apenas as alternativas C e D estão corretas.
Constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, EXCETO:
Humanização da atenção garantindo efetivação de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde.
Garantia de implantação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, compartilhado por trabalho em equipe, instituído por meio de práticas clínicas cuidadoras e baseado na gestão de linhas de cuidado.
Municipalização do atendimento em serviços que possuam recursos adequados constituindo atenção terciária à saúde em nível municipal.
Atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde destas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.
Monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços através de indicadores de desempenho que investiguem a efetividade e a resolutividade da atenção.
Este Conselho, por estar vinculado diretamente ao órgão gestor de assistência social, deve prover toda a infra-estrutura necessária referente ao seu funcionamento, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, inclusive com despesas referentes a passagens e diárias de conselheiros representantes
Criação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) como instâncias gestoras colegiadas do SUS;
Criação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) como órgãos de assessoramento técnico;
Criação do Piso da Atenção Básica (PAB);
Criação do Sistema Único e Descentralizado de Saúde (SUDS);
Criação da Programação Pactuada Integrada (PPI).
Sobre a visita domiciliar, realizada pelo Enfermeiro da Unidade de Saúde da Família, é CORRETO afirmar que:
Favorece o estreitamento do vínculo profissional/ cliente, mais do que a consulta na unidade;
Deve ser feita somente para observar o ambiente onde mora o cliente;
Pode ser realizada pelo Agente Comunitário de Saúde;
Precisa ser planejada para atender aos objetivos que determinaram a escolha dessa modalidade de atendimento;
Pode ser realizada em qualquer ocasião, sem critérios indicativos.
Está listada como atribuição específica do enfermeiro que atua na Atenção Básica/Saúde da Família:
diagnosticar e tratar precocemente os agravos/doenças conforme orientações preconizadas na vigilância em saúde.
realizar tratamento imediato e adequado, de acordo com o esquema terapêutico definido na vigilância em saúde.
encaminhar, quando necessário, os casos graves para a Unidade, respeitando fluxos locais.
enviar mensalmente, ao setor competente, as informações epidemiológicas de sua área de atuação.
planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...