Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual das alternativas abaixo não está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS:
Participação apenas na formulação da política de ações de saneamento básico.
A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas, para consumo humano.
A formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
Participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
O controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
Segundo a Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e da outras providências. Estabelece que:
A representação permanente no Conselho Nacional de Saúde está circunscrita ao Ministério da Saúde e aos representantes do CONASS, do CONASEMS, e da Federação Brasileira de Hospitais.
O investimentos não está previstos no Plano quinquenal do Ministério da Saúde.
Os recursos do Fundo Nacional de Saúde serão alocados para cobertura somente da rede hospitalar de alta complexidade.
A representação dos usuários nos conselhos de saúde será maioria em relação aos demais segmentos:
A conferência Nacional de Saúde, instância colegiada do SUS, se reúne para propor as diretrizes da política de saúde.
Segundo o art. 4 da Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta ou indireta e das fundações mantidas pelo ___________________, constitui o ______________________ . Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas acima:
previdência social, benefício auxílio doença.
município somente, sistema de saúde pública.
poder executivo, auxílio doença.
diretor do hospital público, sistema único de saúde (SUS).
poder público, sistema único de saúde (SUS).
Segundo o art. 4 da Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, para receberem os recursos, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:
I. Fundo de saúde.
II. Conselho de saúde, com composição paritária de acordo com o decreto nº 99.438/90.
III. Plano de saúde.
IV. Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4º do art. 33 da Lei nº 8.080/90.
V. Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.
VI. Comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.
Os itens I, III, V e VI estão corretos.
Os itens II, III e V estão corretos.
Os itens I, IV e VI estão incorretos.
Os itens III e VI estão incorretos.
Todos os itens estão corretos.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A Estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionado pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. Sobre a Estratégia de Saúde da Família, é INCORRETO afirmar:
A concepção de Estratégia de Saúde da Família supera o antigo paradigma de caráter exclusivamente centrado na doença.
A Estratégia de Saúde da Família desenvolve-se sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais as equipes assumem responsabilidade de cobertura assistencial.
As equipes Saúde da Família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade.
A Estratégia de Saúde da Família é centrada exclusivamente na promoção da saúde e prevenção das doenças por meio de ações educativas de integração com a comunidade.
Na Estratégia de Saúde da Família, ações combinadas a partir da noção ampliada de saúde humanizam as práticas de saúde, buscando a satisfação do usuário pelo estreito relacionamento dos profissionais com a comunidade.
São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que constam na Lei nº 8.080/90:
Universalidade, utilização da epidemiologia e autonomia da comunidade;
Igualdade, universalidade e direito à formação;
Igualdade, centralização e integralidade;
Autonomia da comunidade, universalidade e utilização da epidemiologia;
Centralização, regionalização e autonomia da comunidade.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI), relatando ser nefropata, hipertensa e fazer uso de anti-hipertensivos. A paciente foi encaminhada para a UTI após diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Ela informou que já esteve internada diversas vezes, devido a infecções decorrentes das diálises que realiza em seu domicílio. A paciente possui cateter nasal para oxigênio e cateter peritoneal com boa inserção e sem sinais flogísticos ao redor. A paciente negou algias. No exame físico, apresentava-se descorada e emagrecida, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, e edema de face, pernas e mãos. O débito urinário foi de 100 mL/h. Os sinais vitais auferidos foram: temperatura = 37,8 °C; pulso = 106 bpm; respiração = 20 irpm e pressão arterial = 140 mmHg × 10 mmHg. Após o atendimento inicial, e tendo recebido a terapia indicada, a paciente sentiu-se com menos fadiga e inchaço, comparativamente a meses anteriores, e conseguiu se alimentar melhor.
Com referência ao caso clínico acima apresentado e ao cuidado de enfermagem a pacientes críticos, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, o cuidado prestado ao paciente pressupõe o comprometimento com sua qualidade de vida. Apesar desse compromisso, o profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar atividades que não sejam sua competência.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O acesso à informação é aspecto essencial para a melhoria da saúde de qualquer população. O SUS preza por atualizar suas políticas nesse sentido. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 111 a 114.
O profissional de saúde, ao realizar ações de educação alimentar e nutricional, deve respeitar a autonomia da população, limitando-se ao repasse de informações técnico-científicas que orientem a mudança de hábitos saudáveis, visto que a adoção de estilos de vida envolve valores individuais.Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O acesso à informação é aspecto essencial para a melhoria da saúde de qualquer população. O SUS preza por atualizar suas políticas nesse sentido. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 111 a 114.
No Brasil, a diminuição da fome e da desnutrição foi acompanhada do aumento da obesidade, tendo acarretado a necessidade de políticas de saúde para o combate e redução da morbimortalidade relacionada à alimentação inadequada e ao sedentarismo.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O acesso à informação é aspecto essencial para a melhoria da saúde de qualquer população. O SUS preza por atualizar suas políticas nesse sentido. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 111 a 114.
A Lei Maria da Penha ampliou o debate sobre a violência doméstica no Brasil. A notificação da violência doméstica e sexual tornou-se obrigatória em todo território nacional nos serviços de saúde públicos ou privados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...